Confusão é o que não falta lá no prédio onde o Waldisney (Alexandre Lino) trabalha como porteiro. Todo dia é um bafafá entre os vizinhos, mas ao lado da zeladora Rosival (Cacau Protásio), ele é craque em manter essa bagunça organizada.
Baseada no espetáculo homônimo que já rodou o Brasil e é um verdadeiro sucesso de público a comédia O PORTEIRO chegou nos cinemas do país no último dia 31 de agosto, em mais de 700 salas. A classificação indicativa é 14 anos.
Além do elenco repleto de grandes nomes da comédia, como Alexandre Lino, Cacau Protásio, Maurício Manfrini, Aline Campos e Daniela Fontan, o longa também conta com as participações especiais do lutador José Aldo e da influenciadora Raissa Chaddad, dois fenômenos das redes sociais. E pode ser ainda que você reconheça o prédio onde Waldisney trabalha de outro lugar. Acontece que O PORTEIRO faz uma homenagem muito especial à icônica Dona Hermínia, personagem de Paulo Gustavo na franquia “Minha Mãe É Uma Peça”. A história se passa no mesmo edifício, localizado no bairro Flamengo, no Rio de Janeiro, um tempo após Dona Hermínia ter se aposentado do cargo de síndica.
A partir de entrevistas com diversos porteiros nordestinos que foram em busca de oportunidades de trabalho nas cidades do Rio de Janeiro ou São Paulo, Alexandre Lino explica um pouco do processo de criação do protagonista Waldisney.
“Fomos às ruas e portarias de inúmeros prédios para ouvir os porteiros e suas histórias de vida bem-humoradas e repletas de superação. Esse material foi mais do que suficiente para a criação da dramaturgia para o filme, para o espetáculo e para meu trabalho como ator.”
“Por minha própria natureza e vocação, acho que já estava predestinado a viver esse personagem. Eu, artista nordestino, migrei para o Rio de Janeiro em busca da realização de meus sonhos. A minha bagagem carregava as mesmas expectativas, alegria e uma força que se iguala a de milhares de porteiros. Quando escolhemos fazer a peça, o diretor e autor Paulo Fontenelle e eu decidimos juntos que seria um reflexo da realidade. Fomos às ruas e portarias de inúmeros prédios para ouvir os porteiros e suas histórias de vida bem-humoradas e repletas de superação. Esse material foi mais do que suficiente para a criação da dramaturgia para o filme, para o espetáculo e para meu trabalho como ator. E, ao contrário do senso comum, invisíveis não são as pessoas, invisíveis são suas histórias”, explica o intérprete.
O elenco é estrelado por outros comediantes de peso como Cacau Protásio, no papel da zeladora Rosivalda, e Daniela Fontan, como Laurizete. Já Aline Campos, Suely Franco e Rosane Gofman vivem, respectivamente, as vizinhas Dona Aline, Dona Alzira e Dona Adelaide. O lutador José Aldo faz uma participação especial como ele mesmo.
O PORTEIRO tem produção da Rubi Produtora, coprodução das produtoras Bronze Filmes, Quimonos e Cineteatro e distribuição da Imagem Filmes.
O Canal Cinema e Companhia do Artecult teve a oportunidade maravilhosa de entrevistar o elenco do filme e o diretor.
Confira abaixo a nossa entrevista exclusiva com os atores Alexandre Lino (Waldisney), Cacau Protásio (Rosivalda),Daniela Fontan (Laurizete), Aline Campos (Dona Aline), Mauricio Manfrini (Delegado) e o diretor e roteirista Paulo Fontenelle:
SAIBA MAIS SOBRE O FILME:
Confira o trailer:
SINOPSE OFICIAL
Confusão é o que não falta no prédio onde Waldisney (Alexandre Lino) trabalha como porteiro. Todo dia é um bafafá entre os vizinhos, mas ao lado da zeladora Rosivalda (Cacau Protásio), ele é craque em manter essa bagunça organizada. Tudo isso muda quando o prédio é assaltado e Waldisney agora precisa provar para o delegado (Maurício Mafrini) que ele pode até ser meio atrapalhado, mas ladrão ele não é, não!
