Festival do Rio: 84 produções brasileiras selecionadas para a PREMIÈRE BRASIL e outras mostras

anuncia

84 produções brasileiras selecionadas para a PREMIÈRE BRASIL e outras mostras

‘O Grande Circo Místico’, de Cacá Diegues, encerra o Festival

Prêmio Petrobras de Cinema dá R$ 200 mil reais ao longa ganhador
do Redentor de Melhor Ficção e R$ 100 mil para o vencedor
da Mostra Novos Rumos

 

Festival do Rio 2018 traz 84 produções brasileiras dos mais variados temas, de diferentes pontos do país e distribuídos por diversas mostras:  64 longas – incluindo coproduções – e 20 curtas farão a festa do público que terá a chance de encontrar e conversar com os maiores talentos do cinema brasileiro em sessões de gala abertas ao público. O filme de encerramento do Festival será em grande estilo, com exibição de O Grande Circo Místico, de Carlos Diegues.  O Festival acontece de 1 a 11 de novembro.

Na Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do Festival do Rio, serão exibidas produções (48 longas e 20 curtas) de diretores estreantes e consagrados. O público escolhe o melhor filme nas categorias ficção, documentário e curta, através do voto popular e um júri oficial elege as demais categorias (abaixo a lista completa).

A mostra competitiva Novos Rumos, que a cada ano conquista o público e se consolida como o espaço de diversas linguagens cinematográficas e novos diretores, vai exibir 7 longas e 7 curtas em sua seleção.  A Mostra Retratos vai apresentar 11 longas, com recortes que registram de maneira singular personalidades e temas/assuntos relevantes na história do país.

Nos últimos anos, a Première Brasil ampliou sua grade, abrindo espaço para as mostras Novos Rumos e Retratos. Por conta da diversidade e volume da produção no país, outros filmes brasileiros serão exibidos em mostras do Festival do Rio, como Panorama, Midnight, Première Latina, Expectativa 2018 e clássicos.

Longas restaurados e homenagem a Nelson Pereira dos Santos

Festival do Rio tem a honra de apresentar 4 grandes clássicos restaurados – filmes que mudaram, de forma incontestável, a percepção do cinema brasileiro no mundo inteiro.

CENTRAL DO BRASIL, de Walter Salles, comemora 20 anos de sua memorável trajetória, com sua história profundamente arraigada na alma brasileira. PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO, de Hector Babenco, nos traz de volta uma das obras mais singulares do grande realizador, que estabeleceu um marco no cinema do nosso país. Em cópias restauradas, o público poderá rever estas duas duas grandes obras.

Festival do Rio homenageia ainda Nelson Pereira dos Santos, um dos nossos maiores cineastas, imortal da Academia Brasileira de Letras, que nos deixou este ano, apresentando as suas duas primeiras obras – RIO 40 GRAUS RIO ZONA NORTE.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival do Rio conta com o Prêmio Petrobras de Cinema, oferecido pela empresa para a distribuição comercial do melhor filme de ficção da competição da Première Brasil, e melhor filme da mostra Première Brasil Novos Rumos, escolhidos pelos júris oficiais.

Prêmio Petrobras de Cinema

Os valores do Prêmio Petrobras de Cinema, oferecido pela empresa para a distribuição comercial do melhor filme de ficção da competição da Première Brasil, e melhor filme da mostra Première Brasil Novos Rumos, escolhidos pelos júris oficiais são:

R$ 200 mil para melhor filme de ficção de longa-metragem da Première Brasil

R$ 100 mil para melhor filme para longa-metragem da Mostra Novos Rumos

Festival do Rio é realizado através da lei de Incentivo do Ministério da Cultura, patrocínio da PETROBRAS e demais apoiadores e parceiros.

SELECIONADOS PREMIÈRE BRASIL + FILMES BRASILEIROS EM OUTRAS MOSTRAS

LONGAS em MOSTRAS COMPETITIVAS

Competição Principal Ficção (Fiction)

  1. A Sombra do Pai (The Father’s Shadow), de Gabriela Amaral Almeida, 92 min – SP
  2. A Terra Negra dos Kawa (Kawa), de Sérgio Andrade, 99 min – AM
  3. Azougue Nazaré (Azougue Nazaré), de Tiago Melo, 82 min – PE
  4. Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos (The Dead and the Others), de João Salaviza e Renée Nader Messora, 113 min – MG
  5. Deslembro (Unremember), de Flavia Castro, 93 min – RJ
  6. Domingo (Domingo), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, 95 min – RJ
  7. Morto Não Fala (The Nightshifter), de Dennison Ramalho, 110 min – RS
  8. Nóis por Nóis (Us by Us), de Aly Muritiba e Jandir Santin, 100 min – PR
  9. Tinta Bruta (Hard Paint), de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, 117 min – RS

Competição Principal Documentário (Documentary)

  1. Clementina (Clementina), de Ana Rieper, 75 min – RJ
  2. Eleições (Elections), de Ana Riff, 80 min – SP
  3. Gilda Brasileiro – Contra O Esquecimento (Gilda Brasileiro – Against Oblivion), de Roberto Manhães Reis e Viola Scheuerer, 90 min – ES
  4. Meu Nome é Daniel (My Name is Daniel), de Daniel Gonçalves, 83 min – RJ
  5. Relatos do Front (Stories From The Frontline), de Renato Martins, 105 min – RJ
  6. Torre das Donzelas (Maiden’s Tower), de Susanna Lira, 92 min – RJ

Competição Novos Rumos

  1. El Último País (The Last Country), de Gretel Marín Palacio, DOC, 70 min – GO
  2. Ilha (Island), de Ary Rosa e Glenda Nicácio, FIC, 96 min – BA
  3. Inferninho (My Own Private Hell), de Pedro Diogenes e Guto Parente, FIC, 72 min – CE
  4. Luna (Luna), de Cris Azzi, FIC, 89 min – MG
  5. Mormaço (Sultry), de Marina Meliande, FIC, 96 min – RJ
  6. Para’i (Para’i), de Vinicius Toro, FIC, 82 min – SP
  7. Sócrates (Sócrates), de Alex Moratto, FIC, 70 min – SP

CURTAS em MOSTRAS COMPETITIVAS (COMPETITION SECTIONS)

Competição Principal

  1. A Retirada para um Coração Bruto (The Last Song for a Rude Heart), de Marco Antônio Pereira, FIC, 14 min – MG
  2. À Tona (Surfacing), de Daniella Cronemberger, DOC, 15 min, DF
  3. Antes que o Tempo me Esqueça (Before Time Forget Me), de Leo Goodgod e Paulo Rodrigues, FIC, 13 min, MG
  4. Boi (Awake Nights), de Lucas Bettim e Renan Carvalho, FIC, 13 min – SP
  5.  Gopi (Gopi), de Viviane D’Avilla e Paulo Dimantas, DOC, 15 min – RJ
  6.  Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio (Sadder than Playtime on a Rainy Day), de Lobo Mauro, DOC, 14 min – RJ
  7.  Nomes que Importam (Names that Matter), de Muriel Alves e Angela Donini, DOC, 15 min – RJ
  8.  O Órfão (The Orphan), de Carolina Markowicz, FIC, 15 min – SP
  9.  Preciso Dizer que te Amo (I Have to Say I Love You), de Ariel Nobre, DOC, 13 min SP
  10. Princesa Morta do Jacuí (Dead Princess of Jacuí), de Marcela Ilha Bordin, FIC, 15 min – RS
  11. Universo Preto Paralelo (Black Parallel Universe), de Rubens Passaro, DOC, 12 min – SP
  12. Você não me Conhece (You don’t know me), de Rodrigo Séllos, DOC, 14 min – RJ

