Qualquer mamãe gosta de registrar todos os momentos da gravidez. Depois do newborn, a nova febre é a foto gestante subaquática. Nos Estados Unidos, por exemplo, famosas, como Alanis Morissette, já fizeram esse tipo de ensaio. No Brasil, Sophie Charlotte e Bella Falconi estão entre as mamães que já fizeram fotografias subaquáticas.
Esse tipo de trabalho exige técnica diferenciada, equipamentos a prova d´água e profissionais especializados. Em terras tupiniquins, a fotógrafa Shalimar Winkler é uma dessas fotógrafas. “As fotos, geralmente, têm duas horas de duração. Se tratando de gestante, solicito que converse com seu médico antes de fechar esse tipo de ensaio, pois devemos ter certo cuidado com a segurança da mãe e do bebê”, comenta.
Não raro os futuros papais e os filhos mais velhos também participam da sessão e o resultado é uma fotografia expressiva, bonita, carismática e que registram o momento mágico que vive a família.
Shalimar Winkler é especializada em fotos de grávidas, família e newborn. Atualmente, está se dedicando aos ensaios subaquáticos. “Eles me fascinam! As fotos, geralmente, têm duas horas de duração. Se tratando de gestante, solicito que converse com seu médico antes de fechar esse tipo de ensaio, pois devemos ter certo cuidado com a segurança da mãe e do bebê”, comenta.
Formada em Tecnologia da Informação, especialização em gerenciamento de projetos, ela decidiu jogar tudo para o alto e se dedicar a fotografia. “Sempre gostei de fotografia, mas foi por acaso que entrei nesse mundo. Era para ser um hobby, mas no meio do curso básico de fotografia, comprei uma câmera profissional e comecei a praticar. Depois, resolvi fotografar filhos de amigos, chá de bebê etc. Fui me apaixonando cada vez mais e pensei: Quero trabalhar com isso!”; relembra.
A partir desse momento, Shalimar começou a se dedicar aos estudos dessa arte. Fez cursos no Ateliê da Imagem, com Leonardo Ramadinha, participou de workshops com André Gardenberg, Fer Sanchez, Ale Carnieri, Vanessa Somellera, Petja Harati, entre outros. Com orientação da fotógrafa Bel Ferreira, dos fotógrafos Marcos e Verônica, do Diga Xis, fez um o curso “SuperClass”, intensivo avançado de newborn, em São Paulo, com duração de três dias. “Ainda tive aulas de fisiologia do bebê, com a Camila Sasako e Gabi Abreu, da SIS foto e design”, relembra. Em fevereiro desse ano, ainda na capital paulista, fez um curso de fotografia subaquática com a Julie Thies.