ELENCO
Alexandre Lino (Waldisney)
Mauricio Manfrini (Delegado)
Cacau Protásio (Rosivalda)
Daniela Fontan (Laurizete)
Bruno Ferrari (Síndico Astolfo)
Aline Campos (Dona Aline)
Cesar Boaes (Valdemar)
Heitor Martinez (Gustavo)
Alana Cabral (Waldisneya)
Juliana Martins (Dona Ana)
Raissa Chaddad (Amanda)
Duda Barata (Sofia)
Renato Rabelo (Entregador)
Cristiano Garcia (Assaltante)
Zé Wendell (Comparsa)
Tom Pires (PM Rodrigues)
Andrea Veiga (Dona Regina)
Adeilson Santos (Seu Rodrigo)
Francisco Furtado/Seu Chico (Idoso)
Luciana Novak (Faxineira)
Alexandre Lino (Paul Macartiney)
Theo Noritomi Fontenelle (Menino)
Helena Noritomi Fontenelle (Menina)
Lucas Wilman (Morador)
Zezé Antonio (Morador)
Deise Lino (Moradora)
Lisa Papageorgiou (Moradora)
José Aldo (Participação Especial)
Suely Franco (Dona Alzira)
Rosane Gofman (Dona Adelaide)
FICHA TÉCNICA
Direção: Paulo Fontenelle
Direção de Fotografia: Juarez Pavelak
Direção de Arte: Fernanda Teixeira
Figurino: Juli Videla
Maquiagem: Carol França
Produção de Elenco: Alexandre Lino, Paulo Fontenelle, Suzana Amancio
Som Direto: Daniel Mello
Música Original: Danilo Moura
Roteiro Original: Paulo Fontenelle
Direção de Produção: Vivi Caetano
Produção Executiva: Samantha Queiroz
Produtora: Patricia Chamon
Produção: Rubi Produtora
Coprodução: Bronze Filmes, Kimonos e Cineteatro
Distribuição: Imagem Filmes
Alexandre Lino | Protagonista
Alexandre Lino é ator, produtor e diretor. Natural de Gravatá, agreste Pernambucano, Lino é Bacharel em Cinema pela UNESA, com especialização e Mestrando em Artes Cênicas pela UNIRIO. Na televisão foi ator, produtor e diretor de arte da Rede Record de Televisão entre 2007 e 2013 e atuou em “Amor Sem Igual” (2020) e “Gênesis” (2021). Contratado da Rede Globo fez as novelas “Totalmente Demais”, “Malhação – Vidas Brasileiras” e o seriado “A Cara do Pai”. Recentemente, esteve em participação especial na emissora nas novelas “Um Lugar ao Sol”, como Anchieta, “Além da Ilusão”, no papel de Antenor, e “Amor Perfeito”, como Péricles.
No teatro, em 2012, por sua atuação em “Domésticas”, foi indicado ao Prêmio Ítalo Rossi na quarta edição da FITA. É protagonista do aclamado documentário cênico “O Pastor”, que figurou no ranking das melhores peças da revista Veja Rio, recebeu a chancela O Globo Indica e foi indicado ao prêmio Botequim Cultural, na categoria Melhor Ator.
Em 2016, estreou seu primeiro solo, “Lady Christiny”, a partir de seu premiado documentário homônimo. Em 2017, estreou O PORTEIRO, a peça, que fez enorme sucesso de crítica e público. Recebeu indicação, por sua atuação, ao Prêmio do Humor, idealizado por Fábio Porchat, e venceu os Prêmios FITA e de Reconhecimento Popular de 2019. Entre 2017 e 2023 atuou em diversos espetáculos: “Esses Fantasmas”, “O Cego e o Louco”, “O Marido de Daniel”, indicado como melhor ator pelo Prêmio Cenym, “D.P.A” (Detetives do Prédio Azul), “Cinco Crônicas” e “O Substituto”. Estreou como diretor de teatro com a peça “Volúpia da Cegueira” com grande repercussão e dirigiu o documentário “Lady Christiny”, que ganhou diversos prêmios em festivais de cinema no Brasil e participou de festivais internacionais. Seu primeiro longa-documentário, “Saudades Eternas”, foi um dos representantes brasileiros no 7º Festival Internacional de Luanda.
No cinema fez “Tô Ryca”, “Os Espetaculares”, “Tudo Acaba em Festa”, “Dispersão”, “Brasilha”, “Apaixonados” e “Alemão 2”. Por sua atuação no curta “Felicidade” foi indicado como melhor ator no Festival de Cinema Independente de Santa Maria (RS) em 2021. Filmou no início de 2019 a série “Cinema Café”, ainda inédito no streaming, onde interpretou Carlitos em toda temporada. Em 2024, irá dirigir o longa-documentário “Banabuiú: Grande Sertão Teatro” e atuará em mais dois filmes.
Paulo Fontenelle | Diretor
No ano de 2022, Paulo Fontenelle está envolvido nos filmes de longa-metragem de ficção “Sala Escura” e “Inverno”. Além disso, lançou nos cinemas do documentário “Blitz – O Filme” e entrará em produção de um filme sobre a história do músico Lobão. No campo da televisão, Paulo está lançando a série de comédia “Cinema Café”, que conta com Paloma Duarte e Bruno Ferrari no elenco.
No campo da televisão, Paulo está lançando a série de comédia “Cinema Café”, que conta com Paloma Duarte e Bruno Ferrari no elenco. Paulo é diretor e roteirista dos longas-metragens de ficção “Intruso”, “Apaixonados”, “Divã a 2”, “Se Puder Dirija!” e dos documentários “Sobreviventes – Os Filhos da Guerra de Canudos” e “Evandro Teixeira – Instantâneos da Realidade”.
Também é diretor e roteirista de diversas obras para cinema, televisão, internet e outras mídias como a série de dramaturgia brasileira mais vista da televisão fechada em 2013, “Se Eu Fosse Você – A série (Primeira e Segunda Temporadas)” para o canal FOX, “Meu Amigo Encosto”, para o Canal VIVA, “Os Caminhos da Democracia” para a TV Cultura e diversas outras. Além disso, tem grande experiência em animação onde foi o criador ou participou como diretor e roteirista de diversas séries de sucesso, entre elas, “Corta!”, “Os Reciclados”, “Os Caça Livros”, “Os Cupins”, “As Chaves de Mardum”, “Meu Amigãozão” e “O Quarto do Jobi”.
Participou do primeiro Workshop de roteiristas do Sundance Institute com o consultor Syd Field em 1996, além de workshops com Robert Mckee e também como roteirista no Laboratório SESC de Roteiros de longa-metragem. Em suas obras contou com equipes formada por profissionais renomados do audiovisual brasileiro e com a participação de nomes no elenco como Marcelo Serrado, Vanessa Giácomo, Paloma Duarte, Leandro Hassum, Eriberto Leão, Danton Mello, Bruno Ferrari, Juliana Knust, Reynaldo Gianechini, Luiz Fernando Guimarães, Rafael Infante, Heitor Martinez Mello, Juliana Silveira, Evelyn Castro, Geroge Sauma, Eri Johnson, Aline Riscado, Renato Goes, Nanda Costa, Julia Rabello, Antonio Tabet, Raphael Vianna, João Baldasserini, Antonio Pedro, Totia Meirelles, Benvindo Siqueira, Barbara Paes, Renata Castro Barbosa, Lu Grimaldi, Genesio de Barroz, Bianca Rinaldi, Rosane Gofman, Amanda Richter, João Pedro Zappa, além de diversos outros.
