Dia Internacional do Sapateado: o ArteCult homenageia todos os sapateadores com mostra de vídeos de profissionais brasileiros

 

O ArteCult promoveu uma convocatória de vídeos de sapateado com o objetivo de homenagear os sapateadores neste 25 de maio de 2022, DIA INTERNACIONAL DO SAPATEADO.

Compondo a mostra, estão grupos e artistas que muito contribuem para o cenário brasileiro dessa arte: Tap Studio Baldijão, Samantha Lemes, Alexei Henriques, Grupo Jovens de Coração Tap da Longevidade, Meg Lovato e Kiki Pegas, Munique Mattos e Fernanda Faez.

Confira abaixo as obras e um pouco sobre os artistas:

 

Obra: UMA TARDE NA PRAÇA

Tap Studio Baldijão

Breve Biografia

O TAP STUDIO BALDIJÃO é uma escola de sapateado da cidade de São Paulo dirigida por Mariana Mickenhagen e Luyz BALDIJÃO.
Luyz Baldijão está no mercado de sapateado há 36 anos e desenvolve carreira internacional.
Produziu e dirigiu mais de 10 espetáculos profissionais de Sapateado. Atua no 3° setor desde 2001.
É elenco do documentário TAP WORLD dirigido por Dean Hargrove e produzido em Hollywood.

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCU-tTLQOsYpxVoYoRFrWNUg
Instagram: https://www.instagram.com/tapstudiobaldijao/

 

Obra: UM OLHAR PARA O MUNDO 
Artista/sapateadora: Samantha Lemes 

 

Obra: HORIZONTES
Artistas: Samantha Lemes (sapateadora) e Paulo Cesár (PC – baterista)

Breve Biografia
Samantha Lemes é natural de São José dos Campos onde iniciou seus estudos no sapateado aos 4/5 anos de idade. Desde então nunca deixou os pés quietos em um só momento. Há mais de 22 anos fazendo sua história na Capital Federal, hoje dirige e administra seu espaço próprio onde ensina exclusivamente a arte do sapateado, além de participar de eventos dentro e fora da cidade. Produz eventos com o foco no sapateado e espetáculos anuais que compartilham com a sociedade este olhar sapateador criativo.

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/sapateia
Instagram: https://www.instagram.com/sapateia/
https://www.instagram.com/studiosapateia/

 

Obra: PARTE DE MIM

Artista: Alexei Henriques

Informações do vídeo:
Coreografado, dançado e editado por Alexei Henriques.
Música – “Cajuína” de Caetano Veloso
Voz – Erika Henriques
Violino e arranjo – Alexei Henriques

Breve Biografia

Foi aluno e professor assistente na Academia do Tap e é formado pelo I CQID do Sindicado da Dança do RJ (2011).

Atualmente faz parte da Orquestra Brasileira de Sapateado, tendo feito o espetáculo Homo Tapiens no início de
2020 e da Improvável Produções de Marcela Levi e Lucía Russo, com quem já se apresentou sapateando e tocando violino no Kunsten Festival Des Arts, em Bruxelas, na Bégica (2021), no Julidans, em Amsterdam, nos Países Baixos (2021), e no Sesc Santana, em São Paulo (2022).  Desde 2020 escreve textos sobre história do sapateado para o site Poéticas em Bytes e vem administrando aulas sobre esse assunto, já tendo sido convidado a dar aula no projeto de Teatro Musicado da faculdade de teatro da Unirio (2020).

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxrLa6dd_0sKefOPJv6RNZw
Instagram: https://www.instagram.com/alexeihenriques/

 

Obra: BOROGODÓ
Jovens de Coração Tap da Longevidade
Direção: Aline Carneiro

Breve Biografia
O Grupo Jovens de Coração- Tap da Longevidade, é um grupo de sapateado independente de São José dos Campos, orientados e coordenados pela coreógrafa e professora Aline Carneiro, composto por sapateadores longevos ( acima de 45 anos, o nosso mais longevo tem 83 anos ).
Devido à sua competência, talento e entrega, o grupo vem ganhando o cenário artístico, superando limites e ajustando possibilidades impostas à cada corpo, quebrando paradigmas e provando que sempre há tempo para realizar sonhos!
O desejo de profissionalização levou o Grupo à conquista do DRT (Documento de Registro Técnico), submetendo-se à uma avaliação profissional no Sinddança – Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado de São Paulo, por uma banca composta de renomados profissionais da área juntos à Maria Pia ( Primeira bailarina do Theatro Municipal de São Paulo, Diretora do Sinddança em SP)
Com uma trajetória crescente e ativa, vem sendo considerado referência para o segmento longevo no desenvolvimento artístico, corporal, técnico, motor, rítmico e social. Frequentemente é convidado a participar com destaque em importantes eventos de dança em diversas regiões do país.

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvtbamAKaaBeEtXiHbEE40A
Instagram: https://www.instagram.com/jovensdecoracaotaplongevidade/

 

Obra: TAPPING OUR HEARTS
Sapateadoras: Meg Lovato e Kiki Pegas

Breve Biografia

Meg Lovato e Kiki Pegas
Ex integrantes da Luyz tap company e
professoras em diversas academias do estado de São Paulo. Coreógrafas e produtoras
Atuam como sapateadoras há mais de 20 anos.

Onde encontrar mais:

Instagram: https://www.instagram.com/lovatomeg/

 

Obra: JONGO SAPATEADO 
Artista: Munique Mattos e Son Lemos

Breve Biografia
Munique Mattos e Son Lemos, um intenso encontro artístico que vem culminando numa parceria de arte … compuseram dois choros juntos; produziram e criaram juntos a performance para Live em Homenagem aos 90 anos de Elton Medeiros pelo recorte do Sapateado do Samba; Participaram juntos de diversas Lives; Atuaram no Contemporâneo Lapa e mais recentemente na homenagem aos 80 anos da Cantora Áurea Martins . Dialogam um repertório que flui , reflete e recria músicas gravadas e ainda não gravadas, inspirados pela estética de tempos áureos da música brasileira e que têm relação com os famosos Regionais e a nobresa da era do rádio 📻. Tudo isso,  pensado como um ambiente promissor para o desenvolvimento e observação do comportamento da arte de um sapateado condizente a tais estéticas e linguagens genuinamente brasileiras.

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCaNkdp0GHtH3DQcZ8HzFYcw
Instagram: https://www.instagram.com/munique_mattos/
https://www.instagram.com/sapateadosamba/

 

Obra: SOFT AS MY SHOES
Sapateadores: Fernanda Faez e Filipe Sampaio

 

Obra: FEET BEAT BOX
Sapateador: Filipe Sampaio

Breve Biografia

Fernanda Faez é sapateadora, graduada em dança pela UNICAMP, mestra em Estudos em Dança Irlandesa pela Universidade de Limerick (Irlanda), fundadora da Banana Broadway (escola de dança), diretora da Cia Celta Brasil e produtora do Festival Celta Brasil.

Filipe Sampaio é um dançarino profissional que iniciou seus estudos no sapateado americano na Academia Banana Broadway de Campinas, onde hoje ministra aulas. Ao longo da vida adquiriu conhecimento de outras modalidades artísticas como dança irlandesa, danças urbanas, tecido acrobático e teatro.
Participou de inúmeros festivais de dança no Brasil e no exterior, recebendo diversas premiações como bailarino e coreógrafo e bolsas de estudos, incluindo para o Programa Jacob`s Pillow nos EUA, um dos mais conceituados do mundo. Também foi selecionado para o documentário ‘’Tap World’’ lançado em Hollywood, Los Angeles (2015) e integra a Cia Celta Brasil de dança irlandesa. Como professor também ministrou workshops em diversos festivais no Brasil e Argentina.

Onde encontrar:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/BananaBroadway
https://www.youtube.com/channel/UCT-3EdBZN9MYY0L28_3_quA
Instagran: https://www.instagram.com/fernandafaez/

 

Esperamos que vocês tenham curtido !

Compartilhem para mais pessoas conhecerem o talento desses artistas espetaculares !

 

Até a próxima!

Equipe Editoria DANÇA – Portal ArteCult.com

 

 

 

Author

Mestre em Artes Visuais, com ênfase em dança – UFRJ (2013), Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança –UFBA/FAV 2007 e Bacharel em Dança, Intérprete e Coreógrafa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2006/1. Possui formação em jazz, ballet, ballet moderno – Horton, dança contemporânea, sapateado e canto popular. Qualificada Profissional da Dança, artista-dançarina sapateadora e Instrutora de Dança, seguimento sapateado, pelo SPDRJ, atua como professora de sapateado, jazz e balé desde 2007 em diversos espaços de dança do Rio de Janeiro. Integrou a Cia de Dança Contemporânea Helenita Sá Hearp – 2004/1 a 2005/1, Cia Étnica de Dança e Teatro – 2007 a 2008, Projeto Ateliê Coreográfico do Centro Laban RJ – 2008 a 2009, Projeto de residência internacional da coreógrafa Erica Essner (Erica Essner Performance CoOp) no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro 2007 e do grupo A.C.Ho com a performance Q _ _ _ _ _ , realizada no eventro Transperformance em 2011. Como cantora atuou na Cia Nós da Dança no espetáculo Bossanossa – 2009. Foi coreógrafa residente no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro de julho de 2005 a julho de 2006, onde realizou seu primeiro trabalho autoral Chora Corpo Choro, composto pelos solos Rádio e Violão Mudo e pelo quarteto Choro na Feira. Seu segundo solo autoral Ah vai andas?! participou, em junho de 2012, em work in progress do evento Novíssimos da Ocupação Dança pra Cacilda. Em 2015 integrou o corpo de jurados dos festivais de dança Barra Dance e Barra Dance Kids. Sua oficina de Sapateado para Terceira Idade foi contemplada nos anos de 2014 e 2015 nos editais Viva a Cultura e Viva o Talento da secretaria de Cultura do RJ. Hoje atua como professora de balé e sapateado na ONG Projeto Dançarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *