DOCUMENTÁRIO ‘A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE’ CHEGA A SALVADOR NESSA SEMANA: VEJA ONDE ASSISTIR

Com direção de Lucas Weglinski, a obra resgata a trajetória e a importância da instrumentista brasileira no cenário do jazz e da música clássica nacional

Chega a Salvador na próxima semana o documentário A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIREA obra, assinada por Lucas Weglinski, resgata a importância da instrumentista brasileira e reconhece seu trabalho, com a missão de tornar a artista – de grande reconhecimento internacional – mais conhecida em seu próprio país. O longa será exibido no Saladearte CineMAM a partir do dia 22 de agosto. A sessão de estreia será seguida de um debate com a participação de Léa e de Ibirá Machado, diretor da Descoloniza Filmes, distribuidora do filme. E no dia 24 a artista será a atração principal da 25ª. Temporada da JAM no MAM.

“A Villa-Lobos contemporânea”, “A nova Tom Jobim”, “A Hermeto de saias” são algumas das masculinas alcunhas que seguem Léa Freire, excepcional instrumentista popular, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora sinfônica. Vanguarda da Música Brasileira instrumental e orquestral, universos ainda exclusivamente masculinos, machistas e misóginos, Léa cria uma sonoridade única, extremamente brasileira e universal. O filme narra a própria história da Música brasileira na cidade de São Paulo e sua evolução dos anos 60 até hoje.

A história de um movimento musical descolonizador, contado por gerações de mulheres através do retrato poético e musical de uma das mais conceituadas compositoras do mundo – mulher, brasileira – que vence o preconceito contra as mulheres no universo de composição instrumental e sinfônica, e constrói uma obra fundamental, expressão profunda do múltiplo continente Brasil. Consagrada no exterior e nos mais altos círculos musicais brasileiros, Léa ainda não é reconhecida pelo grande público de nosso país, característica comum a muitos criadores excepcionais, e ainda mais quando se trata de mulheres criadoras.

O longa é assinado por Weglinski, que tem em seu currículo filmes como o premiado Máquina do Desejo, cuja direção é assinada com Joaquim Castro, e foi exibido em diversos festivais brasileiros e estrangeiros, recebendo prêmios como Melhor Documentário – New York Tri State Film Festival – 2023, Melhor Música – Roma International Film Festival – 2023, Melhor Documentário – Los Angeles Brazilian Film Festival – 2022, e Prêmio de Empoderamento Feminino – Tokyo International Film Festival – 2022, entre outros. Além disso, foi exibido em festivais como Vision du Réel, In-Edit, Toronto Indie Festival, Festival de Cinema Latino de São Francisco, e Festival Internacional de Cinema de Bern.

A MÚSICA NATUREZA DE LÉA FREIRE é um lançamento da Descoloniza Filmes.

Sinopse

Léa Freire, mulher, excepcional instrumentista popular, improvisadora de jazz, arranjadora e compositora sinfônica, universos ainda masculinos, machistas e misóginos. Léa atravessa o preconceito e quebra as barreiras entre erudito e popular. Em Música Natureza, diferentes gerações contam sobre a influência de Léa e sua Música, as delícias, dificuldades e desafios de ser música e ser mulher na música. Ainda hoje.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Lucas Weglinski

Protagonistas: Léa Freire, Alaíde Costa, Amilton Godoy, Silvia Góes, Filó Machado, Arismar do Espírito

Santo, Joana Queiroz, Erika Ribeiro, Tatiana Parra, Jane Lenoir, Keith Underwood

Produtores: Carolina Kotscho e Clara Ramos

Produção Executiva: Heloisa Jinzenji, Fernando Nogueira e Lucas Weglinski

País: Brasil

Ano: 2022

Duração: 99 min.

Distribuição: Descoloniza Filmes

Sobre Lucas Weglinski

Trabalha com cinema há 20 anos, com incursões nas Artes Visuais, Videoarte, Teatro e Música. É Roteirista, Diretor, Montador e Desenhista de Som. Acaba de lançar nos cinemas o longa-metragem Máquina do Desejo, que assina a direção junto de Joaquim Castro, após percorrer dezenas de festivais e juntar inúmeros prêmios. O mesmo percurso vem sendo trilhado por seu segundo longa documental, A Música Natureza de Léa Freire, que agora prepara seu lançamento comercial. Lucas acaba de filmar seu

primeiro longa de ficção, dos quais foi Roteirista, Diretor, Montador e Desenhista de Som.

Sobre a Descoloniza Filmes 

A Descoloniza Filmes é uma distribuidora e produtora paulistana fundada por Ibirá Machado em 2017 e lançou comercialmente seu primeiro filme em 2018, a produção  argentina “Minha Amiga do Parque”, de Ana Katz, que teve seu roteiro premiado no Festival de Sundance. Na sequência, ainda em 2018, distribuiu o filme “Híbridos – Os Espíritos do Brasil”, de Priscilla Telmon e Vincent Moon, o chileno “Rei”, de Niles Atallah, que levou menção honrosa do Festival de Rotterdam, e “Como Fotografei os Yanomami”, de Otavio Cury.

Em 2019, a Descoloniza codistribuiu junto à Vitrine Filmes a obra “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, que fez sua estreia na Quinzena dos Realizadores, de Cannes, seguindo com a distribuição de “Amazônia – O Despertar da Florestania”, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, e encerrou o ano com “Carta Para Além dos Muros”, de André Canto, que foi licenciado à Netflix e ocupou o Top 10 da plataforma por mais de duas semanas.

Em 2020, devido ao cenário pandêmico, a distribuidora lançou comercialmente diretamente nas plataformas digitais apenas o filme “Saudade Mundão”, de Julia Hannud e Catharina Scarpelini, obra contemplada com o Edital de Distribuição da Spcine, de 2019. O cenário retomou parcialmente em 2021, quando a distribuidora lançou a obra “Castelo de Terra”, de Oriane Descout, “Cavalo”, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, “Parque Oeste”, de Fabiana Assis,e “Aleluia, o canto infinito do Tincoã”, de Tenille Barbosa.

Em 2022, a Descoloniza retomou os lançamentos e levou aos cinemas as obras “Sem Rosto”, de Sonia Guggisberg, “Gyuri”, de Mariana Lacerda, e “Aquilo que Eu Nunca Perdi”, de Marina Thomé. Prepara ainda o lançamento de “Êxtase”, de Moara Passoni.

Em 2023, a distribuidora lançou nos cinemas o filme “Muribeca”, de Alcione Ferreira e Camilo Soares, “Para’í”, de Vinicius Toro, “Espera”, de Cao Guimarães, “Seus Ossos e Seus Olhos”, de Caetano Gotardo, “Luz nos Trópicos”, de Paula Gaitán, “Máquina do Desejo”, de Lucas Weglinski e Joaquim Castro, “Para Onde Voam as Feiticeiras”, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, e “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai.

Já em 2024, já estão confirmados os lançamentos de “Amanhã”, de Marcos Pimentel, “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”, de Daniela Broitman, “Toda Noite Estarei Lá”, de Tati Franklin e Suellen Vasconcelos, “A Música Natureza de Léa Freire”, de Lucas Weglinski, “Maputo Nakuzandza”, de Ariadne Zampaulo, “Peréio eu te odeio”, de Allan Sieber e Tasso Dourado, e “Empate”, de Sérgio Carvalho.

Como produtora, a Descoloniza absorveu a experiência pregressa de Ibirá Machado como produtor executivo de longas e curtas e assumiu a coprodução do filme “Nós Somos o Amanhã”, de Lufe Steffen, contemplado nos editais do Proac Expresso 2021 e de finalização da Spcine 2021.

 

ArteCult – @CinemaeCompanhia 

Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para  ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!

@artecult , @cinemaecompanhia

#VamosParaOCinemaJuntos

 

Author

Sou natural de Mata de São João, Bahia, mas atualmente moro na cidade do São Paulo. Sou formado em Engenharia, mas sempre tive uma verdadeira fixação pelo universo cinematográfico e sou o admin do @CinemaeCompanhia no Instagram. Assistir um filme é minha válvula de escape para mergulhar e me aventurar em mundos totalmente novos e me desligar dos problemas do dia-a-dia. Aproximadamente de duas a três vezes confiro as estreias da semana nas telonas, digamos que eu seja quase um “rato de cinema”. rs Será um enorme prazer compartilhar aqui minhas opiniões sobre os filmes e suas principais curiosidades. E uma ótima oportunidade para poder aprender e "trocar figurinhas" com todos vocês! Espero que se divirtam muito e curtam minhas dicas. Que a FORÇA esteja com vocês!!! Forte abraço! Luan Ribeiro. Instagram.com/CinemaeCompanhia e-mail: luancribeiro@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *