Também celebrada nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Veneza, Canadá e México festa é uma ótima oportunidade para explorar destinos já conhecidos
A ASSIST CARD, líder mundial em assistência ao viajante, indica alguns destinos para o feriado de carnaval. A festa, que este ano acontece de 20 a 25 de fevereiro em diferentes pontos do mundo, traz em sua bagagem quase quatro séculos de história. Destinos internacionais e nacionais são fontes inesgotáveis de diversão e também de descanso, dependendo da intenção e disponibilidade.Para garantir segurança e agilidade em situações de emergência, a ASSIST CARD reforça a importância da contratação de um seguro viagem. A cobertura deste tipo de serviço vale para cancelamento de voos, perda de bagagens, assistência médica e até o serviço de concierge e acompanhamento de menores. No caso dos destinos internacionais, um dos diferenciais é o Telemed, que é o atendimento médico por vídeo-chamada, 24 horas por dia e em português. Todos os recursos oferecidos pela ASSIST CARD podem ser geridos e acionados via aplicativo, como o reembolsos e registro de extravio de bagagem.
Confira os destinos mais famosos para o carnaval:
Chamada por Mardi Gras – ou terça gorda, no sentido literal -, o nome da festa tem origem francesa e acontece em cidades colonizadas por franceses católicos como Nova Orleans (Louisiana), St. Louis (Missouri) e Mobile (Alabama).Reino Unido
A comemoração do carnaval britânico é chamada de Shroveitide (Shrive, que significa confessar ‘pecados’). Alemanha
A celebração do carnaval acontece tanto nos grandes centros urbanos quanto na Floresta Negra e nos Alpes. A festa mais tradicional é a da cidade de Bonn, que organiza desfiles com pessoas fantasiadas; as pessoas usam máscaras a fim de esconder seus rostos pois consideram que o diabo está solto neste período.Veneza
Por muito tempo o carnaval veneziano foi um dos mais fortes e alegres do mundo. Durante o período do carnaval eram desenvolvidos bailes e festas nas praças e ruas da cidade. Com o passar do tempo o carnaval de Veneza foi enfraquecendo, chegando a quase extinguir-se.
Canadá
Considerado como o maior carnaval de inverno do mundo, a festa acontece na cidade de Quebec, por três semanas, com a realização de concertos musicais, esculturas de neve, paradas noturnas e atividades esportivas.Mesmo com 10 graus negativos o carnaval do Canadá atrai milhares de pessoas do mundo.
México
A festa na cidade de Mazatlan é semelhante à brasileira. As pessoas colocam fantasias variadas e os foliões fazem paródias de pessoas famosas. A região conta com uma das maiores festas carnavalescas do mundo e a grande diferença em relação ao Brasil são as músicas. No lugar do tradicional samba, aparecem as canções locais, também são envolventes e dançantes.
NO BRASIL
Diferente dos outros feriados e datas comemorativas, Gramado passa desapercebida na época do carnaval, tornando-se a melhor das opções para quem procura por sossego. Ótima infraestrutura, tranquilidade e preços mais baixos.Caldas Novas, Goiás
A cidade é um dos destinos mais receptivos para viagens com crianças e terceira idade, devido a ótima infraestrutura e águas quentinhas. O que o torna um lugar ideal para passar um carnaval mais tranquilo e em família.
Nobres, Mato Grosso
O viajante encontra belezas naturais quase intocadas e ainda pouco exploradas pelos turistas. O reduto fica a 150 km de distância de Cuiabá, com rios cristalinos, cheios de peixes, grutas e cachoeiras belíssimas. Nobres pode ser comparado à Bonito, localizada no Mato Grosso do Sul, mas a diferença entre as duas cidades é que a primeira tem preços definitivamente mais em conta, em especial, no carnaval, quando é baixa temporada na região.
Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco
Visitar o Catimbau nesta época do ano é perfeito, isso porque é na estação chuvosa que a caatinga fica ainda mais exuberante. Apesar de as opções de hospedagens não serem muitas, os preços são amigáveis para um lugar tão rico de história. O Parque é considerado o segundo maior sítio arqueológico do Brasil.
Chapada Diamantina, Bahia
Um dos destinos mais deslumbrantes do Brasil, com paisagem incrível, paredões, grutas, cachoeiras, trilhas em meio à natureza quase intocada. Excelente opção para quem curte ecoturismo e quer renovar as energias junto à natureza no carnaval.
PARA QUEM BUSCA AGITAÇÃO:
São Paulo e Rio de Janeiro
As duas capitais que concentram os maiores desfiles de escola de samba são, com certeza, a primeira opção para quem quer aproveitar a folia do carnaval. As duas cidades também recebem um número cada vez maior de blocos de rua – principalmente São Paulo -, que prevê para 2020 a quantidade recorde de 786 blocos desfilando durante o mês de janeiro e fevereiro.
Salvador, Bahia
O tradicional carnaval baiano começa no dia 20 e termina só no dia 25 de fevereiro. A folia em Salvador fica espalhada por sete bairros e circuitos com apresentações musicais e desfiles de blocos carnavalescos, bem como espaço para bailinhos, camarotes, música eletrônica e o alternativo Palco do Rock. Os principais desfiles do carnaval de Salvador acontecem nos circuitos Barra Ondina (Dodô) e Campo Grande (Osmar).
O Circuito Osmar é o mais antigo e percorre o centro de Salvador. O clima e a energia são diferenciais desse percurso. O Circuito Dodô, o famoso circuito Barra/Ondina, acontece à beira da praia, contemplando o verão e a vista maravilhosa do Farol da Barra até Ondina, totalizando cerca de 4 km. E o Circuito Batatinha, no Pelourinho, centro histórico de Salvador, onde o carnaval é realizado à moda antiga, com bailes de máscaras, bandas de fanfarras e onde se concentram afoxés e outras manifestações culturais locais.
Recife e Olinda, Pernambuco
As duas cidades são vizinhas e oferecem uma das festas de carnaval mais animadas do país. Lá é possível sambar com os bonecos gigantes de Olinda, mas a folia recifense também merece atenção.
Ouro Preto, Minas Gerais
Essa cidade mineira também apresenta um carnaval concorrido. Nas ruas antigas, como os Palcos na Praça Tiradentes e Largo do Cinema, muitos blocos passam e os foliões acompanham com muita dança. Aliás, essas ruas e casas antigas dão à festa um grande charme. O Bloco mais antigo é o do Zé Pereira dos Lacaios, animando a cidade.
São Luiz do Paraitinga, São Paulo
No Vale do Paraíba, em São Paulo, essa é uma região que tem o carnaval como uma festa extremamente tradicional. Com marchinhas deliciosas e temas específicos selecionados anualmente, o clima é enriquecido pelo belo centro histórico da cidade, onde o carnaval de rua acontece, com o Bloco do Barbosa e o Casarão