Neste sábado, dia 18 de maio, o público carioca vai conferir uma programação focada na pluralidade de expressões artísticas na Casa Museu Eva Klabin. A partir das 14h, a Casa está aberta para visita mediada de peças históricas que compõem o acervo, bem como para a visita da exposição “Uma Casa Toda Sua”, baseada na obra de Virginia Woolf. Também será possível assistir ao processo de retoque e limpeza empregadas para devolver a autenticidade aos quadros no Ateliê de Restauro. Às 15h, a artista Julie Brasil ministra a oficina “As Perspectivas na Arte”. No fim de tarde, às 17h, a Casa inaugura o projeto “Pôr do Sol” com o show “Fluorescente”, de Assucena.
Confira a programação especial deste sábado (18):
Visita Mediada à Casa Museu e à exposição “Uma Casa Toda Sua” (14h)
Abertos à visitação gratuita, os 10 cômodos da Casa reúnem em seu acervo mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.), Idade Média, Renascimento até o Impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. Todos os cômodos da casa onde Eva Klabin (1903-1991) viveu durante mais de 30 anos estão com ambientação original e peças de decoração e vestuário da colecionadora de arte.
Obra de Bel Barcellos.
Conservando o propósito do espaço em transitar entre temporalidades distintas, o público encontra obras de artistas contemporâneos também distribuídas pelo espaço. Até o dia 23 de junho, a exposição “Uma Casa Toda Sua” ocupa os cômodos trazendo obras de catorze artistas mulheres com discursos e poéticas bastante diversas. A exposição é baseada no livro “Um Teto Todo Seu”, de Virginia Woolf. Na obra, a autora reflete sobre as dificuldades para que as mulheres tenham uma posição de destaque e possam se expressar livremente. Atividade gratuita.
Ateliê de Restauro (14h)
Edson Motta Junior. Foto: Divulgação.
Conhecida pela extensa coleção de arte, a Casa Museu tem cinco obras restauradas pelo especialista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Edson Motta Junior. O público vai assistir ao processo e às técnicas de retoques e limpeza empregadas para devolver a autenticidade aos quadros dentro de um estúdio de vidro localizado no jardim do Museu. Atividade gratuita.
Oficina com Julie Brasil (15h)
Em “As Perspectivas na Arte”, Julie Brasil – que participa da exposição “Uma Casa Toda Sua”, com a obra “Ofertório (Sangue, Leite e Lágrima)” – pretende discutir sobre diversas perspectivas utilizadas na história da arte ocidental, traçando uma ponte com aplicações no mundo contemporâneo. Os participantes também farão um exercício prático, a partir da construção de caixas diversas com um ponto de fuga, utilizando lápis sobre folha de papel A3. A proposta é inspirada na obra Stacks do minimalista norte-americano Donald Judd. A oficina faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM. Inscrições: R$20,00.
Patrizia D’ Angello. Patrizia é a autora da pintura da fachada, que mostra Virginia Wolf e Eva Klabin. Foto : Divulgação.
Pôr do Sol apresenta: Assucena (17h)
-
-
Fechando a programação de sábado, a cantora Assucena abre o projeto “Por do Sol” nos jardins da Casa Museu, criando uma atmosfera intimista de fim de tarde tropical. Ao lado do músico multi-instrumentista Rafael Acerbi, a artista apresenta “Fluorescente”, um show composto por composições autorais, incluindo canções inéditas que estão presentes em seu primeiro álbum nesta nova fase da carreira solo, “Lusco Fosco”. As músicas carregam uma reflexão sobre o Brasil contemporâneo e sobre afetos, desilusões e demandas de pessoas trans e travestis. O repertório inclui canções como “Menino Pele Cor de Jambo”, “Nu”, “Reluzente”, “Manhoso Demais”, “A última, quem sabe” e outras composições de diferentes estilos musicais tratadas de forma jazzística, que ganham arranjos instrumentais com improvisos. O público também terá acesso a uma carta de drinks refrescantes, como gin tonic com ervas da hortelã, caipirinha, caipivodka, e outras criações, como os drinks “Selvagem”, “Samba”, “Apple Pie” e “Pornstar”. A curadoria musical é de Tomaz Soares. Ingressos a partir de R$25,00 (meia).