Por Cristiana Lobo
Quem torce pelo renascimento cultural pós-pandemia já tem motivos para comemorar. No dia 30 deste mês abre as portas a nova sede do Espaço Tápias, no Rio, localizada em uma casa na Barra da Tijuca, pertinho do metrô – o que elimina as desculpas para não ir até lá!
A iniciativa e direção é de Giselle e Flávia Tápias, mãe e filha que são coreógrafas e uma referência no universo da dança, elas acumulam prêmios e renome internacional. Sobre o local, Flávia dá mais detalhes:
“O Rio é uma cidade tão viva e está precisando de arte, de movimento. Quando voltava da França sentia muita falta de ter esse espaço físico, este portal e também de não deixar para trás os trabalhos que desenvolvia por lá.”
O Espaço tem três salas e será multifuncional. No dia 1º de maio, na Sala Maria Thereza Tápias – o nome é uma bela homenagem à matriarca da família – estreia H.A.R.O.L.D.O dirigido pelo humorista Fernando Caruso. O nome do espetáculo, que acontece aos domingos de maio, brinca com o nome da técnica de improviso “Harold” porque nesta montagem a plateia sugere uma palavra e os atores desenvolvem histórias cômicas e inéditas durante uma hora.
Entre os dias 02 e 06 de maio, de 2ª a 6ª feira, o espaço abre as portas para o público com aulas gratuitas para livre experimentação das mais de 15 modalidades oferecidas na casa. Além das aulas de balé e contemporâneo, há opções criativas como yoga dance flow, pilates somático, dança para teatro musical, circo, hip hop, dança vertical entre outras. As turmas têm limite de participantes e as inscrições serão via zap (21) 97279-9684.
No dia 07 de maio, sábado, o Grupo Tápias apresenta trechos do espetáculo 5 Coreógrafos e um corpo, em que a bailarina Flávia Tápias interpreta dois solos criados pelo coreógrafo francês Thomas Lebrun (Je m’appelle Flávia Tápias) e pela suíça Nicole Seiller (On ne se connait pas encore mais) – com entrada franca.
A proposta do Espaço Tápias é ser um lugar de transformação, educação e afeto, além de uma produtora com um guarda-chuva de ações como aulas, oficinas, projetos sociais como o Engenho das Artes, vivências, residências artísticas, entre outras.
O novo espaço também é a sede do Grupo Tápias – Companhia de Dança que tem direção de Giselle Tápias. O grupo atua entre Rio e Paris e já se apresentou em quase todo o território nacional, além de países como Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Itália, República Tcheca, Cuba e Argentina. Em setembro, a companhia estreia o espetáculo Café não é só uma Xícara durante o evento Dança em Trânsito, que tem apresentações no Rio e em Paris – e em 2022 celebra 20 anos.
Iniciativas como esta, voltadas para pesquisar e criar novas linguagens, além de fortalecer, divulgar e gerar intercâmbio cultural fortalecem a vocação criativa da nossa cidade e reacendem a nossa esperança de tempos melhores para a arte. Que seja muito bem-vindo o novo espaço para a arte e a dança!
SERVIÇO:
Habilidade de Associação Rápida com Objetos, Lugares e Diálogos Originais.
Montagem livremente inspirada no formato Harold, de forma totalmente improvisada.
- Direção: Fernando Caruso
- Local: Espaço Tápias – Sala Maria Thereza Tápias, patrocinada pelo Instituto Cultural Vale @institutoculturalvale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
- Dias: 1, 08, 15, 22 e 29 de Maio
- Ingressos: R$ 40,00 (Sympla) e R$ 20,00 (meia)
Veja todos posts de CIRCULANDO RJ