Atividade ocorre nos dias 25 de outubro e 01 de novembro
Porto Alegre, 09 de outubro de 2017 – Nos dias 25 de outubro e 01 de novembro, das 19h às 22h, a chef espanhola Belén Montava promove o curso de Pintxos no Instituto Ling. Originalmente uma pequena porção de comida servida sobre uma fatia de pão, que dava para pegar com um palitinho no balcão de um bar, os Pintxos, esse tipo de tapas ou petisco tradicional do País Basco, ultrapassaram as fronteiras e o oceano e chegam agora ao Instituto Ling pelas mãos de Belén.
Em dois encontros, a chef divide todos os segredos por trás de receitas autênticas e tradicionais, para que os participantes possam reproduzir e experimentar as delícias de um legítimo bar da Espanha, sem sair de casa. São receitas de releituras de pratos como cornetes recheados de creme de batata e ovas de peixe, pintxo pizza, e tradicionais como falsa burrata, Pintxo moruno, entre outros.
As inscrições custam R$ 380,00 e devem ser feitas através do site da instituição: http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/gastronomia/curso-de-pintxos.html
Curso de Pintxos com a chef Belén Montava
25/10 e 01/11, das 19h às 22h, no Instituto Ling – Rua João Caetano, 440
Investimento – R$ 380,00
http://www.institutoling.org.br/index.php/cursos/gastronomia/curso-de-pintxos.html
25.10.2017 – Releituras
– Pesto escalivado, pão coca e encurtidos;
– Releituras do atum em lata: Steak tartar de atum temperado;
– Pintxo pizza: manta de burrata recheada;
– Cornetes recheados de creme de batata e ovas de peixe;
– Leche frita brulée e arrope.
01.11.2017 – Tradição
– Falsa burrata. Capresse;
– Churros de bacalhau e molhos;
– Pintxo moruno (espetinho) e maionese de batata ao rãs hanout;
– Peixe frito, alcachofra, limão e azeitona;
– Tapa doce de amêndoas e calda cítrica.
Sobre a Chef: A chef espanhola Belén Montava é multitarefa: especializada em gastronomia espanhola e internacional, está sempre em busca de aproximar o turismo, as artes e a história de seus cardápios e cursos.
Herdou da bisavó a paixão pela gastronomia, que a levou a trabalhar com turismo gastronômico durante 21 anos na Europa, além de passar por diversas cozinhas internacionais, como Enopata em Valencia (vinhos e gastronomia), The Crown em Londres (restobar), The Boulevard em São Francisco (novelle cuisine), Alambique Madrid (escola cozinhas do mundo), La Seu Xerea Anglo-birmana (restaurante), Rathaus Wiesbaden (cozinha tradicional alemã), Tapeame Madrid (Tapas e iguarias), Restaurante Itinerante Palácio Democracia Berlim.
Desde 2013 vive em Porto Alegre, onde desenvolve projetos de turismo e gastronomia, como palestras, aulas de gastronomia e gastronomia cultural, cooking shows, aulas particulares, além de assinar cardápios para eventos de diversos tamanhos e roteiros de turismo gastronômico.
A partir deste semestre Belén integra o time de professores convidados do curso de Graduação em Gastronomia da Unisinos.
Mais informações: http://www.belenmontava.es| facebook.com/belenmontavachef