Augusto Madeira e Enzo Henrique, que serão Dotô Agripino e Genesinho, antagonistas do universo criado por Mauricio de Sousa, têm foto inédita divulgada
Acaba de ser anunciado o fim das filmagens de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, novo longa-metragem inspirado nas obras de Mauricio de Sousa, com direção de Fernando Fraiha. A produção é assinada pela Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento, Paramount Pictures e Daniel Rezende – realizadores dos sucessos de bilheteria “Turma da Mônica” (“Laços” e “Lições”) -, com distribuição da Paris Filmes.
A produção divulgou duas fotos inéditas para o encerramento das gravações: a primeira, dos vilões da trama, Augusto Madeira, que interpreta Dotô Agripino, e Enzo Henrique, como seu filho, Genesinho; e outra do protagonista Chico Bento, interpretado por Isaac Amendoi, que posa ao lado da câmera nos bastidores.
Para Marcos Saraiva, produtor-executivo do núcleo audiovisual da MSP, ao dar vida a um dos personagens mais adorados dos quadrinhos brasileiros, este projeto destaca a riqueza das histórias da Vila Abobrinha e também oferece uma oportunidade de reforçar a conexão do público com a natureza. “Os espectadores entrarão no clima interiorano que, aliado ao bom humor do protagonista, fará com que se apaixonem pela simplicidade do personagem e se identifiquem com a força que ele defende seus ideais”, pontua.
Bianca Villar, produtora do longa e sócia da Biônica Filmes, comemora o final das filmagens, que ocorreram no interior de São Paulo, e comenta sua alegria ao ver o universo de Chico Bento saindo dos quadrinhos: “A Vila Abobrinha foi criada em quatro fazendas na região de Bragança Paulista e Itatiba (SP). Foram dois meses de preparação e seis semanas de filmagens nas locações”, conta a produtora, que promete um filme “com crianças, bichos e natureza. A vida boa na roça do Chico Bento”.
Na trama escrita por Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer, a dor de cabeça de Chico Bento tem nome e sobrenome: Dotô Agripino, o arrogante coronel interpretado por Augusto Madeira. Seu mimado filho Genesinho (Enzo Henrique) também tem grande contribuição na tarefa de tirar a paz do protagonista, estrelado por Isaac Amendoim. Quando Agripino coloca em risco a goiabeira de Nhô Lau, a coisa fica séria! Chico e sua turma precisam se unir para sarvá a árvore maraviósa.
Nos intervalos entre as filmagens, Augusto abandonava o personagem para entrar na brincadeira com as crianças: “Eu me diverti muito! Até gostava de ir na van com eles, de almoçar, dividir a mesa”, conta o ator, que coleciona registros dos momentos de integração com o elenco. Augusto também enfatizou a sintonia e o profissionalismo do grupo: “Eles ficaram de fato muito amigos, além de serem atores muito talentosos, compenetrados, concentrados e cooperativos. Impressionaram muito a todos. Eles são a alma do filme”.
“Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” tem previsão de estreia para 2024.
Ficha técnica:
Produção: Biônica Filmes
Coprodução: Paris Entretenimento, Mauricio de Sousa Produções e Paramount Pictures
Direção: Fernando Fraiha
Supervisão Artística: Daniel Rezende
Produção: Bianca Villar, Daniel Rezende, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Marcio Fraccaroli
Roteiro: Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer
Direção de fotografia: Gustavo Hadba
Direção de Arte: Marinês Mencio
Figurino: Leticia Barbieri
Montagem: Daniel Weber
Música: Fabio Goes
Distribuição: Paris Filmes
Elenco principal infantil:
Isaac Amendoim (Chico Bento)
Pedro Dantas (Zé Lelé)
Anna Julia Dias (Rosinha)
Lorena de Oliveira (Tábata)
Davi Okabe (Hiro)
Guilherme Tavares (Zé da Roça)
Enzo Henrique (Genesinho)
Augusto Madeira (Dotô Agripino)
Sinopse reduzida: Chico Bento precisa unir toda sua turma para “sarvá” a goiabeira do Nhô Lau.
Sobre o Fernando Fraiha | Diretor
Fernando Fraiha trabalha com audiovisual desde 2002 e é sócio fundador da Biônica Filmes. Seu primeiro longa-metragem como diretor foi “La Vingança” (2016), uma coprodução Brasil/Argentina. O filme estreou no Festival do Rio de 2017 e ganhou “Menção Especial do Júri” no Rencontres du Cinéma Sud-América de Marselha 2017; “Melhor Diretor” no Brooklyn Film Festival 2017 em Nova Iorque; e Prêmio do público de Melhor Longa-Metragem no Festival Internazionale di Cinema Brasiliano 2017 em Milão. Além disso, foi roteirista e diretor na série da Netflix “Ninguém Tá Olhando”, vencedora do Emmy Internacional de Melhor Comédia de 2020, com a Direção Geral de Daniel Rezende. A parceria com Daniel também se deu em “Turma da Mônica – Laços” e “Turma da Mônica -Lições”, filmes que Fernando dirigiu segunda unidade além de ter atuado como produtor na Biônica. Ainda no universo do Mauricio de Sousa, Fernando idealizou a série Franjinha e Milena em busca da ciência – da HBO Max. Fernando é um dos membros do coletivo de humor TV QUASE e diretor do programa “Choque de Cultura” desde sua estreia no Youtube até a última temporada para Rede Globo. Seu longa-metragem mais recente é “Bem-Vinda, Violeta”, baseado no romance “Cordilheira” de Daniel Galera. O filme ganhou o “Spirit Award de melhor Longa Metragem” no Brooklyn Film Festival em 2022, “Melhor Longa Metragem” no Austin Film Festival e Melhor Ator para Darío Gradinetti (Fale Com Ela) no Festival do Rio de 2022.
Sobre a Biônica Filmes | Produtora
A Biônica Filmes foi criada por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho. Produziu a série para a HBO: “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (Melhor Série Dramática); e os longas: “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhões de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (Melhor Comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil/Argentina, vencedora do prêmio de Diretor Estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende, que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica – Lições”, maior bilheteria de filme nacional do ano de 2021. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, coprodução Brasil/Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil/Argentina: “Bem-Vinda,Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes, e “Turma da Mônica – A Série”, no Globoplay e a série “Franjinha e Milena em Busca da Ciência”, para a HBO Max. Também assinou a produção do longa “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz, que foi selecionado para o Festival de Cinema de San Sebastian. Atualmente, a Biônica está em processo de montagem do documentário sobre a maior estrela do rock brasileira: Rita Lee.
Sobre a Paris Entretenimento | Coprodutora
Fundada em 2011, a Paris Entretenimento consolidou-se como produtora independente em 2015, com o lançamento de Carrossel – O Filme. Desde então, seus filmes foram vistos por 20 milhões de pessoas nos cinemas. Entre 2015 e 2018, a Paris Entretenimento foi a produtora que mais lançou filmes no país, com um total de quatorze longas-metragens originais exibidos em circuito comercial. Os gêneros variados dessas produções reafirmam sua versatilidade e, consequentemente, seu posicionamento no mercado audiovisual: adaptações de séries infantis (Carrossel, Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina, Detetives do Prédio Azul – O Filme e Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano), infanto-juvenis (Internet – O Filme, Meus 15 Anos e 10 Horas para o Natal), comédia romântica (Um Namorado Para Minha Mulher), adaptação que deu vida à HQ nacional de ação (O Doutrinador), que deu origem a uma série para o canal Space) e três documentários (Teresinha, Todas as Meninas Reunidas Vamos Lá! e Aqualoucos). Em 2021, lançou as comédias A Sogra Perfeita e Dois Mais Dois, e em 2022 Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo. Em 2023, já produziu Um Dia Cinco Estrelas, de Hsu Chein, atualmente em cartaz nos cinemas, além dos longas Meu Nome é Gal, Tá Escrito e Férias Trocadas. A Paris Entretenimento desenvolve ainda quatro séries para diferentes plataformas de streaming e ainda filma mais três longas-metragens até o fim deste ano.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções | Coprodutora
A Mauricio de Sousa Produções é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 9,2 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Sobre a Paramount Pictures | Coprodutora
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012) pra citar alguns. Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica – Laços” (2019), “Turma da Mônica – Lições” (2021) entre outros.
Sobre a Paris Filmes | Distribuidora
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “DPA – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário” e “Marighella”. Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como “Os Três Mosqueteiros”, “Minha Irmã e Eu”, “Tá Escrito”, e as sequências “John Wick 4: Baba Yaga”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Pássaro Branco – Uma história de Extraordinário”, “Jogos Mortais x”, entre outros.
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos