“A galeria continuará com as portas abertas por um bom tempo!”, antevia o artista Anderson Thives, em meados do ano passado. Foi em janeiro de 2022 que ele e sua parceira e também idealizadora do projeto, a arquiteta Aline Araújo, inauguraram a Galeria Provisória, temporariamente, (como o próprio nome indicava), no coração de Ipanema. Indicava, pois sua efemeridade durou pouco. Na primeira ocupação, trouxe uma retrospectiva da carreira de Thives, com cerca de 40 peças abordando mostras realizadas desde o início de sua trajetória, assim como projetos recentes abrangendo previews de novas exposições e instalações. Tudo foi se consolidando a ponto de culminar em uma versão “pop-up”, em agosto, no Botafogo Praia Shopping. Aliás, essa é a proposta: levar a Provisória para outras cidades ao redor do mundo.
E o intrépido Thives não para. Com a ideia inicial de reunir arte, moda, música e muita diversão, a Provisória acabou ocupando seus dois andares e o mezanino, se consolidando como celeiro para divulgar novos talentos de diversas nacionalidades. Hoje, dispõe de nichos instagramáveis que reproduzem um jardim sensorial – com direito a cheiro de floresta e canto de pássaros, inclusive – e instalações imersivas. O mezanino, ou o “Céu” como foi batizado, reproduz cômodos desconstruídos de uma casa (cozinha, quarto, banheiro e sala), um convite à reflexão interna de cada um.
A galeria também foi palco de lançamento de livro e revista, desfiles e utilizada como ateliê promovendo interações in loco com o público, que pode acompanhar em tempo real as criações de alguns artistas, como Miguel de Sender, o grafiteiro Andrea Brandani e o próprio Thives.
Uma das novidades já anunciadas é o lançamento de NFTs (Non-fungible tokens ou Tokens não fungíveis) de “Ursinhos Carinhosos” com mensagens pouco convencionais, marca registrada dos trabalhos de Thives. O calendário de comemorações inclui eventos pontuais realizados ao longo de todo o mês, com os já tradicionais sunsets promovidos por ele:
Parabéns pra você: os números são notáveis!
“Fazendo um balanço, nesses 365 dias de portas abertas recebemos cerca de 30 mil pessoas, abrindo de domingo a domingo. Foram ao todo 1 milhão de visualizações em postagens nas redes sociais de visitantes em Reels e conteúdos produzidos no Tik Tok. Nesse aniversário de galeria nos firmamos como um para raio de novos talentos. Foram dez artistas convidados, entre escultores, pintores, grafiteiros e fotógrafos. Nossa playlist no Spotify faz sucesso, com mais de 12 horas de música e milhares de seguidores. Há várias pessoas que voltam à galeria mais de uma vez. Outras saem de seus estados só para nos visitar. Somos um espaço democrático, acima de tudo, e podemos afirmar que conquistamos um público cativo”, declara Anderson Thives.
“Isso é só o começo, pretendemos expandir nossas divisas”, brinca ele – sem deixar de falar sério.
A importância de ocupar espaços ociosos com arte
Idealizada pela arquiteta Aline Araújo em parceria com Thives, a galeria inaugurou no início de 2022, numa loja desocupada, disponível para alugar, que pertence à família de Aline. Sua efemeridade estabelecia, na ocasião, uma analogia com os tempos de pandemia.
“Como o Rio de Janeiro vem sofrendo bastante com lojas e estabelecimentos comerciais encerrando suas atividades, é importante que os proprietários façam este movimento de ocupação de seus imóveis de alguma forma enquanto não alugam novamente. E ocupar com arte, mesmo com um projeto provisório como o nosso, nos dá muito orgulho”, diz Aline Araújo.
Sobre Anderson Thives
Anderson Thives é um dos únicos artistas brasileiros a trabalhar exclusivamente com colagem, em uma técnica que consiste em juntar milhares de quadrados de papel (em torno de cinco mil recortes por metro quadrado) nas mais variadas cores, tons e tamanhos, retirados de revistas e catálogos para formar as imagens.
Com uma grande influência da Pop Art, além de artistas como Pablo Picasso, Andy Warhol, Tom Welsseman e Richard Hamilton, com seu estilo e gosto pela cultura das imagens, específica, direta e fácil de assimilar, o artista retrata através de suas colagens toda sensibilidade, expressão e impacto formado por uma técnica pouco convencional. Sempre coloridas, alegres e vibrantes, suas obras podem ser vistas em diversos museus e galerias do mundo afora, pois Thives também é representado pela Abraham Art, situada na Holanda, uma das maiores distribuidoras de galerias. Em Paris, depois de trabalhar com duas renomadas galerias da cidade luz e fazer a maior art fair na Bastille, em 2015 o artista fixou uma nova galeria que leva seu nome, em Rueil-Malmaison, situada ao lado do Jóquei Clube de Paris. Nos Estados Unidos, fez exibições em San Francisco e Nova York, com grande sucesso, e desde 2016 faz parte do coletivo GAB Gallery, em Wynwood District. Entre seus clientes, nomes conhecidos como o do empresário Eike Batista, os escritores de novelas Cristianne Fridman e Rui Vilhena, as atrizes Cláudia Raia, Juliana Paes, Lilia Cabral, Regina Duarte, Deborah Secco, Claudia Abreu, Letícia Spiller, Carol Castro, Emanuelle Araújo, Viviane Pasmanter, Leandra Leal, Paloma Bernardi, a socialite Narcisa Tamborindeguy, o músico Tico Santa Cruz, passando pelas cantoras brasileiras, Ivete Sangalo, Anitta, Vanessa Da Mata, Preta Gil e Ana Carolina, o cantor sírio-Libanês Mika, a pop star Madonna, e, mais recentemente, Mark Zuckerberg, só para citar alguns.
SERVIÇO
Galeria Provisória – Anderson Thives
- Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 284 – A, Ipanema.
- Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 20h; aos domingos, das 13h às 19h.
- Contatos: @galeriaprovisoria / @andersonthives
Fonte: Assessoria de imprensa BriefCom