Competição Novos Rumos

  1.  Cadelas (Cadelas), de Rita Toledo, FIC, 22 min – RJ
  2.  Cascudos (Tough Kids), de Igor Barradas, FIC, 18 min – RJ
  3.  Invasão Drag (Drag Invasion), de Rafael Ribeiro, DOC, 13 min – RJ
  4.  Jéssika (Jéssika), de Galba Gogóia, FIC, 19 min – RJ
  5.  Lembra (Remember), de Leonardo Martinelli, FIC, 10 min – RJ
  6.  Sempre Verei Cores no seu Cinza (I’ll Always See Colors in Your Gray), de Anabela Roque, DOC, 18 min – RJ
  7.  Vigia (Night Watch), de João Victor Borges, FIC, 24 min – RJ

LONGAS em MOSTRAS NÃO COMPETITIVAS

Premiere Brasil HORS CONCOURS

Ficção

  1. Aconteceu na Quarta-Feira (Stage Devil), de Domingos Oliveira, 70 min – RJ
  2. Cine Holliudy 2 – A Chibata Sideral (Cine Holliudy 2), de Halder Gomes, 100 min – CE
  3. Correndo Atrás (Running After), de Jeferson De, 86 min – RJ
  4. Diamantino (Diamantino), de Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt, 96 min – RJ
  5. Intimidade Entre Estranhos (The Intimacy of Strangers), de José Alvarenja Jr., 111 min – RJ
  6. Los Silencios (Los Silencios), de Beatriz Seigner, 89 min – SP
  7. Rasga Coração (Rend Your Heart), de Jorge Furtado, 113 min – RS
  8. Sequestro Relâmpago (Express Kidnapping), de Tata Amaral, 79 min – SP
  9. Simonal (Simonal), de Leandro Domingues, 105 min – RJ
  10. Sueño Florianópolis (Sueño Florianópolis), de Ana Katz, 107 min – SP
  11. Uma Noite Não É Nada (Uma Noite Não É Nada), de Alain Fresnot, FIC – SP

Documentário

  1. Amazônia, o Despertar da Florestania (Amazon, the Awakening of Florestania), de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, 111 min – RJ
  2. Excelentíssimos (Lower House), de Douglas Duarte, 152 min – RJ
  3. Humberto Mauro (Humberto Mauro), de André Di Mauro, 90 min – RJ
  4. THF: Aeroporto Central (Central Airport: THF), de Karim Ainouz, 97 min – SP

Curta

  1. O Mundo é Redondo Para Ninguém se Esconder Nos Cantos – Parte I: Refúgio (The world is round so that nobody can hide in the corners – Part I: Refuge), de Leandro Goddinho, DOC, 10 min

Premiere Brasil RETRATOS

  1. A Turma do Pererê.DOC (PERERE.DOC) de Ricardo Favilla, 77 min – RJ
  2. Angel Viana – Voando Com os Pés no Chão (Angel Viana Grounded in Flight) de Cristina Leal, 88 min – RJ
  3. Carvana (Carvana), de Lulu Corrêa, 104 min – RJ
  4. Filme Ensaio (Rehearsal Film), de Maria Flor, 72 min – RJ
  5. Marcia Haydée (Marcia Haydée) de Daniela Kallmann, 80 min – RJ
  6. Meu Samba É Meu Dom (Samba Is My Gift), de Cristiano Abud, 93 min – MG
  7. Paulo Casé (Paulo Casé), de Paula Fiuza, 70 min – RJ
  8. Rindo à Toa: Humor sem limites (Laughing out loud: Humor and Democracy), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 102 min – RJ
  9. Tá Rindo de Quê? (What are you laughing at? Humor and Dictatorship in Brazil), de Cláudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, 95 min – RJ
  10. Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto (Rogéria Mr. Astolfo Barroso Pinto), de Pedro Gui, 82 min – RJ
  11. Zuza Homem de Jazz (Zuza The Man of Jazz), de Janaina Dalri, 72 min – RJ

PREMIÈRE LATINA

  1.  Família Submersa (Família Submergida), de María Alché, FIC, 91 min (Argentina, Brasil, Alemanha, Noruega)
  2.  Happy Hour (Happy Hour), de Eduardo Albergaria, FIC, 104 min (Brasil, Argentina)
  3.  La Cama (The Bed), de Mónica Lairana, FIC, 90 min (Brasil, Argentina, Holanda, Alemanha)
  4.  Rojo (Rojo), de Benjamin Naishtat, FIC, 109 min (Argentina, Brasil, França, Alemanha, Holanda)
  5.  Tarde Para Morir Joven (Too Late To Die Young),  de Dominga Sotomayor, FIC, 110 min (Chile, Brasil, Argentina, Holanda, Qatar)

EXPECTATIVA

  1. Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar (Palace II), de Rafael Machado e Gabriel Corrêa e Castro, DOC, 80 min – RJ
  2. Pedro e Inês (The Dead Queen), de António Ferreira, FIC, 120 min (Portugal, Brasil, França)

PANORAMA

  1. Cano Serrado (2 Gauge Highways), de Erik de Castro, FIC, 87 min – RJ
  2. O Olho e a Faca (The Eye and the Knife), de Paulo Sacramento, FIC, 99 min – SP

MIDNIGHT

  1. Personas Humanas (Humanpersons), de Frank Spano, FIC, (Panamá, Brasil, Espanha)

MIDNIGHT DOCS

  1. Amazônia Groove (Amazônia Groove), de Bruno Murtinho, DOC, 78 min – RJ
  2. The Cleaners (The Cleaners), de Hans Block, Moritz Riesewieck, DOC, 95 min (Alemanha, Brasil)

CLÁSSICOS E CULTS

  1.  Central do Brasil (Central Station), de Walter Salles, FIC, 105 min (Brasil, França)
  2.  Pixote: A Lei do Mais Fraco (Pixote), de Hector Babenco, FIC, 128 min – SP
  3.  Rio 40 Graus, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 100 min  – 1955
  4. Rio Zona Norte, Nelson Pereira dos Santos, FIC, 90 min 1957

FILME  DE ENCERRAMENTO

  1. O Grande Circo Místico (The Great Mystical Circus), de Carlos Diegues, FIC, 106 min (Brasil, Portugal, França)

PREMIÈRE BRASIL

PREMIAÇÃO

TROFÉU REDENTOR – A escolha dos premiados será realizada pelo Júri Oficial, composto por especialistas na arte cinematográfica (entre brasileiros e estrangeiros), convidados pela direção do Festival do Rio.

– Prêmio Petrobrás de Cinema -??Mostra Competitiva:

1. Melhor Longa-Metragem de Ficção;?2. Melhor Longa-Metragem Documentário;?3. Melhor Curta-Metragem;?4. Melhor Direção de Ficção;?5. Melhor Direção de Documentário?6. Melhor Ator;?7. Melhor Atriz;?8. Melhor Atriz Coadjuvante;?9. Melhor Ator Coadjuvante;?10. Melhor Roteiro;?11. Melhor Montagem;?12. Melhor Fotografia;?13. Prêmio Especial do Júri;?14. Melhor Longa-Metragem de Ficção de Voto Popular;?15. Melhor Longa-Metragem Documentário de Voto Popular;?16. Melhor Curta-Metragem de Voto Popular.

Mostra Novos Rumos:

1. Melhor Filme Longa-metragem

2. Melhor Filme Curta-metragem

3. Prêmio Especial do Júri

Festival do Rio 2018

De 01 a 11 de novembro

Assessoria de imprensa do XX Festival do Rio:
Agência Febre – festivaldorio@agenciafebre.com.br  –

Cláudia Belém – claudia.belem@agenciafebre.com.br
Liliam Hargreaves: festivaldorioimprensa@festivaldorio.art.br

Site: http://www.festivaldorio.com.br/
#festivaldorio

LUAN RIBEIRO

Acompanhem-nos em nossas redes sociais:

@artecult e @cinemaecompanhia

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *