Os 40 alunos que frequentaram as oficinas de formação durante os seis meses da 23ª. edição do projeto participam das dez apresentações GRATUITAS do espetáculo “O morto do Encantado morre e pede passagem”, uma comédia de Oduvaldo Vianna Filho, com adaptação e direção de Anna Wiltgen, sob coordenação de Juliana Teixeira, que estreia dia 10 de agosto, no Centro Cultural Light, e irá circular em diversos espaços da cidade, como Biblioteca Parque, Parque da Ruínas, Teatro Café Pequeno, Teatro Oscar Niemeyer e Teatro Gonzaguinha, e uma apresentação na própria Vila Olímpica da Gamboa. Além da atuarem, os jovens são responsáveis pelos figurinos, visagismo, cenografia e sonorização, resultado do que aprenderam ao longo do projeto. A edição tem patrocínio da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Sobre o espetáculo
O texto escolhido para o espetáculo de encerramento e conclusão dessa edição foi a comédia “O morto do Encantado morre e pede passagem”, de Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha (1936-74), com adaptação da professora de interpretação e preparação corporal/vocal Anna Wiltgen. Além de atuarem, os alunos assinam os figurinos, o cenário e o visagismo da montagem.
Sinopse: no suburbano bairro carioca do Encantado, um jovem casal proletário tenta inutilmente salvar a vida do tio hospedado em sua casa e que, de tanta farra, sinuca e futebol, se encontra, senão nas últimas, nas penúltimas. A história se passa em uma única noite cheia de reviravoltas.
Com ingredientes que tornam o texto leve e popular, com os quais a atual montagem do projeto ‘Passageiro do Futuro’ fez questão de ressaltar: personagens simples e situações inusitadas, embaladas pelo ritmo do samba de raiz e iluminadas pelas cores de Heitor dos Prazeres. Criou-se uma ponte entre a ficção e a realidade – o Morro da Providência e todo o entorno da Vila Olímpica da Gamboa – aproximando o passado, cujo cotidiano era mais humanizado, com relações mais puras e diretas.
Juliana Teixeira, idealizadora do projeto, frisa que é importante que os alunos se apropriem da montagem, incluindo a escolha do texto com o qual mais se identificam: “Já fizemos de Shakespeare a Naum Alves de Souza, passando por Brecht e Dias Gomes”. Os alunos recebem a orientação dos professores de cada disciplina para realizar na prática as funções que aprenderam no curso. “Além da parte teórica é fundamental essa vivência, que de fato os preparam para o mercado de trabalho”, conclui a atriz e produtora.
APRESENTAÇÕES
10 e 11 de agosto, às 16h: Centro Cultural Light (Av. Marechal Floriano, 168 – Centro RJ)
12 de agosto, às 15h: Centro Cultural Municipal Parque da Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
14 de agosto, 15h30: Teatro Sylvio Monteiro (Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro de Nova Iguaçu)
16 e 17 de agosto, 16h: Biblioteca Parque Estadual (Av. Presidente Vargas, 1261 – Centro RJ)
21 de agosto, às 16h: Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon)
22 de agosto, às 16h: Teatro Oscar Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro Niterói)
23 de agosto, 16h: Teatro Gonzaguinha – Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, 125 – Centro RJ)
24 de agosto, 16h30: Vila Olímpica da Gamboa (Rua Barão da Gamboa, 142 – Santo Cristo)
SERVIÇO
Entrada Franca
Classificação Livre
Duração 50 minutos
ELENCO
Alessandra Xavier Dos Santos Fátima, André Pierre P. A. Correa, Anne Karoline Medina Gomes, Daniel Henrique Oliveira da Rocha, Douglas Kauã, Erika Drilainny da Silva Marques, Ezio Bernardo Guimarães, Fabiola Gama França, Filiphe Orlando C. Fraga, Flávia Batista Machado, João Pedro Lins, João Victor da Conceição Lima, Kamilly dos Santos Marins, Ketlin Nicolau Barbosa, Luan Lopes Soares, Lucas Danilo Roque Santos, Lueverton Lima de Oliveira, Maria Eduarda dos Santos Conceição, Maria Isadora Lima Gomes, Mariah Laura de Jesus da Silva, (Isaac) Marianna Xavier dos Santos Fátima, Matheus Camara Rufino, Maysa Santos Alexandrina, Noemi Lisboa do Nascimento, Pedro Henrique Brasil Braga, Rayssa Lisboa Pereira, Samuel Ribeiro de Oliveira Freitas, Thomas Silva Santos, Vitória Fernandes Farias, Willian Gabriel Lopes da Silva
FICHA TÉCNICA
- Coordenação Geral: Maria Luiza Teixeira
- Coordenação Artística: Juliana Teixeira |
- Direção de Produção: Isabel Themudo e Wagner Uchoa
- Produção: Marlon Vitorino |
- Assistente Social: Sebastiana Araujo |
- Professora de Corpo e Voz e Interpretação: Anna Beatriz Wiltgen |
- Professor de Sonorização: Chico Rota
- Professora de Figurino: Rosa Ebee |
- Professora de Caracterização: Adriana Dehoul
- Professora de Cenografia: Vanessa Alves |
- Iluminação: Felipe Lourenço |
- Cenotécnico: Djavan Costa |
- Aderecista e Pintura de Arte: Soave Cenografia |
- Costureiras: Célia Feijão, Dora Pinheiro e Mary Rosimary |
- Mídias Sociais: Rafael Teixeira |
- Design Gráfico: Patrícia Soares |
- Fotografias: Marcelo Piu |
- Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti | Monitor: Rafael de Oliveira |
- Realização: Associação Caminho da Cultura
Sobre o Passageiro do Futuro
Tudo começou em 2001, quando a atriz e produtora Juliana Teixeira integrava o elenco de ‘Tudo no Escuro’, peça de Peter Shaffer. “Ali tudo dependia de iluminação e começamos a ter dificuldades em conseguir técnicos para a turnê. A partir daí, resolvi colocar em prática esse meu desejo de trabalhar com teatro com jovens vulneráveis e, ao mesmo tempo, tentar suprir a falta de mão de obra técnica do teatro profissional”, lembra Juliana.
A demanda por profissionais qualificados nas artes cênicas inspirou Juliana a criar o projeto itinerante ‘Passageiro do Futuro’, que vai muito além da instrução técnica e artística para jovens de baixa renda. Em seis meses de aulas, 50 alunos participam de oficinas de capacitação e recebem orientação e acompanhamento de uma equipe formada por profissionais do mercado e assistentes sociais. O bom desempenho escolar e a participação da família são fundamentais para o sucesso do projeto.
Há 22 anos o projeto vem apostando na formação de qualidade em áreas técnicas das artes, apresentando opções para a atuação em um crescente mercado de trabalho. Em suas aulas, os professores traçam um paralelo entre o conteúdo da educação formal e as disciplinas do projeto. É possível, por exemplo, relacionar os conceitos de biologia às aulas de caracterização; matemática e geometria à cenografia; física à sonorização; literatura à interpretação entre outras.
“A ideia é que seja um projeto completo, que melhore a vida desses jovens e da comunidade. Fazemos acompanhamento individual e familiar, além de encaminhá-los a serviços sociais e monitorar o rendimento escolar, condição indispensável para participação no projeto”, explica Juliana.
Cerca de 1600 jovens de comunidades carentes já foram atendidos pelo projeto e aprenderam diversas funções técnicas no teatro como sonorização, iluminação, caracterização (maquiagem), figurino, corpo e voz, cenário, além de interpretação. Durante os seis meses de formação, os alunos se preparam para uma nova montagem, que irá circular por diversos teatros da rede municipal, com entrada gratuita.
A 23ª edição teve início no dia 06 de março, com oficinas as segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h15, na Vila Olímpica da Gamboa. E para obter mais informação é só acessar as redes sociais do projeto @passageirodofuturooriginal.
Além das aulas, os jovens participaram de palestras, visitas guiadas e dinâmicas sobre diversos temas como: não violência entre gênero e bullying. Também visitaram centros culturais e assistiram espetáculos que estavam em cartaz. O projeto ainda ofereceu aulas de inglês, em parceria com a Casa da Juventude, JUV.
Com formato itinerante, permanece ao menos dois anos em cada comunidade e tendo atuado em Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro, Copacabana, Caju, Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), São Cristóvão e, nessa edição, na Gamboa.
Passageiro do Futuro 23ª edição é patrocinado pela Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A realização é da Associação Caminho da Cultura.
Grade de Aulas
Segunda-feira
14h às 16h – Preparação Corporal/Vocal (Profa. Anna Beatriz Wiltgen)
16h às 16h15 – Lanche
16h15 às 18h15 – Figurino (Profa. Rosa Ebee)
Quarta-feira
14h às 16h – Interpretação (Profa. Anna Beatriz Wiltgen)
16h às 16h15 – Lanche
16h15 às 18h15 – Caracterização (Profa. Adriana Dehoul)
Sexta-feira
14h às 16h – Cenografia (Profa. Vanessa Alves)
16h às 16h15 – Lanche
16h15 às 17h45 – Sonorização (Prof. Chico Rota)
17h45 às 18h15 – Dinâmica de grupo (Sebastiana Araujo)
Aulas de Inglês
Público-alvo: 15 a 29 anos (alunos do projeto Passageiro do Futuro, amigos e familiares)
Aulas de reforço: Conclusão do curso básico 1
Local: Casa da Juventude (Rua Santo Cristo, 144 – Santo Cristo (quase em frente à entrada principal da Vila Olímpica)
Depoimentos de Passageiros
“Acolher o Passageiro não se trata de um investimento apenas, é possibilitar que um jovem sonhe.” Thainá Anegue, ex-aluna de Vila Kennedy
“Este foi meu primeiro ano no Passageiro do Futuro, fiz todas as aulas, onde pude aprender um pouco de tudo, contudo, foquei mais em interpretação e preparação corporal e vocal. Tenho um sonho que é ser atriz e o projeto proporciona isso para nós alunos. Ano que vem estarei novamente nas atividades, onde irei aprimorar tudo que já aprendi. O Passageiro do Futuro é fantástico”. Vitória Pereira da Silva, ex-aluna de São Cristóvão
“O projeto, mudou bastante minha vida, ajudando a ser mais sociável, saber falar melhor, memorizar as coisas que eu tive que aprender, melhorou minha postura na sociedade, aprendi a viver com pessoas completamente diferentes (…) Mas, antes de começar o projeto, o meu dia era só ir pra escola e ficar em casa, eu não fazia nada além de jogar no computador, ficava muito entediante os meus dias. Nunca fui de ter muitos amigos como tenho hoje dia, e como eu passava praticamente o dia inteiro em casa, comecei a ficar deprimido, por ficar bastante tempo em casa “solitário”. Queria sair, conhecer lugares novos e pessoas novas. Até que eu fiquei com sintomas de depressão, no álcool eu procurava resposta pra tudo ou quase tudo, era um momento em que me sentia feliz, na verdade era só ilusão do álcool. Minha amiga me chamou para fazer esse projeto, no começo não sentia vontade de ir. No primeiro dia que eu já fazia parte do projeto, me senti muito tímido como sempre, mas aos poucos fui me soltando nas aulas de preparação corporal e vocal, comecei a interagir com as pessoas que faziam parte do projeto e percebi que aquela timidez que eu tinha estava sumindo, o modo de falar com as pessoas estava diferente, minha postura mudou. Quando começaram as circulações da peça eu já estava com uma alegria imensa.” Marco Antonio Costa dos Reis, ex-aluno do complexo do Caju
Os Passageiros que já estão no mercado
Inúmeros Passageiros estão atuando no mercado do entretenimento, música, teatro, dança, televisão e moda, entre outros segmentos.
Douglas Vergueiro (2012 e 2013, na Ladeira dos Tabajaras) atuou no musical Andanças, sobre a cantora Beth Carvalho, interpretando o cantor Zeca Pagodinho. Depois de sua participação no projeto, se profissionalizou como ator.
Glaucia Peixoto, turma de Água Santa, participante entre 2003 e 2005, trabalha como produtora de eventos, com destaque para as Olímpiadas e shows de música.
Jamile Regina (turma 2007, Bangu) é microfonista de grandes musicais, como Cazuza, de Miguel Falabella. Ocupa com destaque posto de principal microfonista do Rio de Janeiro.
Maiza Tchelly participou em 2012 e 2013 na Ladeira dos Tabajaras e se especializou em operação de som. Envolvida com grupos de teatro, participa de festivais e mantém uma carreira ativa como atriz.
Robert Rodrigues, formado em licenciatura pela Estácio de Sá, que participou da turma do Andaraí 2009 e foi monitor do projeto em 2012 e 2013 na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana).
Ronald Rodrigues (turma 2009, Andaraí) atua nos grupos de dança Carlota Portela e Deborah Colker. Também excursiona com cantor Mumuzinho.
Espetáculos realizados pelo Passageiro do Futuro
1- Aquele que Diz, Aquele que Diz Não – Brecht (adaptação e direção Marcelo Escorel)
2- Sonho de Uma Água Santa – Shakespeare (adaptação e direção Monica Alvarenga)
3- A Galera Dança (texto e direção Joaquim Vicente)
4- Eu Abro Mão (texto e direção Monica Alvarenga)
5- A Festa (texto e direção Monica Alvarenga)
6- O Gigante Egoísta – Oscar Wilde (Joaquim Vicente)
7- Anjo do Subúrbio – Bertolt Brecht (adaptação e direção Celina Sodré)
8- O Rei de Ramos – Dias Gomes (Cyrano Rosalem)
9- Crônicas da Cidade – Diversos Autores Brasileiros (adaptação e direção Marcia Nunes)
10– Além da Lenda do Minotauro – (adaptação e direção Samir Murad)
11- Quem Matou o Leão – Maria Clara Machado (direção Beto Brown)
12- Forrobodó – Chiquinha Gonzaga (direção Maurício Cardoso)
13- A Vida é uma Comédia – Luís Fernando Veríssimo (direção Claudio Handrey)
14- A Aurora da Minha Vida – Naum Alves (direção Claudio Handrey)
15- O Gato de Botas – Maria Clara Machado (direção Claudio Handrey)
16- O Auto da Compadecida – Ariano Suassuna (direção Mônica Alvarenga)
17- Tribobó City – Maria Clara Machado (direção Mônica Alvarenga)
18- O Mambembe – Artur Azevedo e José Piza (direção Walney Gomes)
19- O Passado a Limpo – Rogério Blat (adaptação e direção de Anna Wiltgen)
20- Geração Trianon – Anamaria Nunes (adaptação João Brandão e direção de Anna Wiltgen)
21- O morto do Encantado morre e pede passagem – Oduvaldo Vianna Filho, Vianinha (adaptação e direção de Anna Wiltgen)
Sobre Juliana Teixeira
Atriz e produtora cultural, ingressa adolescente na escola O Tablado e posteriormente na CAL. Começou a atuar aos 15 anos em campanhas publicitárias, como o lançamento da Pepsi no Brasil. Viaja para Nova Iorque (1986-1989), para formação de teatro e dança. De volta trabalha em novelas na TV Globo, no cinema e no teatro. Em 1998, funda a ‘Nova Bossa Produções Culturais’ e começa a produzir espetáculos teatrais, filmes de curta metragem e, a partir de 2001, implementa o primeiro projeto sociocultural, Passageiro do Futuro.
Atriz e produtora do espetáculo Aos Domingos, direção de Bruce Gomlevsky e texto de Julia Spadaccini. Indicado aos prêmios Shell e Cesgranrio 2013, como melhor texto, a peça foi escrita especialmente para os atores Juliana Teixeira e Jorge Caetano. Em 2015 e 2016, esteve em cartaz com Anti-Nelson Rodrigues, com texto Nelson Rodrigues e direção novamente de Bruce Gomlevsky, atuando ao lado de Tonico Pereira, Joaquim Lopes e Yasmin Gomlevsky, entre outros. A peça percorreu o CCBB- RJ, Teatro Glaucio Gill e Centro Cultural Parque das Ruínas, além de um circuito em lonas e arenas da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e circuitos Sesi RJ e Sesc RJ. Em 2018 atuou em Memória D´alma, direção Guilherme Scarpa e Camilo Pellegrini, indicado ao Prêmio Botequim Cultural nas categorias melhor texto inédito e atriz, foi ganhador do prêmio nacional CENYM em ambas as categorias.
Em parceria com o diretor Pedro Carvana, criou e produziu três filmes de curta metragem: “A Breve História de Candido Sampaio”, “Ratoeira” e “Deus vai nos Ajudar”.
Elaboração e Coordenação Geral:
“PASSAGEIRO DO FUTURO” (2001-2023); “CAMINHO DA CULTURA” (2002-2010); “CURTA NA PRAÇA” (2008-2021); “CIRCUITO CINE CURTA” (2010-2020); “CINE NA ESTRADA” (SESI FIRJAN – 2015).
Equipe Passageiro do Futuro
- Coordenação Geral: Juliana Teixeira
- Direção de Produção: Isabel Themudo e Wagner Uchoa
- Produção: Marlon Vitorino
- Assistente Social: Sebastiana Araujo
- Professora de Corpo e Voz e Interpretação: Anna Beatriz Wiltgen
- Professor de Sonorização: Chico Rota
- Professora de Figurino: Rosa Ebee
- Professora de Caracterização: Adriana Dehoul
- Professora de Cenografia: Vanessa Alves
- Mídias Sociais: Rafael Teixeira
- Design Gráfico: Patricia Gerstner
- Fotos: Marcelo Piu
- Administradora: Rodrigo Gerstner e Acacio Velloso
- Contador: Sesan Contabilidade
- Monitor: Rafael de Oliveira
- Transporte: Wellington Terra e Elias de Almeida
- Alimentação: Kidoguinho
- Realização Associação Caminho da Cultura