
O Pagador de Promessas. 1962
Em 1962, filme de Anselmo Duarte levou principal prêmio do festival; No total, o Brasil já foi premiado seis vezes nas principais categorias da história de Cannes
Pela terceira vez, o diretor Kleber Mendonça Filho será o representante do Brasil na corrida pela Palma de Ouro, prêmio máximo do festival de cinema de Cannes, na França. Mas o país já acumula pelo menos 6 vitórias nas categorias principais das competições do evento, além de prêmios nas mostras paralelas.
Um levantamento da empresa de inteligência Oddspedia

Primeira vitória brasileira em Cannes: Em 1953 com “O Cangaceiro” de Lima Barreto
Na edição de 1962, a comédia dramática O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, conquistou a inédita Palma de Ouro para o Brasil. O filme narra a trajetória do critão Zé do Burro, vivido por Leonardo Vilar, em busca de cumprir uma promessa de entrar na Igreja de Santa Bárbara com a cruz que carrega do interior do sertão baiano até Salvador, após seu burro ter sido curado de uma infecção.
Desde então, o filme foi o único brasileiro a conquistar a premiação máxima do festival, mas o Brasil voltou a competir mais vezes, e ganhou outros prêmios. Confira abaixo:

Participações Brasileiras em Cannes. Fonte: Oddspedia.
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!













