Carnaval com natureza: Legado das Águas é destino de ecoturismo no feriado
Reserva também tem programação especial de verão, com opções para observação de astros, trilhas e canoagem.
Para quem gosta de verão e natureza, a combinação ideal está a duas horas de São Paulo capital. O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, em Miracatu (SP), está com uma programação especial para o período de verão, além de uma agenda exclusiva para o feriadão de Carnaval 2020. As atividades iniciaram em janeiro e vão até 26 de fevereiro.
As programações não só são alternativas para curtir o calor, mas uma oportunidade de contato com a natureza em alto grau de conservação da Mata Atlântica, reservando experiências únicas. Entre elas, o encontro com espécies raras da flora nativa, além de conhecer a floresta que abriga animais extremamente raros no mundo todo, como a anta-albina e o cachorro-vinagre. Sem contar a orquestra formada por aves e pássaros das mais variadas espécies e cores, espetáculo que pode ser assistido e escutado enquanto o turista aprecia o seu café da manhã ou almoço, culinária que é uma das marcas do Legado das Águas.
A programação tem opções para aproveitar os diferentes atrativos turísticos da Reserva:
Astro Experience: a posição geográfica do Legado das Águas favorece a observação de planetas, berços estelares, estrelas mortas, aglomerados e outras galáxias com equipamentos de ponta. Realizar essa observação noturna é uma experiência diferente de beleza singular;
Trilha Copaíba – Mirante do Sinal: passa por diversos córregos e contempla um mirante natural de tirar o fôlego a 700m de altitude com vista de 360° da Mata Atlântica, e com direito a sinal de celular, onde o turista pode fazer fotos, vídeos e postar nas redes sociais;
Trilha Cachoeira Dezembro: além de um visual deslumbrante, dentro da floresta, a trilha finaliza em uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos;
Canoagem: ideal para quem já fez e para quem fará pela primeira vez. Enquanto o turista rema, poderá contemplar a floresta que margeia o Rio Juquiá, além de ter uma grande possibilidade de avistar aves como martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás;
Legado Experience: já é considerada a atração queridinha dos turistas. A atividade engloba trilhas curtas de nível de execução fácil com lindas paisagens, visita ao viveiro de plantas nativas (um trabalho pioneiro no Brasil feito pelo Legado das Águas) e banho de cachoeira.
Carnaval 2020 – A programação de Carnaval tem uma atividade que está sendo considerada uma inovação no ecoturismo: a canoagem noturna. Um passeio sensorial guiado pelo luar, onde o turista vive a experiência de sentir a imponência da floresta durante a noite, com segurança, conforto e diversão.
A programação para o feriado tem início no dia 22 e encerra no dia 26, começando com o Legado Experience, Astro Experience, Caiaque, Trilha Cachoeira Dezembro, Trilha Copaíba-Prainha (sendo 8 km terrestre e 3 km aquática, que pode ser percorrida de caiaque ou barco), Banho no Rio Juquiá e a Canoagem Noturna.
O turista que optar por passar mais de um dia no Legado pode se hospedar em Pousada ou camping à beira do rio – necessário consultar disponibilidade. As atividades podem ser realizadas por todas as idades, ideal para famílias e grupo de amigos que buscam por uma experiência que proporcione bem-estar através do contato com a natureza.
A programação de verão completa pode ser consultada por meio do endereço eletrônico:
A agenda do Carnaval pode ser consultada por meio do endereço eletrônico:
Para consultar a disponibilidade para hospedagem:
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.