Conheça Laufey, nova voz do jazz que encantou a geração Z

Foto: @jadensjpgs

Aos 24 anos, a cantora, compositora e multi-instrumentista islandesa chinesa Laufey está rapidamente se tornando um fenômeno global, unindo jazz, música clássica e toques de bossa nova com sensibilidade pop. Em 2023, ela cativou milhões de ouvintes com o lançamento do álbum Bewitched, indicado ao GRAMMY na categoria de Melhor Álbum de Pop Tradicional.

Ouça Bewitched: https://laufey.ffm.to/bewitched

Neste trabalho, Laufey não apenas redefiniu o jazz, mas também quebrou o recorde global do Spotify, alcançando a maior estreia de um álbum do gênero na história da plataforma, com quase 6 milhões de streams apenas nas primeiras 24 horas. Nas redes sociais, ela acumula mais de 4 milhões de seguidores e 12 milhões de ouvintes mensais somente no Spotify, se tornando a maior artista da Islândia em termos de streaming. A turnê de Bewitched, que passará pelos Estados Unidos e Europa em 2024, conta com todos os ingressos esgotados.

Inspirada por ícones como Ella Fitzgerald, Cole Porter e Gershwin, e contemporâneos como Taylor Swift, Laufey combina storytelling com experiências pessoais para criar músicas que falam sobre amor e amadurecimento. Seu objetivo é tornar o jazz e a música clássica acessíveis a uma nova geração, algo que ela tem conseguido com sucesso, como demonstrado nos singles “From the Start” (recentemente apresentada ao vivo no programa Jimmy Kimmel Live, um dos principais talk shows da TV norte-americana) e “Lovesick”, que acumulam milhões de streams.

Assista ao clipe de “From The Start”: https://www.youtube.com/watch?v=lSD_L-xic9o

Assista ao visualizer de “Lovesick”: https://youtu.be/y6-LuNQRo9E?si=7Jy1F4hig2m1j61s

Assista a “From the Start” ao vivo no Jimmy Kimmel Live: https://youtu.be/urQm1G6hjn0?si=xq9_x8iqPQTjqpwl

Além disso, Laufey vem mostrando sua versatilidade em de colaborações com diversos artistas, como a renomada Norah Jones, no single duplo “Christmas With You” (que conta com “Better Than Snow”, parceria de composição entre as duas) e a britânica beabadoobee, na faixa “A Night to Remember”.

Laufey cresceu entre Reykjavík e Washington, D.C., com visitas anuais a Pequim. Tocando violoncelo e piano desde a infância, a artista se apaixonou pelo jazz ao explorar a coleção de discos de seu pai. Em 2020, ainda na universidade, Laufey lançou seu single de estreia, “Street by Street”, que liderou as paradas de rádio islandesas. Após o lançamento do EP Typical of Me em 2021, foi nomeada Melhor Nova Artista de Jazz e Blues no Icelandic Music Awards e alcançou o primeiro lugar na parada de Álbuns de Novos Artistas Alternativos da Billboard com Everything I Know About Love (2022).

Author

Escorpiana, nascida em 92. Babby é jornalista, poeta, produtora, diretora e aspirante a artista. Trabalha com produção e making of com bandas do interior de SP, produziu e dirigiu o filme Eu Nasci Assim, participou do programa Na Bota do Rock na FM90 e faz cobertura de shows. Nas horas vagas, escreve poemas que fala sobre amores e desamores que habita dentro do seu pequeno mundo azul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *