Os canais Globo e o Globoplay marcam presença na série de palestras virtuais que o Rio2C promove, a partir de segunda-feira, dia 04, no seu canal no YouTube. Esta versão digital do festival, considerado o maior evento de criatividade e inovação da América Latina, estará aberta gratuitamente ao público. Um dos destaques do primeiro dia deste ciclo de palestras é o painel ‘Globoplay Apresenta: The Good Doctor’, que vai contar com a participação do roteirista da série americana, David Renaud. Renaud vai falar sobre o processo de escritura dos roteiros de ‘The Good Doctor’, que terá a segunda parte da terceira temporada disponível no Globoplay neste mês de maio. Ele conta como o fato de ser médico e cadeirante contribuiu para o seu olhar sobre o protagonista, dr. Shaun.
Fazendo o contraponto brasileiro sobre as séries médicas, o painel contará também com o redator final de ‘Sob Pressão’, também disponível no Globoplay, Lucas Paraízo, que vai falar sobre narrativas médicas criadas, ambientadas e realizadas em sistemas de saúde tão diferentes: o público e o privado. “Colocar dois roteiristas de duas séries médicas para discutir processos criativos e os rumos da dramaturgia pós pandemia é muito pertinente. Acho que as séries de saúde conseguem trazer para ficção uma parte muito importante da realidade para que, de alguma maneira através da dramaturgia, a gente possa colaborar para conscientização do público do que está acontecendo a seu redor. Acaba que essa discussão sobre entretenimento passa a ser uma discussão social, uma revisão de valores e um apontamento para uma esperança, para uma utopia possível de que a gente consiga transformar esse momento em alguma coisa que realmente transforme a gente”, pondera Lucas.
Ainda na segunda-feira, a partir das 16h, a atriz e diretora Maria Ribeiro, que está na série “Todas as Mulheres do Mundo”, um original Globoplay lançado recentemente na plataforma, participa do painel ‘Meditação, Cotidiano e Sociedade Isolada’. Já na terça-feira, às 15h, Fábio Porchat apresenta ‘Ações de Impacto da Pandemia, sairemos disto melhores?’, que contará também com a participação de representantes de ONGs, empresas e investidores na discussão sobre as mobilizações virtuais para ações de combate à pandemia.
Na quarta-feira, dia 6, às 11h, será transmitido o painel ‘Educação nas Telas’, que conta com a participação de Carla Faour, criadora e roteirista de “Segunda Chamada”, e Débora Bloch, protagonista da série. Através de suas experiências nesta produção, elas, junto com outros criadores de produções audiovisuais focadas no universo educacional,conversam sobre a representação de minorais sociais na televisão.
Encerrando a participação virtual dos talentos do universo Globo e Globoplay no Rio2C, o painel ‘Elas, Autoras de dramaturgia’, que será transmitido dia 08, sexta-feira, às 10h. Nele, as roteiristas Carolina Kotscho, da série “Hebe”, Flávia Lins, da série “Detetives do Prédio Azul”, do Gloob, e Maria Camargo e Rosane Svartman, autoras de sucessos como “Assédio” e “Bom Sucesso”, respectivamente, vão falar sobre as inspirações, sensibilidades e sobre a capacidade de impactar a audiência brasileira. “Admiro muitíssimo o trabalho das autoras que estão comigo nessa conversa e também da moderadora, Carla Esmeralda, que está sempre à frente de iniciativas que promovem o audiovisual. Acredito que a mesa vai ser uma grande oportunidade de trocar experiências com mulheres responsáveis por produtos audiovisuais de grande repercussão. São narrativas de diversos gêneros que têm em comum o ponto de vista feminino. Porque todo roteiro tem a marca de quem somos”, conta Rosane Svartman. “Em um momento tão espantoso da nossa história, trocar ideias e experiências é mais urgente do que nunca. Juntos, precisamos reaprender tudo, inclusive novas maneiras de nos conectar”, completa Maria Camargo.
A programação completa do evento está no site https://www.rio2c.com/alive/
Sobre o Rio2C
Em sua segunda edição, em maio de 2019, o Rio2C obteve números expressivos. Mais de 25 mil pessoas passaram pela Cidade das Artes durante os seis dias de evento, nos quais foram realizados 415 painéis – com a participação de 1.060 palestrantes –, gerando um total de 780 horas de conteúdo. Na parte de mercado, foram realizadas 1.537 reuniões nas rodadas de negócios e 1.811 inscrições de projetos para pitchings – nas áreas de música, inovação e audiovisual. Os organizadores do evento, que conta com o patrocínio da Petrobras, estimam um aumento de 20 a 25% de impacto econômico e volume de negócios em relação ao ano anterior. Em 2018, os números totais giraram em torno de R$ 200 milhões, enquanto que em 2019 ultrapassaram a marca de R$ 250 milhões. Outro resultado que chamou a atenção foi o volume de dados trafegado no evento, ultrapassando a marca de nove terabytes nos 150 mil acessos diários, número equivalente a 2,5 milhões de fotos em alta resolução ou mais de 3 mil horas de streaming.