Venho de uma “TFM” (Tradicional Família Mineira). Meu pai, muito religioso, herança de meus avôs e de toda a tradição cristã do interior de Minas (Itaúna-MG) do início do Século XX, tinha um livro muito interessante em sua estante que me chamou atenção logo de cara pela capa que praticamente já mostrava o índice do livro. O livro: O Fenômeno Humano. Autor: Teilhard de Chardin.
Por alguma bobagem infantil achava seu sobrenome engraçado, lembro de brincar com meu pai sobre isto, mas um dia, quando já estava na faculdade resolvi abri-lo. E o fiz porque acabara de discutir com um padre da PUC sobre um determinado conceito religioso e a disciplina chamava “O Homem e o Fenômeno Religioso”. Na época já começava a questionar, por vários motivos, as diversas religiões, não só a que herdara por tradição de meus pais.
Foi o primeiro contato então com o pensamento deste filósofo. E logo com sua obra-prima. Na minha curiosidade sempre sobre o autor de cada obra, descobri que Pierre Teilhard de Chardin também era um paleontólogo! Um padre jesuíta que tentava unir suas crenças à … ciência. Identifiquei-me de cara com aquele pensamento.
Pois bem, é exatamente deste grande pensador cristão este texto abaixo que gostaria de compartilhar com os seguidores e leitores do Canal Espiritualidade. Com vocês, Teillard de Chardin sobre as diferenças entre religião e espiritualidade:
“A religião não é apenas uma, são centenas.A espiritualidade é apenas uma.A religião é para os que dormem.A espiritualidade é para os que estão despertos.A religião é para aqueles que necessitam que alguém lhes diga o que fazer e querem ser guiados.A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua Voz Interior.A religião tem um conjunto de regras dogmáticas.A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo.A religião ameaça e amedronta.A espiritualidade lhe dá Paz Interior.A religião fala de pecado e de culpa.A espiritualidade lhe diz: ‘aprenda com o erro’…A religião reprime tudo, te faz falso.A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro!A religião não é Deus.A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus.A religião inventa.A espiritualidade descobre.A religião não indaga nem questiona.A espiritualidade questiona tudo.A religião é humana, é uma organização com regras.A espiritualidade é Divina, sem regras.A religião é causa de divisões.A espiritualidade é causa de União.A religião lhe busca para que acredite.A espiritualidade você tem que buscá-la.A religião segue os preceitos de um livro sagrado.A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.A religião se alimenta do medo.A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.A religião faz viver no pensamento.A espiritualidade faz Viver na Consciência…A religião se ocupa com fazer.A espiritualidade se ocupa com Ser.A religião alimenta o ego.A espiritualidade nos faz Transcender.A religião nos faz renunciar ao mundo.A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.A religião é adoração.A espiritualidade é Meditação.A religião sonha com a glória e com o paraíso.A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.A religião vive no passado e no futuro.A espiritualidade vive no presente.A religião enclausura nossa memória.A espiritualidade liberta nossa Consciência.A religião crê na vida eterna.A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.A religião promete para depois da morte.A espiritualidade é encontrar Deus em Nosso Interior durante a vida.Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual…Somos seres espirituais passando por uma experiência humana…”