RUBI PRODUTORA | Produtora
A Rubi Produtora completou 10 anos em 2022 com muitos projetos nessa trajetória, como”Juntos e Enrolados”, “Desapega!”, “Família Craft”, “#partiufama”, “Enaldinho” e O PORTEIRO. Nosso olhar é para a plural e significativa cultura brasileira. Para 2023 tem muito mais coisa boa vindo: “Cartas para Deus”, “O Rei da Feira”, “Cozinha Maluquinha”, de Ziraldo, e “Islândia”, uma aventura pela ilha mais famosa.
BRONZE FILMES | Coprodutora
A Bronze Filmes é uma produtora nacional comprometida com o cinema, que busca inovar a cada produção. Em atuação desde 1998, a empresa mistura sua vasta experiência na área com o desejo de ser ainda mais moderna e relevante. Visando se tornar referência nacionalmente e conferir força à indústria do entretenimento, trabalhamos para construir uma marca de confiança tanto para o público quanto para os realizadores de cinema no Brasil. Com base nisso, a empresa tem como princípio básico somar à pluralidade cultural brasileira, com produtos de qualidade e que buscam atingir os mais variados públicos, indo dos jovens moviegoers aos cinéfilos mais experientes.
CINETEATRO | Coprodutora
A CINETEATRO PRODUÇÕES é uma produtora independente de cinema e teatro que gerencia e desenvolve ideias exclusivas para seu catálogo de projetos. A empresa esse ano completa 13 anos de atividades ininterruptas e se torna uma das produtoras mais atuantes no Rio de Janeiro. Já realizou 25 espetáculos teatrais, entre adultos e para crianças, e 07 filmes, sendo: 06 curtas-metragens e o longa documentário SAUDADES ETERNAS que foi um dos representantes brasileiros no 7º Festival Internacional de Luanda na África. Em 2015 estreia a Documental Cia que é um selo para as peças e filmes que retratam a realidade em cena. Desde sua fundação a Cineteatro e a Documental vem colecionando prêmios, indicações e críticas exaltando a seriedade e qualidade de seus trabalhos. No Teatro já venceu o Prêmio Shell (em Chica da Silva), FITA (em O PORTEIRO) e recebeu indicações para os Prêmios Ítalo Rossi, Cenym e Prêmio do Humor (idealizado por Fábio Porchat). No Cinema conquistou o Prêmio Guarnicê, Mix Brasil e Curta Petrobrás (por Lady Christiny). Um filme sobre a Dúvida (2020) esteve na Seleção Oficial – #Quarentena Projetada – IMS (Instituto Moreira Salles) e o curta Felicidade na Official Selection – Kosice International Film Festival (2021) dentre outros festivais brasileiros e internacionais.
KIMONOS | Coprodutora
Fundada por Paulo Fontenelle (sócio e diretor), a produtora Kimonos tem em seu currículo os seguintes projetos dirigidos e roteirizados por Paulo: “Sala Escura” (longa-metragem em finalização – lançamento 2022); “Inverno” (longa-metragem – lançado no Telecine Touch em Abril de 2022), com Renato Góes, Thaila Ayala, Barbara Dias e a série “Cinema Café” (para a televisão – 10 episódios de 22 minutos), com Paloma Duarte, Bruno Ferrari, Aline Riscado, Juliana Silveira, Barbara Bruno, Saulo Rodrigues, Camilo Bevilacqua, Heitor Martinez e Alexandre Lino.
IMAGEM FILMES | Distribuidora
Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como distribuidora de filmes independentes. Comprometida com a qualidade e variedade de produções, a empresa trabalha nos segmentos de cinema e televisão, e é responsável pelo lançamento de grandes produções nacionais, onde se destacam: “Veneza”, “Ela Disse, Ele Disse”, “Carcereiros: O Filme” e “É Fada!”. Além das produções internacionais, como o premiado “VICE” e sucessos como “Pinóquio”, “Legado Explosivo”, “Rambo: Até o Fim”, “Amizade Maldita” e “Maria e João: O Conto das Bruxas”.
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos