A artista plástica carioca Deborah Netto abre a exposição ‘De-lírios’, no Centro Cultural Correios RJ, a partir de 16 de junho, com curadoria de Edson Cardoso e Marcelo Duprat, produção de Renata Costa, apresentando 32 pinturas que trazem elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, com uso da técnica encáustica, convidando o espectador a viajar por seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.
“De-lírios” é um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e os arabescos florais presentes em suas peças. A encáustica (do grego enkausticos, gravar a fogo) é uma técnica de pintura que usa cera como aglutinante dos pigmentos, sendo aplicada com pincel ou uma espátula quente. Essa técnica, apesar de antiga, é pouco utilizada, colocando Deborah Netto em destaque nas artes e na galeria de artistas do século XX, como Jasper Johns, Mauricio Toussaint, Diego Rivera, Georges Rouault e João Queiroz.
TEXTO CRÍTICO de Renata Costa
“O artista expressa o que vai na sua alma”.
Deborah Netto
“De-lírios” traduz a expressão da arte de Deborah Netto, criando um trocadilho entre a primeira sílaba do nome da artista e a representação das flores por meio dos arabescos florais de suas obras.
Os ensaios da mente da artista permitem que “De-lírios” surjam através da suave mistura de cores que se entrelaçam e refletem de forma harmônica, a potencial capacidade de criação do inconsciente.
Fazendo uso da técnica encáustica a artista trilhou sua trajetória, fundindo cera aos pigmentos, criando “melanges” de cores que se integram a partir da ação do fogo. Como diferencial as pinturas trazem a inserção de sulcos na superfície e arabescos florais, os quais a artista começou a desenhar na infância, fazendo destes uma característica predominante em suas obras.
Pintura Encáustica vem da palavra “Encausticus” que significa pintura a fogo, misturando cera de abelha e resina damar, técnica remota desenvolvida pelos gregos desde o século V a.C, também utilizada pelos romanos e egípcios.
“De-lírios”, ao que possa parecer, não tem qualquer relação com a alienação. Pelo contrário, aproxima-se da mais profunda forma de expressão meticulosa da artista, pelo contraste das cores fortes, que se misturam de forma suave criando tons de degradê mediante o processo alquímico do derretimento da cera e introdução dos pigmentos com o material ainda quente.
A artista faz alusão a elementos da natureza, tais como o ar, a água, as flores, folhagens e jardins, os quais convidam o espectador a mergulhar em seu fantástico mundo de materialização das inspirações, tons e formas.
Renata Costa, artista plástica, arquiteta e urbanista.
SOBRE DEBORAH NETTO
Deborah Netto é artista plástica nascida na cidade do Rio de Janeiro, bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde jovem, a artista foi estimulada a apreciar o mundo da arte no ambiente familiar, tendo já naquela época começado a desenhar arabescos e pintar em aquarela.
O trabalho da artista passou por diversas fases e técnicas, como aquarela e pintura acrílica, tendo se aprimorado ao longo dos anos, até chegar na pintura encáustica. Esta técnica, apesar de ser pouco difundida, é uma das mais remotas do mundo, mesclando diversos materiais e suportes sem estar presa a uma narrativa predeterminada.
Além da pintura, Deborah Netto desenvolveu trabalhos em escultura e joalheria autoral, tendo participado de inúmeras exposições e catálogos nessa área.
A artista participou de várias exposições Nacionais e Internacionais, como em Portugal, Japão, Suíça, Alemanha, EUA, Finlândia entre outros. Deborah Netto representou individualmente o Brasil na “Art Expo Malaysia”, tendo sido convidada pela Embaixada do Brasil em Kuala Lumpur. O trabalho da artista integra o acervo permanente do Itamaraty e de coleções particulares em inúmeros países, tais como Espanha, França, Japão, Dubai, Portugal e Holanda.
Em várias de suas obras, é possível observar linhas de arabescos que surgem das manchas de cor, padrões florais e abstratos, cuja interpretação varia de acordo com o observador. O foco inicial é claro em ritmos abstratos da cor que remete a uma natureza interior, dialogando com o imaginário do observador.
Deborah Netto considera que “o artista expressa o que vai na sua alma”, revelando e transpondo por meio de cores e formas os sentimentos que habitam dentro de si juntamente com o mundo intangível que nos cerca. Sua obra corrobora com a seguinte afirmação: “A alegria reside em pintar e explorar temas que sugerem um contato estreito com a natureza das coisas e da alma, revelando-se através do resultado final de seu trabalho”.
Formação e Títulos
? Curso de Cenografia Universidade Estácio de Sá / TV Educativa. RJ, 1997. Com workshop em maquetes e adereços.
? Curso de Graduação: Pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Pintura.
? Curso de Pós-graduação em Técnicas e Procedimentos Artísticos Universidade Cândido Mendes (UNICAM – Prominas) (em curso)
Exposições Internacionais
? European end Latin American Contemporary, Art Biennial Exhibition. Ava Galleria, Helsink – Finlândia (2021/2020).
? 4w 43 Space ART – New York. Mostra de Arte “Arte no Outono Rosa”, New York, EUA (2019).
? Sede da ONU – New York, 10017 EUA “Arte no Outono Rosa” (2019).
? ARTE VIDA ARTE – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8. Helsink – Finland (outubro/2019)
? Art Expo Enoco – Osaka Centro de Convenção Japão (outubro/2019)
? AVA Art Festival – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (junho/2019)
? Looks OF Perception – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (janeiro/2019)
? SVAC – Finland – Exposição “Visões” (novembro/ 2018)
? AVA Galleria – Pohjoinen Rautiekatu 17B 8 Helsink – Finland (novembro/2018).
? Collorida Art Gallery – Lisboa, Portugal (novembro/2016)
? Art Expo Malaysia Plus – 10ª edição MATRADE Exhibition and Convention Centre (MECC), Kuala Lumpur, Malaysia (outubro/2016)
? Minocom Swiss Art Gallery 8486 Rikon, Zurich Switzerland (2015)
Exposições Nacionais (principais)
? Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Niterói (2021)
? Bela Bienal – Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro (2021)
? Pinturas Gravuras Contemporâneas Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro (agosto/2019)
? Bienal Européia Latino-americana Centro Cultural dos Correios RJ (maio/2019)
? Bienal Européia Latino-americana Casa França Brasil, Rio de Janeiro (maio/2019)
? Arte Vida Arte – Cidade das Artes Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (março/2019)
? Exposição Arte por Excelência Galeria Casa de Portugal, São Paulo (agosto-setembro/2018)
? Primeira Expo Arte, Galeria Art Lab. São Paulo Stand 23 – Benedito Calixto, São Paulo (setembro/ 2018)
Exposições Coletivas
? Pintura em curso. Pinturas. Galeria de Arte UFF, Niterói – RJ, (2008)
? Entrecaos. Pinturas Movimento Rota das Artes. Ateliê Josete Cherene – RJ, 2005.
? Galeria Universo. Pinturas Movimento Rota das Artes. Galeria da Universidade Universo, Niterói RJ, 2004.
? 4ª Mostra de Arte Pinturas. Ateliê Icléa Eccard, RJ, 2004.
? 1ª CREART – Mostra de Arte do CREA-RJ Pintura. Exposição coletiva. Galeria 2º andar, CREA-RJ, 2002.
? Exposição coletiva “Grupo Serra”. Pinturas. Prefeitura de Petrópolis. SESC, Rio de Janeiro (1999)
? Salão de Arte Universidarte IX. Pinturas. Galeria Universo – Barra – RJ -2001.
? Percursos. Pintura. Exposição Coletiva – ESCOLA DE BELAS ARTES. Espaço Cultural do Centro de Letras da UFRJ, Ilha do Fundão, RJ, 2001.
? Exposição individual “Emissários de Luz”. Pinturas. Salão Azul, CREA – RJ, 2001.
? Salão dos 180 Anos de Excelência da UFRJ. Pinturas. Instalações do Cetem, UFRJ. RJ, 2000.
? Coletiva de Pintura da AABB – Niterói. Pinturas. Associação Atlética do Banco do
Brasil. RJ, 2000.
? Pinturas. Detalhe e projeto de pintura mural. Galeria EBA 7, Rio de Janeiro (1999)
Outras Atividades.
? Arte Milenar. Atelier de Pintura em Porcelana e Faiança. Desenho e Criação de peças. Shopping Itaipu
Multicenter, 2º Piso. RJ.
? Ateliê Netto & Duprat (direção e coordenação). Aulas de Desenho e Técnicas de Pintura. Shopping Itaipu Multicenter, 3º andar, sala 352.RJ.
? Carnaval Escolas do 1º Grupo de Marica Júri de Alegorias e Adereços. Avenida do Samba de Marica-RJ. 2002.
- Rota das Artes de Niterói. Organização e coordenação do evento, exposições e mostras do grupo Rota das Artes de Niterói. 2004 – 2007.
- Art Lab Gallery São Paulo. Exposição permanente (artista residente) São Paulo – SP
SOBRE A CURADORIA E PRODUÇÃO
Edson Cardoso é curador e proprietário da Ava Galleria, em Helsinki (Finlândia), tendo organizado diversas exposições e bienais nacionais e internacionais no Brasil, Japão, França, Alemanha, Portugal e EUA.
Marcelo Duprat é curador, artista plástico, professor de pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em História e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Pintura pela Universidade de Lisboa. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, história e crítica da arte, análise da composição e teorias da forma.
Renata Costa é produtora, artista plástica, arquiteta e urbanista, tendo participado de várias exposições no Brasil, tendo recebido mérito artístico no Luxemburg Art Prize 2021, prêmio de destaque na 5ª. Bela Bienal Europeia e Latino-americana de Arte Contemporânea, finalista do International Art Award 2022-Miami/EUA, dentre outros.
SERVIÇO
Exposição: “De-lírios”
Artista: Deborah Netto
Instagram @deborahnetto.pinturas
Curadoria: Edson Cardoso e Marcelo Duprat
Instagram: @cardosoedson_ava @marceloduprat555
Produção: Renata Costa
Instagram: @renatacosta_art
Abertura: 16 de junho de 2022 às 17h
Visitação: 16 de junho a 30 de julho de 2022
De segunda a sábado, das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ – térreo
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Tel: (21) 2253-1580
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: ICELA – Instituto Cultural Europeu e Latino Americano/ Paula Ramagem Comunicação/ Arte Vida Arte / Ava Galleria / Alavancart / Centro Cultural Correios / Ministério das Comunicações / Pátria Amada Brasil
Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção a Rua da Alfândega); ônibus (saltar em
pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na
Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio
Branco/Uruguaiana).
Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes e limita a quantidade de visitantes, visando a não
aglomeração.