DO GIBI AOS QUADRINHOS – OS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS: Exposição no Centro Cultural Correios mostra a importância do Quadrinho Nacional e a diversidade e representatividade do gênero de Super-Heróis

O Centro Cultural Correios RJ abre a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros’, no dia 21 de dezembro, mostrando a importância e diversidade do quadrinho nacional.

Arte de Renato Rei e cores de Alzir Alves – Divulgação da Imagem autorizada por Rafael Tavares.

 

Com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, a exposição vem mostrar que os quadrinhos estão em todas as regiões, com personagens que representam as características históricas e sócio-culturais brasileiras

O Centro Cultural Correios RJ abre a exposição ‘Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super Heróis Brasileiros‘, no dia 21 de dezembro, com curadoria de Paula Ramagem e Raphael Gomide, mostrando a importância do quadrinho nacional e a qualidade de produção dos personagens de super-herois que, ao contrário do que se possa pensar, são ricos em características regionais, diversidade, sustentabilidade, empoderamento e ancestralidade, existindo já há dois séculos e povoando as imaginações de todas as idades.

A exposição conta com uma equipe de consultores composta pelos quadrinistas Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa. Adalberto e Erick são colunistas do QuadriMundi, o canal de quadrinhos, mangás e animações do portal ArteCult e apresentam no Instagram o “QuadriMundi em Revista” com várias resenhas sobre as obras da Nona Arte Brasileira. Além dos 25 personagens expostos, está sendo preparado também um vídeo por Maurício BigMau (também quadrinista) com mais 30 personagens de super-heróis nacionais.

A exposição, com patrocínio da Editora Kimera e Rio Comics, vem para resgatar o antigo que nunca deixou de existir e apresentar o novo, que surge com novas ideias a cada dia, pelas mãos de talentosos quadrinistas das cinco regiões do país. Os quadrinhos tornaram-se tão importantes na cultura nacional que o quadrinista Lorde Lobo criou o canal no YouTube GRANDES HERÓIS BR, com o objetivo de divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.

A mostra poderá ser visitada de 21.12.23 a 24.02.24, na sala A, 3º andar, de terça a sábado, das 12h às 19h, onde, além da apresentação dos personagens, os visitantes poderão participar de visitas guiadas, palestras e conhecer os novos lançamentos nessa área que atrai todas as idades.

Para mais super-heróis brasileiros, não deixem de visitar na Internet os canais de divulgação dos autores e seus universos, como a própria página do QuadriMundi no Instagram (@quadrimundi), o Canal Grandes Heróis BR no YouTube (@GrandesHeroisBR), a página do coletivo SINERVERSO no Instagram (@sinerverso), o Canal MeuHerói no YouTube (@ellyanmeuheroi), entre outros! Você se surpreenderá ao descobrir esse verdadeiro multiverso de super-heróis nacionais.

A exposição possui o apoio do Centro Cultural Correios RJ, Bigmau Produções, Vito Jóias, Portal ArteCult, PR Comunicação, Canal Grandes Heróis BR,  e O Martelo Quadrinhos.

Já existe o projeto de levarmos a exposição para mais lugares, do Rio e até do Brasil, em 2024. Se você é quadrista, entre em contato com o e-mail organizacao.expo.shbr@artecult.com para mostrar seu material. Nesse caso, colocar no assunto “Expo QuadriMundi SHBR 2024”.

 

SOBRE ‘GIBIS’ E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Gibi, originalmente, foi o título de uma revista em quadrinhos brasileira lançada em 1939, publicada pelo grupo Globo. O termo gibi significava ‘moleque’, porém, com a popularização, tornou-se sinônimo de “revista em quadrinhos” no Brasil. História em quadrinhos – ou HQ – é uma das formas mais atraentes de se contar histórias através de desenhos e textos em sequência, normalmente na horizontal. Como nos livros, apresentam os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho.

Os quadrinhos são frequentemente considerados como uma forma de arte, pois exigem habilidades artísticas e criatividade para montar uma história, com personagens, cores e uma apresentação capaz de atrair os leitores visualmente. Além disso, muitos quadrinhos apresentam um estilo único, cativando, inclusive, os fãs de arte e design. O objetivo da exposição, apesar das expressões serem sinônimas, é mostrar que o tempo não apagou essa forma de arte, mas auxiliou em sua evolução, com a tecnologia e o talento desses artistas.

Alguns dos personagens de super-heróis brasileiros. Montagem de Lancelott Martins.

Os visitantes vão poder conhecer a diversidade de personagens de super-heróis, temas e criadores relacionados às HQs e viajar no tempo, percebendo que os antigos gibis e a tecnologia das HQs sempre fizeram parte das memórias afetivas e de nossas histórias. Os heróis nacionais também fazem parte de nossas vidas, sempre estiveram de guarda na calada da noite ou nas correrias do dia.

SOBRE OS PERSONAGENS DA GALERIA E SEUS AUTORES

01 – Hans Kalymor (Igor Martins de Menezes),
02 – Invictos (Rafael Tavares),
03 – Guerreiros da Tempestade (Anísio Serrazul),
04 – Projeto Força BR (Chris Pereira),
05 – Beta Max (Hugo Maximo),
06 – Velta (Emir Ribeiro),
07 – Diamante (Sandro Marcelo),
08 – Valkiria (Alex Mir e Alex Genaro),
09 – Conector (Adalberto Bernardino),
10 – Crânio (Francinildo Sena),
11 – Xamã (Eberton Ferreira),
12 – Cara-Unicórnio (Adri A),
13 – Lagarto Negro (Gabriel Rocha),
14 – Bombeiro Mascarado (Ruan Victor),
15 – Pajé (Fabiano Silva),
16 – Timerman (Fabiano Ferreira),
17 – Catalogador (Lancelott Martins),
18 – Tatu-man (Bira Dantas),
19 – Maximus (Alan Yango),
20 – Raio Negro (Gedeone Malagola),
21 – Escorpião de Prata (Eloyr Pacheco),
22 – Penitente (Lorde Lobo),
23 – Jaguara (Altemar Domingos),
24 – Menino Caranguejo (Chicolam),
25 – Aline e Perseu (Tony Brandão).

Teremos também :

  • Tótens fornecidos pela Editora Kimera – Capitão Sete, Dragões do Futuro, Capitão R. E. D , Arianna e  Alquimia.
  • Um vídeo em looping também com mais 30 personagens de diversas épocas e características: Cometa (Samicler Gonçalves),  Judoka (Pedro Anisio), Homem Lua (Gedeone Malagola), Espartano (Adriano Sapão), Velox (Ellyan), Cavaleiro do Blues (Rodrigo Pie), Capitão Gordo (Sillas), Guardião Soturno (Francisco Moreira), Mula Sem Cabeça (Erick Lustosa), Pulsar (Arthur Garcia), Corcel Negro (Alcivan Gameleira), Cover (José Amorim Neto), Megasônicos (Valu Vasconcelos), Grimorium (Rom Freire), Fantastic Man (Tony Fernandes), Combo Rangers (Fabio Yabu), Enemus (Marcos Gratão), Meteoro (Roberto Guedes), Espectro Ancestral (Felipe Barros), Overdrive (Walter Jr), Lampião (Akamatsu), Bruxa da Meia-Noite (Yoname), Agentes do Poder (BIG MAU), A Tribo (Junior Cortizo), Mano K (Edna Pessanha), Papo Amarelo (Moacir Torres), Adriana Agente Laranja (André Carim), Coruja Negra (Oscar Suyama), Resistente (Juliano Rocha), Vingador Mascarado (Sebastião Seabra) e Capitão Ninja (Cassaro).
  • Um painel enorme com mais de 100 personagens cedido pelo canal MeuHerói do quadrinista Ellyan desenvolvido para o projeto Dia do Super-Herói Brasileiro e que aconteceu esse ano, de forma presencial, em Niterói (RJ).

SOBRE A CURADORIA

Os curadores da exposição, Raphael Gomide (ArteCult / QuadriMundi) e Paula Ramagem

Paula Ramagem, jornalista formada pela PUC Rio, trabalha como assessora de imprensa há mais de 30 anos. Em 2021, terminou a graduação em Gestão do Terceiro Setor e está fazendo pós em Jornalismo, ambas na Unicesumar. Certificada em gestão de tráfego, redes sociais, empreendedorismo, storytelling em instituições como PUC RS, FGV Rio, EBAC, Instituto Gênesis e Univeritas RJ. Atende diversos
profissionais e empresas nas áreas de arte, cultura, tecnologia, gastronomia, empreendedorismo, negócios, saúde, entre outros. Colunista e colaboradora nos sites ArteCult, Reino Literário BR/Reino News, Portal Olhar Dinâmico, Sala da Notícia e Gazeta 24h.

Instagram: @paulasoaresramagem e @portfoliodicas_culturais

Raphael Gomide é formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Pontifícia Universidade Católica e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. É o fundador, CEO e Diretor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Diretor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do Cinema e Companhia  (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Também é o Diretor de Comunicação do Coletivo RIO+ROCK (@riomaisrock), iniciativa que visa fomentar o Rock no Estado do Rio de Janeiro. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA.

Instagram: @artecult e @quadrimundi

Sobre a Editora Kimera

Vanderlei Sadrack. CEO da Ed.Kimera Foto: Divulgação.

A Kimera foi criada em 2012 com o principal objetivo de publicar obras de autores independentes com qualidade gráfica.
O catálogo da editora inclui livros de literatura infantil e juvenil, poesia, religioso, romance, biográfico, culinária, universitário, técnico, autoajuda e etc. A audaciosa editora também criou e investiu na divisão Kimera Quadrinhos que já faz sucesso por todo o Brasil. Os títulos se caracterizam pela valorização da sensibilidade e da inteligência dos projetos visuais, que firmaram a marca da editora no mercado nacional. Incentivar a leitura e a educação é apostar no futuro. Foi com esta filosofia que a Kimera cresceu e evoluiu nestes quatro últimos anos.

Instagram: @editorakimera

Sobre a Rio Comics

O Rio Comics é um evento cultural literário, que tem como objetivo, gerar oportunidades para autores e ilustradores, do cenário independente e profissional para apresentarem suas obras ao grande público.

Instagram: @riocomics


Sobre o canal Grandes Heróis BR (Lorde Lobo)

O canal GRANDES HERÓIS BR no YouTube, administrado pelo quadrinista Lorde Lobo, tem como objetivo divulgar a produção de histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros. São valorizados estes incríveis personagens, bem como seus autores e demais artistas envolvidos. É considerado, hoje, o maior e melhor canal focado exclusivamente nos super-heróis nacionais.

Canal no YouTube: youtube.com/@GrandesHeroisBR

Sobre Bigmau Produções

A Bigmau Produções atua, desde 2019, com quadrinhos, animações, produção
e edição audio visual, Motion Designer e dublagem.
Entre seus trabalhos mais recentes está trailer animado “A Bússola Fantástica”,
produção audio visual do programa “Multiverso AC TV” na TV Acritica canal 9.1
Rio Branco Acre, e edição de video para o Canal de YouTube Grandes Herois BR
na revista eletônica Super-Gibi.

Vídeo Designer – Maurício “Bigmau”
Um versátil artista, atuando como desenhista, designer gráfico,
motion designer e editor audiovisual. Sua paixão pelo mundo Geek, Nerd e
Tokusatsu se reflete em seu trabalho, enquanto também se destaca como fã
de dublagem, colorista e designer de IA. Como quadrinista seus ultimos
trabalhos foram em “As aventuras do Hiperestrela”(arte e cores), “Justiceiros
Supernova 2 (cores finais)”, Xamã e Os Sete (cores finais capa).

 

Sobre o CANAL MEUHERÓI

O MeuHerói Entretenimento é uma produtora criada pelo produtor, ator e quadrinista Ellyan, quem tem como foco produções de Super-Heróis Brasileiros voltada para o mercado. Criada inicialmente como site, posteriormente como selo independente e desde 2020 como Produtora independente, já produzimos 5 revistas em quadrinhos e lançadas em parceria de longa data com a Editora Kimera. Os títulos publicados até o momento são: Capitão R.E.D #1, Protocolo A Ordem, Alfa A Primeira Ordem parte 1 e Parte 2 e o mais recente Encadernado ALFA PRIME.

Canal no YouTube: youtube.com/@meuheroientretenimento

SOBRE O CENTRO CULTURAL CORREIOS RJ

CENTRO CULTURAL CORREIOS RJ – Foto: reprodução Site Oficial.

As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século, construído para sediar uma escola do Lloyd Brasileiro. Mas isto não ocorreu e o prédio foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a “Exposição Ecológica 92”, evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – RIO 92.

Aconteceu em agosto do ano seguinte, com a Exposição Mundial de Filatelia – Brasiliana 93. Desde então, o Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca com formas variadas de expressão artística.

Adequadas à realização de diversificada programação, ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro é dotado de três pavimentos interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno.

No andar térreo, está localizado o Teatro com 320 m² e capacidade para 199 pessoas.

Também no térreo há uma Galeria de Arte para pequenas mostras. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícia a eventos de grande porte.

 

 

SERVIÇO

Lápis de Márcio Abreu e Cores do Vinícius Townsend Autorizada por Ellyan, organizador da HQ Alfa

Título: DO GIBI AOS QUADRINHOS  – OS SUPER HERÓIS BRASILEIROS

Autores: Coletiva

Abertura: 20 de dezembro de 2023 às 16h

Data: 21.12.2023 a 24.02.2024

Local: Sala A – Centro Cultural Correios RJ – 3º andar

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Curadoria: Paula Ramagem e Raphael Gomide

Design Gráfico: Maria Carolina Bastos Camacho

Assessoria de Imprensa: PR Comunicação e ArteCult

Realização: ArteCult/QuadriMundi/Portfolio Dicas Culturais/Paula Ramagem

Consultores sobre os Super-Heróis Brasileiros: Lorde Lobo, Adalberto Bernardino e Erick Lustosa

Apoio: Vito Jóias/Portal ArteCult /PR Comunicação /Centro Cultural Correios RJ/Canal Grandes Heróis BR/ Bigmau Produções/ O Martelo Quadrinhos

Patrocínio: Editora Kimera e Rio Comics

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Evento gratuito

Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

As obras expostas estão disponíveis.

Contato:

Paula Ramagem
E-mail: paula3milenio@gmail.com
Instagram: @paulasoaresramagem
Whatsapp 21 995506 7999

Raphael Gomide
E-mail: raphael.gomide@artecult.com
Instagram: @artecult @quadrimundi
Whatsapp 21 98759 0299

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem  21 99506-7999

 

Confira o texto do quadrinista Rafael Tavares sobre o poster da capa dessa matéria com uma centena de super-heróis brasileiros:

Esse poderoso pôster reune uma centena de Super-Heróis Nacionais visando honrar um panteão incalculável de criações do gênero, surgidas ao longo das décadas, nos quatro cantos do país, oriundas da criatividade de inúmeros autores. Essa tradição, ainda desconhecida da maioria dos brasileiros, representa uma manifestação artística que remonta desde os primórdios da narrativa gráfica fantástica expressa em tabloides e periódicos tupiniquins.

RAFA TAVARES. Criador do grupo de super-heróis INVICTOS e membro do coletivo @sinerverso. Foto Divulgação.

O ser acima da média, afeito a realizações incríveis, que devota suas ações em prol dos necessitados, sempre foi alvo de fascínio para o público, este das mais variadas idades. Com o advento da internet e sua popularização no Brasil no início dos anos 2000, propiciou-se a oportunidade de diversos criadores de Super-Heróis Brasileiros travarem conhecimento da existência de outros do mesmo segmento. Na ocasião, por meio da plataforma digital nomeada de Fotologs, uma verdadeira comunidade de artistas do nicho passou a compartilhar experiências, ideias e propagar com mais afinco as aventuras de seus heróis extraordinários.

Esse sentimento de satisfação e completude me motivou  a conceber uma arte que fosse emblemática e representativa deste gênero em nosso solo. Uma explosão em traços e cores de modo a assegurar a grandiosidade daqueles personagens aos olhos de quem quer que fosse. Após selecionar os cem que figurariam na ilustração, definir a abordagem estética, a disposição e pose de todos, bem como colher as autorizações dos diferentes criadores, ej incumbi para a tarefa hercúlea de confecção da obra dois profissionais de mão cheia: Renato Rei, do Rio de Janeiro, para o desenho e artefinal, e Alzir Alves, do Paraná, mas residindo na Paraíba onde estabeleceu sua escola de artes visuais, a Rascunho Studio, para a colorização.

O resultado não poderia ter sido mais epopeico, mesclando beleza e impacto, traduzindo com perfeição as representações de cunho fantástico nacionais, aptas e em busca de maravilhar a audiência brasileira, e porque não mundial. O pôster encomendado em 2011 permanece celebrando o trabalho autoral dos criadores do gênero em nosso país, assim como evoca a certeza de que a produção que dispomos em nada fica a dever aquela há muitas décadas importada e amplamente conhecida e difundida. Os Super-Heróis Brasileiros estão à disposição das futuras gerações, para entreter nas mais diversas mídias e povoar o imaginário popular. Tudo é uma questão do público alvo se permitir impactar e embarcar na aventura.

Rafael Tavares (criador do supergrupo Os Invictos)

Arte de Renato Rei e cores de Alzir Alves – Divulgação da Imagem autorizada por Rafael Tavares. Clique para dar zoom!

Siga-nos nas redes sociais: @quadrimundi no INSTAGRAM e no FACEBOOK

 

 

 

 

Author

Tudo sobre Quadrinhos, Mangá e animações! Siga o @QuadriMundi no Instagram!

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *