“Plift ploft still! A porta se abriu!” é o Castelo Rá-Tim-Bum voltou!
Com apoio da Oreo, um dos maiores programas pedagógicos produzido pela TV Cultura voltou com um especial recheado com muita nostalgia, trazendo de volta a magia do famoso Castelo Rá-Ti-Bum, com membros do elenco original que se reencontraram após o fim da série, há quase 30 anos.
A ideia desse reencontro surgiu por conta da campanha feita pela Oreo e que acabou despertando nos fãs, que cresceram assistindo o Castelo, a nostalgia e o encanto do que era visitar esse mundo mágico que nos era apresentado. Não demorou para que um simples comercial de biscoito recheado se tornasse uma forte campanha, movida pelos fãs, para trazer o Castelo de volta. E em um passe de mágica, esse desejo foi realizado.
O próximo passo, foi reunir novamente esse elenco maravilhoso que deu vida aos personagens do Castelo, junto com Cao Hamburger, criador e diretor da série. Destaque da reunião para Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Cassio Scapin (Nino), Fredy Állan (Zequinha), Fernando Gomes (Gato/ Relógio), Alvaro Peterson (Celeste/ Godofredo) e Enrico Verta (Mau). Outros nomes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora), Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha) também marcaram presença. As Passarinhas Dilma Souza e Ciça Meirelles, bem como as Fadinhas Fafi Prado e Teresa Athayde finalizam o quadro de atores no reencontro.
Cada pergunta feita nesse reencontro, provocou emoções e sentimentos infantis que trouxeram, não tem outra expressão, a pura magia do programa, principalmente pelos argumentos e inspirações que os personagens provocaram no público.
Cada ator deu seu depoimento de como seu personagem teve impactos positivos nas crianças que os assistiam. Um destaque especial vai para a Cinthya, que foi uma forte referência, pois uma atriz negra dentro desse universo mágico acabou inspirando crianças da mesma etnia.
Até mesmo o Dr. Abobrinha teve um impacto positivo nas crianças, não deixe de conferir a história que Pascoal compartilhou durante o reencontro.
A nostalgia só aumentava com momentos de reconstruções de cenas, bate-papo sobre o processo de manipulações dos bonecos e, é claro, sobre como foi feita a trilha sonora e as canções marcantes do Castelo, que só de lembrar, faz qualquer um cantar, especialmente a música de banho do ratinho, que temos um carinho especial por todo mundo lembrar e cantar sem parar.
Um destaque final para esse reencontro foi uma grande homenagem ao Sergio Mamberti (que faleceu em 2021), que interpretou o Dr. Victor, que é, sem dúvida, o momento mais tocante desse especial, por conta da surpresa que aguarda ao espectador que o assistir.
Graças ao sucesso comercial de uma propaganda, a TV Cultura, junto com a Oreo, viram como o Castelo não foi apenas um programa infantil para ajudar na educação e aprendizado das crianças que o assistiam, mas também um marco na televisão brasileira, que atravessou gerações e que ainda é lembrado por quem foi criança na época. Hoje cresceram e repassaram essa obra “para frente” , e que, depois do sucesso da série, migrou da televisão para outras mídias, como cinema, teatro e exposições que esgotam ingressos a cada nova exibição, e agora, esse novo especial que faz o elenco olhar para trás, relembrando os momentos marcantes das gravações, e olhar para o agora e entenderem a grande referência que o Castelo se tornou para a cultura brasileira.
Castelo Rá-Tim-Bum Reencontro será exibido na noite de sábado, dia 25 de fevereiro às 22h na TV Cultura, e no dia seguinte, no domingo dia 26, estará disponível no canal da Oreo no Youtube, @OreoReceitasBrincantes .