Biblioteca Comunitária Vento Leste tem programação cultural em São Paulo em fevereiro

Imagem de divulgação: Biblioteca Comunitária Vento Leste

 

Biblioteca comunitária de poesia tem entrada gratuita na zona leste de São Paulo 

A Biblioteca Comunitária Vento Leste, localizada na zona leste da capital paulista, apresenta sua programação cultural de fevereiro, reafirmando seu papel como um espaço dedicado à poesia na periferia de São Paulo. Instalado dentro da Ocupação Cultural Vento Leste, o projeto se consolida como uma biblioteca comunitária voltada à democratização do acesso ao livro, à leitura e à formação cultural, fortalecendo vínculos no território e ampliando o diálogo entre diferentes públicos.

Com um acervo e uma agenda que valorizam todos os tipos de poesia, da produção contemporânea às obras independentes, passando por diferentes estilos, linguagens e gerações, a biblioteca promove atividades gratuitas ao longo do mês, como rodas de leitura, encontros literários e edições do Sarau do Livro Inteiro. A programação reúne leitores, moradores, artistas e autores convidados, criando um espaço de troca, escuta e circulação da palavra poética.

A Biblioteca Comunitária Vento Leste também se destaca por receber convidados de diferentes regiões do Brasil, ampliando o alcance da poesia para além dos limites da cidade e fortalecendo a circulação de vozes diversas no território. Esse intercâmbio também se desdobra no audiobook Sarau do Livro Inteiro, disponível no Spotify, projeto que registra em áudio os saraus realizados na biblioteca. A cada edição, um autor convidado conduz a leitura de uma obra, criando um acervo sonoro que amplia o acesso à poesia e preserva as experiências literárias vividas no espaço.

Inserida na Ocupação Cultural Vento Leste, a biblioteca integra um ambiente coletivo onde convivem diferentes expressões artísticas, sociais e políticas, sendo parte importante não apenas na expressão literária da cidade, mas peça fundamental no conjunto de símbolos de resistência cultural na zona leste de São Paulo. Aberta ao público e com entrada gratuita, a Biblioteca Comunitária Vento Leste segue como um convite permanente à leitura, à convivência e à construção coletiva da cultura no território.

SERVIÇO

Biblioteca Comunitária Vento Leste

  • Endereço: R. Dr. Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca, São Paulo
  • Entrada: Gratuita
  • Redes Sociais: @bibliotecacomunitariaventolest

 

PROGRAMAÇÃO

Biblioteca Comunitária Vento Leste

  • Grupo de Estudos – Fevereiro
    27/02, sexta-feira
    Às 15h
  • Sarau do Livro Inteiro – Fevereiro
    28/02, sábado
    Autora convidada: Lais Efstathiadis
    Obra: Desobediência do Olho
  • Sarau do Livro Inteiro – Março
    07/03, sábado
    Autora convidada: Senhorita Barros
    Obra: Volte Sempre / Passar Bem
  • Batismo da Biblioteca Comunitária de Poesia
    08/03, domingo
    Às 14h
    Homenagem a poetisa Tula Pilar com apresentações especiais

Author

Chris Herrmann é escritora/poeta, musicista, musicoterapeuta, editora e webdesigner teuto-brasileira, nascida no Rio de Janeiro. Estudou Literatura na UFRJ, Música no CBM e pós-graduou-se em Musicoterapia na Universidade de Münster, Alemanha. Tem 13 Livros publicados (poesia contemporânea, haikai, romance, contos e literatura infantil); bem como participação e organização em inúmeras coletâneas de poesia no Brasil e exterior. Recebeu diversas premiações ao longo dos últimos 20 anos, como escritora, poeta, webdesigner e curadora de sarau. É editora-chefe da revista eletrônica Ser MulherArte (www.sermulherarte.com | @sermulherarte); articuladora do Mulherio das Letras na Lua (Grupo de Poesia ligado ao Movimento Mulherio das Letras); editora do Sarau da Varanda (@sarau.da.varanda) e Arthéria Viva (@artheriaviva) no Instagram. Desde Outubro de 2025, é assessora e colunista do Portal ArteCult (www.artecult.com | @artecult).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *