“Bertoleza” estreia temporada no Teatro Alfredo Mesquita com uma releitura musical de “O Cortiço”

Espetáculo “Bertoleza” | Foto: Divulgação

 

Clássico da literatura naturalista vira espetáculo musical e inverte os protagonismos com começo nesta sexta (20), às 20h

 

Por Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues

São Paulo, 19 de Fevereiro de 2026 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa apresenta a temporada do espetáculo Bertoleza no Teatro Alfredo Mesquita que começa nesta sexta (20), às 20h. A peça se trata de uma releitura musical do clássico literário naturalista de Aluísio Azevedo, “O Cortiço”, mas, desta vez, a protagonista é Bertoleza, mulher negra escravizada, no lugar do português João Romão.

Publicado originalmente em 1890, é uma das principais obras do naturalismo no Brasil. O gênero é conhecido por acentuar o realismo e descrever narrativas cotidianas sob uma observação científica, baseada no determinismo social e biológico. Para a releitura atual, foi necessária uma nova ótica, utilizando conceitos contemporâneos que destacam o papel da mulher negra.

A trama começa com o ganancioso João Romão que promete comprar a alforria da escrava Bertoleza. O casal constrói um cortiço, um armazém e uma pedreira, com muito esforço, mas o português, levado pela cobiça, quer se casar com Zulmira, filha de um recém-titulado barão e tem que se livrar de Bertoleza. Esse conflito revela as contradições da exploração, apagamento e violência do Brasil antes da abolição da escravidão, assim como, tem paralelos com a atualidade.

Durante o musical, são homenageadas personalidades negras que, assim como Bertoleza, merecem destaque na história, como: Antonieta de Barros (primeira deputada federal negra do país), Maria Firmina dos Reis (primeira escritora publicada na América Latina) e Carolina Maria de Jesus (escritora e poetisa traduzida em diversas línguas). O espetáculo, realizado pela Gargarejo Cia, foi vencedor do Prêmio APCA 2020 na categoria “Espetáculo”.

Acompanhe as redes sociais da Secretaria e o site SP+Cultura para mais informações sobre a programação das Casas de Cultura, Centros Culturais, Teatros, Museus e Bibliotecas da Prefeitura.

 

SERVIÇO:

  • BERTOLEZA – Teatro
  • Quando: 20 de fevereiro a 1º de março de 2026
  • Horários: Sextas e sábados, às 20h | Domingos, às 19h
  • Onde: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 – Santana
  • Duração: 1h30
  • Classificação: 12 anos
  • Ingresso: Grátis – 1h antes na bilheteria

 

Sinopse: 

Adaptação musical de “O Cortiço” de Aluísio Azevedo, obra clássica da literatura naturalista brasileira, onde o protagonismo é invertido. A voz agora é de Bertoleza: mulher, negra e escravizada que se relaciona com João Romão, um português ambicioso e oportunista. Bertoleza é o dedo na ferida, é o nó expulso da garganta, a voz que pergunta: e a Bertoleza?

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo – composto de 13 unidades – e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora – Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Rapha Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *