Analisar e interpretar os momentos decisivos da literatura brasileira, reconhecendo neles projetos de interpretação do Brasil. Estabelecer relações entre obras literárias, de um lado, e pinturas, esculturas, filmes e canções brasileiras. Relacionar textos tradicionais dos chamados intérpretes do Brasil com as obras de arte analisadas são os objetivos do curso de extensão Arte como interpretação do Brasil, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Rogério Duarte Barreiros.
Neste curso serão analisadas obras da literatura brasileira que, em diálogo com outras, do universo da pintura, da escultura, do cinema e da canção popular, revelarão o projeto de seus autores de interpretar a experiência brasileira por meio da arte, explica o docente do curso. “Também serão analisados fragmentos de textos dos chamados intérpretes do Brasil – especialmente Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. e Gilberto Freyre -, de modo a revelar congruências e incongruências entre formas de pensar o Brasil”.
Este curso é dirigido a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino.
Descontos e convênios: Alunos FESPSP possuem 40% de desconto; ex-alunos e instituições conveniadas, 15% de desconto. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br
SERVIÇO
Carga Horária: 24h
Data:
Início: 08 de Março de 2017.
Término: 10 de Abril de 2017.
Docente
Carlos Rogério Duarte Barreiros
Horário
Segundas, das 19h às 22h30.
Sobre Carlos Rogério Duarte Barreiros
Graduado em Letras-Português pela Universidade de São Paulo (2000). Doutor em Literatura Portuguesa na mesma universidade, sob a orientação da Profa. Dra. Marlise Vaz Bridi. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira e Teoria Literária. É membro do Grupo de Estudos de Literatura de Autoria Feminina, certificado pela USP em 2013 e inscrito no diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – CNPq. Em 2014, iniciou pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Chaia, investigando relações entre Literatura e Sociedade.
Visite nosso portal: www.fespsp.org.br
SOBRE A FESPSP
FESPSP: 83 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
Agência FESPSP
Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br
Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br
DINO: Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra