Apresentações e atividades gratuitas serão realizadas no dia 28 de abril, no Centro de Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, espaço que recebe o evento pela primeira vez
Oficinas, rodas e cortejos culturais pelas ruas. A edição 2024 do Mitos e Ritos da Cultura Popular, evento anual gratuito, organizado pela Casa do Saber Popular, considerado um dos maiores espaços de vivência, valorização e preservação da Cultura Popular Brasileira, encerra sua programação com a presença de renomados representantes de diferentes expressões culturais brasileiras e apresentações inéditas de grupos culturais como o Jongo de Pinheiral, originário da cidade de Pinheiral, no Vale da Paraíba (sul do Estado do Rio), conhecida pelas fazendas de café. “O Jongo é uma expressão de origem africana que se manifesta no Brasil principalmente na região Sudeste e conta com três elementos essenciais: o canto, a dança e a percussão. Vamos estrear no evento ministrando uma oficina especial de jongo, no qual mostraremos elementos do Jongo, manifestação cultural que foi reconhecida em 2005 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial brasileiro. Em Pinheiral, a tradição é de dois tambores: o grande e o candongueiro. O contratempo entre os dois é feito com um pedaço de pau chamado de macuco”, conta Maria da Graça da Silveira Santos, uma das organizadoras do grupo.
Desta vez, o Mitos e Ritos da Cultura Popular está sendo realizado com em dois grandes locais dedicados à Arte, Cultura e Educação, como a Casa do Saber Popular, em Guaratiba (Zona Oeste) e o Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca (Zona Norte), que recebe o evento pela primeira vez. Neste domingo, dia 28/4, serão ministradas no novo espaço oficinas gratuitas de Capoeira com o Mestre Gato e de Jongo com Jongo de Pinheiral, e rodas culturais. Serão 40 vagas para cada oficina, destinada ao público adulto, sendo algumas delas para Portadores de Síndrome de Down. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo Whatsapp (21) 99459-4165.
Outra grande atração do evento é o cortejo cultural, que será realizado pelas ruas da Tijuca, com apresentação de ritmos ancestrais brasileiros e a presença de todos os participantes.
“O evento Mitos e Ritos da Cultura Popular oferece uma oportunidade única para os participantes mergulharem nas raízes da Cultura Brasileira, promovendo o diálogo intercultural e o entendimento mútuo. É um momento de celebração, aprendizado e reflexão, que reforça a importância de preservar e valorizar as tradições que nos tornam quem somos. Além do resgate da Cultura Popular Brasileira, os praticantes das manifestações populares também tem a possibilidade de reconhecer-se nessa história, elevando sua autoestima e seu olhar mais reflexivo a respeito de si, do outro e do mundo”, explica a Doutora em Educação e Psicopedagoga Ana Carolina Rosa, co-fundadora e coordenadora da Casa do Saber Popular.
“A diversidade da Cultura Popular Brasileira pode ser vista e, principalmente, sentida. Nas oficinas de Capoeira, Jongo e Tambor de Crioula, os participantes aprendem com os Mestres, passos, músicas e a história das danças e lutas”, ressalta o idealizador da Casa e também do evento, o renomado Mestre de Capoeira Marcus Vinícius Macul (Mestre Feinho).
Esta iniciativa conta com o apoio do Governo Federal, do Ministério da Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro @sececrj , através do Edital “Diversidade em Diálogo” da Lei Paulo Gustavo.
SERVIÇO
EVENTO MITOS E RITOS DA CULTURA POPULAR 2024
Programação:
Dia 28/4 (domingo) – local: Centro da Música Carioca Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim 824 – Tijuca)
– 14h às 16h – Oficina com Mestre Gato (Capoeira)
– 16:15 às 18:15 – Oficina com Jongo de Pinheiral (Jongo)
– 18:30 às 20h – Roda Cultural com Capoeira Angola e Jongo
– 20h às 21h – Cortejo Cultural pelas ruas da Tijuca com Mestre Messias
Inscrições e informações pelo whatsapp: (21) 99459-4165