AS MIL NOITES: O CINEMA DE PAULA GAITÁN

 

CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO RECEBE MOSTRA GRATUITA

“AS MIL NOITES – O CINEMA DE PAULA GAITÁN”

 

Com acesso gratuito, o público terá a chance de conferir a seleção de obras e

workshops de uma das cineastas mais importantes do cinema brasileiro e latino-americano

 

Cena do filme “Noite”, que será exibido na abertura. Direção: Paula Gaitán

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 6 e 16 de março, a mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán. Com curadoria de Ava Rocha, o público terá a oportunidade de conhecer a obra de Paula Gaitán, cineasta cuja carreira é marcada por uma profunda investigação das relações entre imagem e som, sendo um dos principais nomes do cinema brasileiro e latino-americano contemporâneo. A mostra teve uma primeira temporada em Fortaleza, e segue agora na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, onde permanece até 16 de março de 2025.

A programação da Mostra, que conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, é gratuita e reúne nove longas-metragens, 14 curtas e médias-metragens e dois videoclipes. Um dos destaques é o curta “História das Imagens Aleatórias” (2025), apresentado pela primeira vez na CAIXA Cultural Fortaleza e que agora chega ao público carioca. A mostra conta também com a videoinstalação inédita “Duas Beiras”, exibida anteriormente apenas na Cinemateca de Bogotá e na CAIXA Cultural Fortaleza. No Rio de Janeiro, a videoinstalação terá duas projeções simultâneas com som stereo, programadas para ocupar a sala de cinema (nos horários detalhados na programação); e mais uma segunda parte com uma TV instalada no espaço de convivência da CAIXA Cultural, que ficará permanentemente disponível ao público, em looping, das 10h30 às 20h (terça a sábado) e das 11h30 às 18h (domingos e feriados).

Um ciclo de dois debates acontecerá com a presença de Paula Gaitán.

 

Workshop

Paula Gaitán também ministrará um workshop gratuito, composto por quatro masterclasses, dia 06 de março (aula 1) às 14h, dias 07 e 08 (aulas 2 e 3) às 10h30 e dia 9 (aula 4) a partir das 11h30. A diretora abordará sua trajetória, os desafios da escrita cinematográfica, as possibilidades da linguagem, a construção de narrativas audiovisuais e as diferentes etapas do processo de criação de um filme, desde a concepção da ideia até sua finalização. Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no link do evento site da CAIXA Cultural RJ.

Serão disponibilizadas 50 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A produção dará certificados de participação para quem participar das 4 aulas. (Haverá lista de fila de espera nos dias das aulas, caso algum inscrito não compareça.)

Pluralidade e radicalidade estética

Entre os destaques da mostra As mil noites – o cinema de Paula Gaitán está a projeção em película 16mm do filme “Uaka” (1988), primeiro longa-metragem de Gaitán, filmado na aldeia Kamayurá, no Alto Xingu; “Exilados do Vulcão” (2013), vencedor do Festival de Brasília; o épico “Luz nos Trópicos” (2020), exibido no Festival de Berlim e premiado no Olhar de Cinema; “O Canto das Amapolas” (2023), que ganhou o prêmio Carlos Reichenbach de melhor filme na mostra Olhos Livres no Festival de Tiradentes; e seu mais recente trabalho, “História das Imagens Aleatórias” (2025).

O público também poderá conferir uma seleção de filmes em que Paula Gaitán registrou encontros com grandes artistas e intelectuais, como Lygia Pape, Agnès Varda, Arrigo Barnabé, Jean-Claude Bernardet, Glauber Rocha, com quem foi casada, Negro Léo, Maria Gladys e Eliane Radigue, além de videoclipes dirigidos para Elza Soares e Ana Frango Elétrico.

Sobre a cineasta

Paula Gaitán é uma cineasta colombiano-brasileira que atualmente reside em São Paulo. Sua trajetória no cinema começou em 1987, com a direção de seu primeiro longa-metragem, “Uaka”. Desde então, construiu uma filmografia extensa e diversificada, que inclui 10 longas-metragens, inúmeros curtas, séries televisivas e instalações. Entre seus trabalhos de destaque estão “Diário de Sintra” (2008), “Agreste” (2010), “Exilados do Vulcão” (2013), “É Rocha e Rio, Negro Léo” (2020), “Luz nos Trópicos” (2020), “Ostinato” (2022), “Se Hace Camino al Andar” (2022) e “O Canto das Amapolas” (2023).

Movendo-se constantemente entre diferentes territórios, Paula Gaitán fez do estado de motus perpétuo o cerne de sua criação artística. Sua obra reflete sua atuação como poeta, fotógrafa e artista visual, transitando entre linguagens e explorando as possibilidades do cinema como espaço de experimentação.

Repletos de fragmentos literários, imagens de arquivo e performances marcantes, seus filmes reafirmam o cinema como um território de fronteiras fluidas, onde imagem, som e narrativa se encontram em composições únicas e instigantes.

 

AS MIL NOITES | o cinema de Paula Gaitán

Programação – Rio de Janeiro

 

Quinta-feira, 06 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping – Classificação Livre

14h – Workshop com Paula Gaitán (aula 1) – 180 min

17h30 – Sessão de abertura:

– Mulher do fim do mundo – DCP – 5 min – Classificação Livre

– Noite – DCP – 83 min  – Classificação 14 anos

19h – Bate-papo / fala de abertura e apresentação da mostra, com a cineasta Paula

Gaitán, e o diretor convidado internacional Jerónimo Atehortúa Arteaga

19h30 – Coquetel de abertura

 

Sexta-feira, 07 de março de 2025

10h30 – Workshop com Paula Gaitán (aula 2) – 150 min

14h – Promessas e previsões – DCP – 4 min  – Classificação Livre

– Ostinato – DCP – 56 min  – Classificação Livre

15h20 – Agreste – DCP – 77 min  – Classificação Livre

17h – É rocha e rio, Negro Leo – DCP – 157 min  – Classificação 12 anos

 

Sábado, 08 de março de 2025

10h30 – Workshop com Paula Gaitán (aula 3) – 150 min

15h – Luz nos trópicos – DCP – 255 min  – Classificação 16 anos

 

Domingo, 09 de março de 2025

11h30 – Workshop com Paula Gaitán (aula 4, final) – 120 min

14h30 – O canto das amapolas – DCP – 104 min  – Classificação Livre

16h20 – DEBATE 1 (junto à sessão anterior, logo após a projeção do filme)

– Conversa com Paula Gaitán, Juan Posada (filósofo), e Jerónimo Atehortúa Arteaga

(cineasta colombiano)

 

Terça-feira, 11 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

14h – A chuva no meu jardim – DCP – 30 min  – Classificação Livre

– História das imagens aleatórias – DCP – 21 min  – Classificação Livre

– Se hace camino al andar – DCP – 35 min  – Classificação Livre

16h – Diário de Sintra – DCP – 90 min  – Classificação Livre

17h30 – DEBATE 2 (junto à sessão anterior, logo após a projeção do filme)

 

– Conversa com Paula Gaitán, Bernardo Oliveira (crítico e curador) e Jerónimo

Arteaga (cineasta colombiano) – 19h30

 

Quarta-feira, 12 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

14h – Ópera dos cachorros – DCP – 16 min  – Classificação Livre

– Memória da memória – DCP 26 min  – Classificação 14 anos

– Vida – DCP – 66 min  – Classificação 10 anos

16h10 – Azul – DCP – 16 min  – Classificação Livre

– Agreste – DCP – 77 min  – Classificação Livre

18h20 – Uaka – 16mm – 77 min  – Classificação Livre

 

Quinta-feira, 13 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

15h – Luz nos trópicos / SESSÃO ESPECIAL COM ACESSIBILIDADES (audiodescrição e

legendagem descritiva) – DCP – 255 min  – Classificação 16 anos

 

Sexta-feira, 14 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

15h – Diário de Sintra – DCP – 90 min  – Classificação Livre

17h50 – Kogi – DCP – 13 min  – Classificação Livre

– Memória da memória – DCP – 26 min  – Classificação 14 anos

– Lygia Pape – DCP – 42 min  – Classificação Livre

– Eliane Radigue – DCP – 25 min  – Classificação Livre

 

Sábado, 15 de março de 2025

10h30 – “Duas beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

15h – Steps – DCP – 17 min  – Classificação Livre

– Espaços invisíveis – DCP – 36 min  – Classificação Livre

– Let’s dance – DCP – 27 min  – Classificação Livre

– Monsanto – DCP – 21 min  – Classificação Livre

17h20 – Exilados do vulcão – DCP – 130 min  – Classificação 14 anos

 

Domingo, 16 de março de 2025

11h30 – “Duas Beiras” – videoinstalação, digital HD, 2 projeções + monitor de TV – 35

min em looping  – Classificação Livre

14h30 – Noite – DCP – 83 min  – Classificação 14 anos

16h30 – Ostinato – DCP – 56 min  – Classificação Livre

 

SERVIÇO

Mostra “As mil noites – o cinema de Paula Gaitán” ( @asmilnoites_ocinedepaulagaitan )

Data: 6 a 16 de março

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ

Classificação etária: consulte a programação

ENTRADA GRATUITA

Retirada de ingressos para os filmes: 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada

Horários da bilheteria: Terça a sábado, 13h às 19h, e domingos e feriados, 13h às 18h

Acesso para pessoas com deficiência

Para mais informações sobre a programação:

Para inscrições workshops, por favor,  preencha o formulário no link

(21) 3980-3815 / CAIXA Cultural: site / @caixaculturalrj

 

 

 

 

 

Author

Fundador, CEO e Editor-Geral do ArteCult.com (@artecult), Sócio-fundador e Editor-Geral do QuadriMundi (Quadrinhos, Mangás e Animações) @quadrimundi , sócio-diretor do CinemaeCompanhia (@cinemaecompanhia), admin do @portalteamigo no Instagram. Apaixonado pela sua família, por tecnologia e por todas as formas de ARTE e CULTURA. Viva o POVO BRASILEIRO e sua rica e infindável cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *