Na última terça feira, no estúdio da Rádio Pop Rio, o Garagen Roll, da rocker Cris Rizo, recebeu os guitarristas Tiago Moura e Timo Kaarkoski, da banda Armored Dawn, para um bate papo sobre a banda, e, aproveitando a deixa, me chamou também para conversar com a dupla!
Nascida em 2014, a banda que tem ainda Eduardo Parra nos vocais, Heros Trench no baixo (produtor do álbum novo), Rafael Agostino nos teclados e Rodrigo Oliveira na batera, tem forte apelo no cenário de rock pesado, sendo a única banda brasileira que participou do Motorboat, em 2015, o cruzeiro promovido pelo Motorhead, em Miami.
O currículo impressiona: já tocou nas principais capitais brasileiras abrindo para Megadeath, Symphony X, Rapsody, Tarja Marillion, Offspring e Sabaton; e em janeiro de 2017 fez um tour pela Europa, ao lado da Fates Warning, passando pela Alemanha, Holanda, República Tcheca, Hungria e Eslováquia.
Produzido em 2014, o primeiro álbum da banda, chamado Power Warrior, foi gravado na Dinamarca, com o mesmo produtor do Helloween, Tommy Hansen, e mixado por Peter Tägtgren (Amon Amarth, Children of Bodom e Hypocrisy), tendo sido destinado ao público americano, pela Concrete.
Ao ouvirmos o Power Warrior, percebemos logo que o som é sério, pesado e melódico. O andamento da bateria é rígida, mostrando a influência do Hansen na produção do trabalho.
Já Barbarians in Black, lançado no ano passado, foi produzido por Kato Khandwala (Pretty Reckless, Papa Roach) e Bruno Agra (We are Harlot), sendo que o primeiro single, e música de trabalho “Sail Away”, alcançando 100.000 visualizações na primeira semana depois do lançamento.
No bate papo, Tiago falou das diferenças da produção dos dois álbuns: houve uma modernização do “Power Warrior para o Barbarian Black, o som ficou mais orgânico”.
A bateria tem mais pedais duplos, e há mais suingue no andamento.
As letras, que ficam a cargo do Eduardo Parra, continuam a mesma temática medieval, o que é bem interessante nesse mercado.
Com um português bem atravancado, o Timo mostrava ainda que tinha muito a aprender sobre o Brasil: o que é “perrengue”?
Isso tudo num papo, bastante descontraído, onde foram contadas as histórias curiosas pelas quais a banda passou, como a tempestade, durante o Motorboat, onde, de cima do palco, sentiram o balanço do navio, já mostrando que sabia o que era perrengue.
Ou ainda quando da gravação do Warrior, um raio queimou todo o equipamento do estúdio na véspera da gravação, o que atrasou o trabalho em três dias.
Diga-se que a experiência de gravar na Dinamarca marcou bastante a banda: Eram 8 horas intensas, mas não passava um minuto sequer, quando dava o horário desligavam todos os equipamentos e voltávamos no dia seguinte, era uma fábrica.
A entrevista no programa corria solta, e eu conversava com a turma.
“Tem trabalho novo na praça, podem adiantar algo?”
Tiago respondeu, empolgado, que já estavam com um disco em produção, e que “seria o mais Armored Dawn deles, já que toda banda estava envolvida. A produção está ao encargo do Heros Trench (baixista), e continuamos com a modernização (falando em relação ao primeiro álbum). “Você nota que é um álbum de uma banda brasileira”, mandou empolgado, “em julho sai o single”.
O trabalho realmente empolga, com músicas como Beware of The Dragon, Unbreakable, ou a melódica Sail Away, ou ainda Viking Soul, King ou William Fly (The Pirate).
Ainda que o estilo da banda a aproxime do mercado estrangeiro, o Viking Metal, ou ainda o metal europeu, é um mercado em ascensão no Brasil, como se percebe em festivais como o Overload Festival, em São Paulo, ou o recente show do Alcest, ou o Behemooth, no último Rock in Rio, que ainda tem mais uma edição nesse ano.
E a temática?
“Vai continuar a mesma, mas não posso adiantar mais nada”.
Desejei sorte para os dois, e torço para vê-los nos palcos cariocas, já que a cena rock no Rio de Janeiro está tão carente de shows nacionais e bandas autorais de rock novas, e com um som de qualidade.
Fica a torcida ao Timo, para que não veja mais perrengues!!!
Até lá, vamos nos preparar para o que vem, curtindo os sons que o Armored Dawn já nos apresentou.