Os principais desafios na área de vendas para as Startups é saber por onde começar. É natural na fase de ideação não saber o que fazer, por onde começar e como utilizar os poucos recursos que possui de maneira assertiva. A fase da construção de qualquer negócio é dolorosa, porém faz parte do crescimento. Agora, qual a importância das vendas para o desenvolvimento do projeto?
A venda é o que garante a existência da sua Startup!
As ideias mais brilhantes surgiram em cenários distintos e a certeza de que dariam certo nunca foi garantia de sucesso, mas quando existe por parte do Founder e sua equipe a vontade de vencer, as chances aumentam.
O fato de colocar a ideia no papel e partir para a ação já é uma vitória, porque muitas ideias não são realizadas, ou por se sentirem sozinhos sem apoio, por vezes por não terem as pessoas certas e engajadas ou pela falta de investimento financeiro. Mas existe também o exemplo de ter o investimento e não saber o que fazer com o dinheiro. No momento que a Startup passa por essa fase, muitos desafios irão surgir, no entanto, essa montanha-russa de emoções é o combustível que alimenta a menta sonhadora dos Founders. Com isso, é aí que entra as vendas!
Quando ressaltamos a concepção das vendas serem a garantia da existência das Startups é claro que outros setores contribuem para esse cenário, porque não adianta somente desenvolver o setor comercial, com um programa de vendas estruturado e planejado, se o não tivermos os processos bem desenvolvidos, com estratégias definidas, com os recursos humanos bem selecionados, com gestão financeira bem desenhada, com o marketing atrelado as vendas entre outras bases de apoio que possam amparar o setor de vendas. Um setor caminha de mãos dadas com o outro setor, e isso contribui para o crescimento da Startup.
A necessidade de gerar resultados rápidos para alimentar o mecanismo do negócio, é uma das principais urgências que na maioria das vezes as Startups possuem. Porque constantemente as necessidades do mercado mudam, os prazos são curtos, os recursos são escassos e por tudo mudar a todo o momento, a arte de trabalhar com a imprevisibilidade do mercado, porém com uma estrutura ao menos desenhada é o que torna mais desafiador. O setor de vendas deve caminhar em conjunto e a todo gás nessa jornada, logo a sua importância é tamanha, pois o maior objetivo do setor comercial é gerar receita para nutrir o projeto.
Em conclusão, o setor de vendas para as Startups deve ser um dos principais setores a serem trabalhados para o desenvolvimento do negócio, porque com um alicerce bem construído, com uma base sólida estruturada, o crescimento do negócio a partir de estratégias bem elaboradas é o que define a fluidez das ações e o atingimento das metas traçadas. Vender de forma inteligente é a palavra-chave para esse tema. Então não adianta ter recursos financeiros para serem aplicados na Startup se o básico de vendas que precisa ser estruturado não estiver sendo direcionado gerencialmente por um time capacitado e forma eficiente.
Precisa de apoio nesse quesito? Então entre em contato agora mesmo com a Lorhana Amaral, Head de Negócios e Vendas da CA2 Consulting, através do Instagram:
@lorhana.amaral
LORHANA AMARAL