“Em um tempo antigo, quando o céu e a terra estavam unidos como duas metades de uma cabaça, divindades e heróis caminharam entre os homens. Travaram batalhas com furor, ensinaram a curar e lidar com a terra, o ferro e o fogo, reinaram e amaram com a mesma intensidade. Alguns desceram do luminoso Orum para lá viverem e realizarem seus destinos, enquanto outros nasceram no Aiyê e pelos grandes feitos tornaram-se Orixás, marcando para sempre a história de dois continentes.”
INTRODUÇÃO
A série de Histórias em Quadrinhos Contos dos Orixás surgiu a partir da convergência entre duas paixões. A primeira, pelo legado das culturas que moldaram minha terra de origem, a Bahia, com suas tradições ancestrais representadas aqui pelas histórias das divindades e povos provenientes dos atuais Benin e Nigéria, países na região Oeste do continente africano.
Seu vasto patrimônio filosófico, espiritual e político alcançou países como Brasil e Cuba como consequência da terrível diáspora, manifestando-se na língua, cultura e também nas artes visuais, música, e a literatura, produzindo obras inspiradas pelos orixás, arquétipos milenares de força, coragem, sabedoria e beleza.
A segunda, pelas Histórias em Quadrinhos, linguagem global construída a partir da união entre texto e imagem, capaz de produzir verdadeiros mitos modernos, atualizando símbolos e expandindo as possibilidades de contar histórias, um dos atos que nos definem como humanidade desde que os primeiros homens e mulheres se reuniram ao redor do fogo, na noites do tempo.
Ao reunir os dois universos e após dois anos de trabalho, nasceu o primeiro livro. Lançado em 2019, atravessou fronteiras e alcançou leitores de diferentes origens e lugares, despertando o interesse para conhecerem mais sobre os Itan, as narrativas e mitos ligados aos orixás, cuja essência possui a mesma relevância cultural da Ilíada, Odisséia ou o a epopeia indiana Mahabarata, ao abordarem temas universais como o destino, a família, o amor e a guerra.
Nos últimos dois anos, ao me aprofundar na jornada, leituras e aprendizados sobre os orixás e aspectos da cultura tradicional yorubá, desenvolvi os roteiros e artes dos próximos livros/HQs e o segundo volume da série, “O Rei do Fogo”, foi publicado em 2023 .
Escutando o pedido de nossos leitores, também disponibilizamos aqui a opção de adquirir o primeiro livro (dispostas no canto direito da plataforma) mas as duas obras podem ser lidas de maneira independente.
Hoje, as artes e a HQ são utilizados nas salas de aula como instrumento de educação, estão no acervo de instituições como o Smithsonian‘s National Museum of African American History and Culture, em Washington, EUA e em breve, ganhou sua versão em inglês. Porém, mais importante é o fato do livro estar presente nas casas, terreiros e principalmente no coração do público, servindo ao seu maior propósito – ser instrumento de arte, reflexão e transformação de percepções sobre o grande legado das civilizações africanas e sua descendência na formação histórica, cultural e espiritual do povo brasileiro.
CONHEÇA AQUI CONTOS DOS ORIXÁS (página do autor).
Criador: HUGO CANUTO