O novo filme de curta-metragem de Marcelo Domingues “A Sombra da Terra” terá sua primeira exibição nesta quinta-feira, às 20h no SESC Sorocaba com entrada franca.
O filme conta a história de uma pianista solitária (Andréia Nhur) que dá abrigo a um misterioso andarilho (Paulo Betti) que acredita carregar consigo uma espécie de maldição ligada à lua e às tragédias da humanidade. A narrativa coberta de mistérios aborda temas humanos como solidão, memória e compaixão, além de trazer uma visão peculiar sobre a lenda do lobisomem.
O roteiro do curta foi retirado de um roteiro de um longa-metragem ainda não gravado, chamado “A Casa da Noite” escrito pelo próprio Marcelo. O longa apresenta cinco histórias diferentes que se passam num casarão isolado em épocas distintas. Marcelo, que ainda busca recursos para viabilizar o longa, rodou este episódio através de um prêmio do Proac-SP recebido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Além das cenas em live action (interpretadas pelos atores), o curta terá também cenas realizadas com técnica de animação. Essas cenas foram criadas pelo animador Daniel Bruson, responsável também pelas animações do longa “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, dirigido por Cesar Cabral. “A Sombra da Terra” será legendado em três línguas (inglês, francês e espanhol) e após a sua estreia o curta será inscrito em festivais no Brasil e no exterior.
O diretor conta que, além da obra audiovisual, o projeto contemplará também atividades formativas em sete cidades da região metropolitana de Sorocaba através de workshops em universidades, centros culturais e espaços localizados em comunidades em situação de vulnerabilidade. Há também uma atividade dessas prevista para moradores em situação de rua.
O diretor de cinema Marcelo Domingues, também atual secretário da cultura de Votorantim, possui um longo histórico no audiovisual principalmente na região de Sorocaba, é o idealizador do CineFest Votorantim, festival nacional de cinema que já teve onze edições, também é conhecido pela curadoria e mediação de debates em cineclubes como o Cine Café do Sesc Sorocaba, e já realizou vários filmes de curta-metragem que foram premiados no Brasil e no exterior.
“A Sombra da Terra” conta ainda com um time de nomes já experientes no audiovisual nas diversas funções do filme:
- Clarissa Kuschnir (jornalista, curadora e crítica de cinema) – produção executiva,
- Fabi Penna (dos longas “Das Profundezas” e “Achados Não Procurados”) – direção de arte,
- Ricardo Camargo (diretor do curta “Revés de um Parto” e três vezes vencedor do prêmio profissionais do ano da TV Tem) – direção de fotografia,
- Miriam Puga – maquiagem,
- Mauro Baptistella (diretor do longa “Ouvidos Calados” e finalizador dos longas “Dois Coelhos” e “A História de José Aldo”) – montagem e finalização,
- Lucas Zalla – direção de produção, Eduardo Gomes – assistente de direção,
- Renato de Oliveira – collor grading,
- Bruno Albanez – trilha sonora
- Felipe Colenci – sound design.
As filmagens foram realizadas no casarão centenário localizado na Villa Ásolo em Votorantim-SP.
SERVIÇO
Segue abaixo, o dia, horário e o local da exibição de “A Sombra da Terra”
- Data – 02/02/2023 às 20h
- Local: Sesc Sorocaba – Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade, Sorocaba – SP
- Entrada gratuita mediante retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria do anfiteatro.
- Para mais informações:
- Clarissa Kuschnir
- Clari.kuschnir@gmail.com
- Tel: 55 (11) 99444-8545
ArteCult – @CinemaeCompanhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado, @cineelaw e @marimastrange
#VamosParaOCinemaJuntos