Quadros de Lyssandra Oliveira e Marilza Ramos poderão ser vistos até 15 de maio no Central Park Towers. As duas moram no emirado. Oliveira faz pinturas acadêmicas e Ramos abstratas.
São Paulo – Duas artistas brasileiras mostram suas pinturas em exposição até o dia 15 de maio na galeria The Cube, no Central Park Towers, em Dubai, nos Emirados Árabes. Lyssandra Oliveira e Marilza Ramos têm 12 trabalhos apresentados na mostra Renaissance of Global Art II, promovida pela galeria Legacy Art, com mais de 100 obras de artistas internacionais.
Oliveira (obra acima) apresenta na exposição principalmente quadros com flores e animais como cavalo e onça, no estilo acadêmico. As obras foram feitas em acrílico. Ramos trabalha inspirada na natureza e utiliza texturas em pinturas em acrílico em seus quadros. As duas moram em Dubai, Lyssandra há nove anos e Marilza há dez.
Lyssandra Oliveira tem clientes particulares nos Emirados e também comercializa seus quadros pela Legacy Art, de propriedade de Sonia Ghai. Natural da capital paulista, ela teve lições por 14 anos com o artista brasileiro Gilberto Geraldo. A artista estudou belas artes e morou na Rússia, e depois trabalhou para uma galeria em Portugal. Do país europeu, se mudou para Dubai.
A brasileira conta que faz trabalhos nos estilos acadêmico e moderno, mas o primeiro é o preferido pelos árabes. De acordo com ela, os árabes gostam de cores neutras, de muito dourado e de quadros bem trabalhados, rebuscados, com temas que variam de flores ao deserto. O acadêmico é um estilo artístico mais formal vindo das academias de arte europeias.
Nascida em Tubarão, no estado de Santa Catarina, e autodidata, a motivação das pinturas de Marilza Ramos vem das diferentes formas apresentadas pela natureza e o universo. A catarinense trabalha com manipulação de textura, a partir de técnicas criadas por ela mesma, o que torna as peças únicas, segundo material divulgado. As pinturas são abstratas.
Uma parte da exposição é voltada para as artistas brasileiras. O empresário Flavio Moscardo e a embaixada do Brasil em Abu Dhabi estão colaborando na divulgação da mostra. De acordo com Oliveira, deverá ocorrer um evento especial voltado para a comunidade brasileira no dia 11 de maio. Os detalhes ainda serão divulgados.
Matéria publicada no site do jornal Gulf News, de Dubai, conta que as obras da Renaissance of Global Art II têm desde pinturas abstratas e caligráficas até surrealistas. Há entre os artistas com trabalho exibido paquistaneses, indianos, mexicanos, do Sri Lanka, africanos e outros.
Entre os donos das obras estão artistas contemporâneos como Paresh Maity, Jamil Naqsh e Sujata Bajaj.
A mostra começou no dia 17 de abril e poderá ser visitada das 09 às 21 horas.
Mais informações:
https://www.facebook.com/events/212120026044484/