O ArteCult esteve presente no AKASHA ROCK FEST (@akasharockfest) que aconteceu nesse último dia 19, no Calabouço Rock Bar, Vila Isabel, Rio de Janeiro(RJ). Foi o primeiro AKASHA participando agora, oficialmente, do CIRCUITO RIO+ROCK criado pelo RIO+ROCK (@riomaisrock), coletivo formado por produtores, divulgadores e integrantes de bandas e criado para fomentar o rock do estado do Rio de Janeiro.
A noite foi realmente mágica, com performances acima da média, com vocalistas e músicos super inspirados.
Nessa edição, agora com selo RIO+ROCK, o AKASHA trouxe as bandas LÍBERA (@bandalibera), NO SUNNY DAYZ (@nsdzrock) e CARMINIUN (@carminiumoficial).
“Meu propósito no Coletivo Rio+Rock é o mesmo que me levou a criar um festival: dar mais visibilidade para os excelentes artistas roqueiros do underground do Rio, incentivando esses artistas e bandas, e abrir a mente do público carioca para ouvir aqueles que ainda não estão no maintream. Além disso, tratar esses artistas com dignidade e profissionalismo, dando a eles o que eles realmente merecem.
A participação do Akasha Rock Fest no circuito de eventos que compõem o circuito Rio+Rock foi de extrema importância para mim, pois o coletivo trouxe um público novo para se juntar ao já fiel público do festival, e com uma energia renovada! Ficou evidente o clima de celebração, animação e cooperação não só entre as bandas, mas entre o público em geral, que também é formado por artistas. Toda essa energia gerada na última edição contagiou a mim e à equipe, que está cada vez mais animada para buscar novos horizontes para o festival!” (Pity Portugal, produtora do AKASHA Rock Fest)
Banda LÍBERA
O show foi aberto pela banda LÍBERA (@bandalibera), que executou músicas autorais sensacionais, mostrando todo o talento da sua vocalista Elle e seus demais integrantes, Luan Kimura (bateria), Sateus (baixo) e Diogo Quaresma (guitarra).
Além das poderosas letras de cada música apresentada, fomos brindados com “Ivone“, uma versão Rock alucinante da icônica “Você me Vira a Cabeça“, de Alcione. A banda tá entrando no estúdio para gravar ainda este mês : CRUSH, APRENDO COM A VIDA e SORO DA VERDADE.
Confira as imagens da apresentação da LÍBERA
(Fotos: @michaelmenesesfotografia/@portalrockpress e Rapha Gomide/ArteCult)
NOSUNNYDAYZ
A segunda banda a se apresentar foi a Nosunnydayz (@nsdzrock), formada por Nina Pontes (voz), Hugo Rosas (guitarra e backing vocals), Raul Fontenelle (batera e backing vocals) e Rodrigo de Andrade (Elefante Cinza) – baixo e backing vocals.
Na mágica apresentação, a banda executou pela 1ª vez, ao vivo, o álbum “The gray, the black and what we expect” lançado 2 dias antes. Destaques para a voz poderosa de Nina, os riffs inspirados de Hugo Rosas e a linda homenagem ao amigo Luciano Vassan , vocalista e guitarrista da banda Tamuya Thrash Tribe (@tamuyathrash) que faleceu recentemente.
No set list da banda, tivemos You have a piece of me, The jar, Mantra, About-human, No More Lies, Meritocracy wears boots, Guilt and shame, An easy way, Me, myself and I e Contagious.
Confira as imagens da apresentação da banda Nosunnydayz
(Fotos: @michaelmenesesfotografia/@portalrockpress e Rapha Gomide/ArteCult)
CARMINIUM
Para fechar com chave-de-ouro essa noite Akasha de altíssimo nível, subiu ao palco a banda CARMINIUN (@carminiumoficial), formada por Caudo Feitosa (Voz), Lucas Duarte (Guitarra e backing vocal), Matheus Campos (Baixo e backing vocal) e K&O BEATS (Bateria).
Caudo e Matheus convocaram a galera para se aproximar e a banda mostrou todo seu talento e porque foram uma das bandas vencedoras do JUV Rock Fest, sendo assim credenciados para se apresentar no palco Rock District do Rock in Rio com grandes nomes do Metal Nacional, como Noturnall e Oitão. Aliás, a Carminium e a Radioativa (@radioativaoficial), duas bandas vencedoras de concursos para participação no rock in Rio, fazem parte tambem da comunidade de bandas do RIO+ROCK.
A Carminium executou pela 1ª vez uma música em português que ainda será lançada.
No set list da banda, tivemos Blind Machine, Mold, Instável, Dawn, Ashes, Lady Coldness, Floating, Train Of Souls e Birth.
Confira as imagens da apresentação da CARMINIUM
(Fotos: @michaelmenesesfotografia/@portalrockpress e Rapha Gomide/ArteCult)
Confira abaixo mais imagens dessa noite AKASHA memorável do Circuito RIO+ROCK e as nossas entrevistas com a produtora do evento, Pity Portugal, com integrantes das bandas e com a diretora do RIO+ROCK, Cris Rizo
(Imagens: Rapha Gomide/ArteCult)
SOBRE O AKASHA ROCK FEST
O Akasha Rock Fest (@akasharockfest) é um festival exclusivo para bandas de rock autorais. Criado em dezembro de 2018, passaram pelo festival mais de 36 bandas independentes. Foram 14 edições no total, incluindo a edição de retorno, em abril de 2023 e essa última desse mês, já dentro do Circuito RIO+ROCK. O Akasha já ocupou palcos de casas como o Calabouço Rock Bar, o Rock Experience e o La Esquina.
Roqueira desde criancinha (influenciada pelo pai), a produtora PITY PORTUGAL na fase adulta se envolveu com artistas independentes quando um amigo (filho do Jerry Adriani) a convidou para produzi-lo. A partir dali foi se envolvendo com mais e mais artistas da cena underground do rock carioca. Após um longo hiato, tomou a iniciativa de montar um festival para fomentar essa cena e incentivar outras bandas independestes de diversas vertentes do rock – o Akasha Rock Fest.
SOBRE O COLETIVO RIO + ROCK
Após chamado público da Funarj, em abril de 2023, para a viabilização de um Museu ou Casa do Rock, produtores, fomentadores e divulgadores do segmento se uniram e criaram o Coletivo RIO+ROCK (@riomaisrock), pela necessidade de organização, profissionalização, e principalmente de ocupar os espaços e os editais com todas as vertentes do rock. Em poucos meses de existência o RIO+ROCK já promoveu shows, a primeira temporada do RIO+ROQUE NO APÊ (confira no canal do coletivo no YouTube!) e já está preparando, para o próximo mês, a primeira edição do “Prêmio MAIS Destaques RIO+ROCK 2023”.
Parabéns a Pity Portugal e toda sua equipe dessa edição, formada por Simone Sas, Roberta Loureiro, Diego Kupula, Rodrigo Ferretti (técnico de som e guitarrista da banda Radioativa), Tadeu Goulart (fotógrafo oficial do evento) , Johnathan Silva e Lucas Reale ( baixista da Radioativa).
Obrigado por mais um AKASHA, evento que coloca holofote no talento de bandas como essas. E parabéns ao RIO+ROCK por fomentar o rock do Estado do Rio de Janeiro, trazendo para seu circuito de festivais, eventos tão brilhantes como esse. O ROCK Brasil agradece.
RAPHA GOMIDE
Todas as edições do AKASHA em 2023,foram excelentes.
Excelentes bandas, excelentes músicos e Produção impecável.
É rock and Roll? Então, SOM N’AKASH!
Cobertura incrível de uma noite Incrível!
Vida longa ao Akasha, ao RIO+ROCK e ao Artecult ♡