“A Camareira”, filme mexicano que debate desigualdades sociais, estreia no Canal Brasil

Vencedor do melhor filme de estreia do Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano de 2020, “A Camareira” (2019), de Lila Avilés, estreia terça-feira, 26/01, às 22h, no Canal Brasil. Em um hotel de luxo na Cidade do México, Eve, uma jovem de 24 anos, trabalha como camareira. Ela logo percebe, porém, que nem sempre quem faz o trabalho pesado é recompensado.

“A Camareira” – Foto: Divulgação

Com uma câmera intimista e silenciosa, acompanhamos de perto o dia a dia da camareira Eve, interpretada por Gabriela Cartol. Ela precisa lidar com as demandas e manias de hóspedes exigentes e frequentemente cumpre tarefas à parte de seu trabalho, como a de babá do bebê de uma hóspede argentina, enquanto sequer tem tempo para ligar para seu filho. A árdua vida de Eve, semelhante a de muitos outros trabalhadores e trabalhadoras, põe em xeque a desvalorização da grande massa “invisível” da sociedade mexicana. Sem sair do cenário do hotel, “A Camareira” diz muito sobre nosso mundo exterior, expondo contradições de uma sociedade de classes e de um discurso meritocrático.

O longa é exibido na faixa Latinidades, dedicada ao cinema latino-americano. Sempre às terças-feiras, às 22h, o Canal Brasil exibe filmes premiados, sucessos de bilheteria e produções com elenco e realizadores consagrados de países de língua espanhola.

A Camareira (2019) (102’)
INÉDITO
País de Origem: México
Classificação: 14 anos
Direção: Lila Avilés
Elenco: Gabriela Cartol, Teresa Sánchez, Agustina Quinci
Horário: Terça, dia 26/01, às 22h
Alternativo: Madrugada de sábado/domingo, dia 31/01, às 2h45.

Author

Jornalista por paixão. Música, Novelas, Cinema e Entrevistas. Designer de Moda que não liga para tendência. Apaixonada por música e cinema. Colunista, critica de cinema e da vida dos outros também. Tudo em dobro por favor, inclusive café, pizza e cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *