Escolas privadas adotam solução do setor público

 

A solução desenvolvida pela prefeitura de Itajaí-SC foi adotada recentemente por uma escola do setor privado, na cidade de São Sebastião em Alagoas. A história do sistema de gestão escolar i-Educar, que já impressionava pelos números de usuários municipais, conseguiu um feito raro no setor de tecnologia educacional: uma solução pública atendendo demandas do setor privado.

E por que uma solução pública de gestão educacional de código aberto não pode ser utilizada pelo mercado privado?

Foi justamente o que aconteceu quando representantes da escola São Matheus conheceram o software público i-Educar por intermédio de uma empresa da região, que começou a prestar serviços em 2023. A empresa resolveu apostar no i-Educar e abriu uma frente de implantação para escolas privadas. Aliás, até o momento, a empresa informou que outras 3 escolas privadas também seguiram o mesmo caminho.

Essa notícia trouxe curiosidade ao mercado e despertou interesse do setor educacional. O Portal Artecult-AC resolveu conhecer mais de perto essa iniciativa na Escola São Matheus.

Edneusa Bispo dos Santos Silva

Em entrevista com a diretora e proprietária da Escola São Matheus, Edneusa Bispo dos Santos Silva, e com Lidiane Brito da Silva, coordenadora pedagógica, obtivemos todo o caminho percorrido pela escola para adoção do i-Educar. As duas contaram sobre suas experiências no uso do sistema e o que trouxe de benefícios para a instituição.

A escola São Matheus foi fundada oficialmente em 2007, atende alunos da educação infantil, fundamental I e II e possui atualmente 243 alunos e 17 professores.

Portal AC perguntou para a Diretora Edneusa o que a motivou a contratar o i-Educar.
Edneusa: a centralização de informações dos professores e dos alunos facilitou a organização de documentos, a busca por informações escolares e a geração de relatórios, melhorando a gestão da escola.

Portal AC: Qual é o maior benefício para a escola?

Edneusa: “Facilita a organização de todos os dados escolares, que podem ser acessados pela Internet.”

Portal AC: Você recomendaria a solução educacional para outras escolas?

Edneusa: “Sem dúvidas, recomendaria o i-Educar para outras escolas. Na prática, vão perceber como o sistema vai ajudar e evoluir os trabalhos da instituição.”

Em seguida, o Portal AC perguntou para a coordenadora Lidiane, que tem 11 anos de experiência, se a escola já usava alguma solução educacional antes. E qual a diferença observada após a utilização do i-Educar?

Lidiane: “Não utilizava outra solução, tínhamos somente os diários online. A diferença ocorreu pela possibilidade de acompanhar em tempo real o que os professores estão fazendo. Outra questão é a facilidade do diário possuir as habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), permitindo que os professores só selecionem o que será trabalhado em cada bimestre, trazendo a redução de tempo. Também permite o acompanhamento online da frequência e desempenho do aluno, envolvendo mais os pais, mães e responsáveis no acompanhamento do estudante.”

Lidiane Brito da Silva

Portal AC: E seu contato com a solução, como aconteceu?

Lidiane: “conheci a solução em contato com  o Sr. Aldenízio do Santos, da empresa i-Educativa Soluções. Nós realizamos aqui na escola todas as etapas para a implantação do sistema. Durante os anos de 2023 e 2024, fizemos o acompanhamento dos testes e do uso, e em 2025, consideramos madura a nossa implantação.”

Portal AC: qual a maior dificuldade que a escola possuía e que o i-educar ajudou?

Lidiane: “Além dos diários, ajudou muito no trabalho da secretaria da escola, possibilitando, por exemplo, a geração de documentações, declarações e históricos.

Portal AC: Quanto à funcionalidade que é mais usada?

Lidiane: “Para nossa escola a mais importante função é o diário escolar, em seguida a emissão de declarações e o controle de frequência dos alunos.”

Portal AC: Qual o ponto de destaque pela adoção do i-Educar?

Lidiane: “na condição de coordenadora pedagógica considero que é agilidade nas documentações e acompanhamento da direção.”

A Escola São Matheus nos ensina que, no momento em que a sociedade fala sobre os avanços tecnológicos sustentados na inteligência artificial, que depende de soluções proprietárias e estrangeiras, optar por uma solução pública nacional pode modernizar a gestão escolar privada, e de forma combinada, movimentar a economia local.

A necessidade da Escola São Matheus é a de muitas escolas privadas brasileiras e a experiência dessa escola pode motivar que outras escolas sigam o mesmo caminho, afinal trata-se de uma solução pública, disponível para toda a sociedade.

 

Portal do software Público Brasileiro

I-Educar

i-Educativa

 

 

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *