O projeto, de caráter itinerante, traz questionamentos importantes em filmes dirigidos por Mariana Campos e Viviane Ferreira, no dia 20/7, Casa Bosque, Campo Grande
No mês da Mulher Negra e Latino Americana, o Cine & Manas dá continuidade ao seu projeto itinerante, com a exibição dos filmes “Minha História é Outra’, com direção de Mariana Campos e O Dia de Jerusa, de Viviane Ferreira, no dia 20/7 (quinta), a partir das 18h, na Casa Bosque, em Campo Grande/RJ, gratuitamente.
O curta “Minha História é Outra”, que mescla ficção e documentário, apresenta histórias de afeto entre mulheres negras lésbicas, onde ainda que essas histórias sejam atravessadas pelo conservadorismo e pelas diversas violências simbólicas externas do dia a dia dessas mulheres, o filme foca – tanto na construção de sua narrativa, quanto nas imagens apresentadas – no afeto que existe nessas relações. Rompendo com estereótipos que são legados a estas corpas que não atendem aos padrões de feminilidade impostos pela sociedade.
As personagens do filme são mulheres reais e a direção de Mariana Campos, somada à uma equipe majoritariamente composta por mulheres negras e pessoas LGBTQI+, captam de forma sensível toda a complexidade dessas mulheres.
Já o curta-metragem “O Dia de Jerusa” , que tem roteiro e direção de Viviane Ferreira, fala sobre memória, abandono e solidão de mulheres negras. O filme se desenrola a partir do encontro de duas mulheres negras, a jovem pesquisadora de opinião, Silvia (Débora Marçal) e a já idosa e aniversariante Jerusa, brilhantemente interpretada pela grande Léa Gonçalves.
Os filmes chamam a atenção para a capacidade do cinema para romper com padrões estabelecidos. A sessão é seguida de debate com tradução para libras e será aceita a doação de roupas e alimentos não perecíveis.
O projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa de Fomento à Cultura Carioca e apoio da Riofilme.
Instagram: @mhofilme @maricamposcine @Vivianeferreira @odunfilme
Sobre o Cine&Manas
O Cine&Manas é um projeto de exibição e distribuição de impacto para exibição de filmes nacionais realizados por mulheres cis e trans. De caráter itinerante, o cineclube circula desde 2017 pela região metropolitana do Rio de Janeiro, já tendo realizado sessões na capital, no bairro de Campo Grande, Paciência, Bonsucesso e nas cidades de Niterói e Rio Bonito. Em 2021, em função da pandemia de covid-19,realizou sessões online, com incentivo da Lei Aldir Blanc.
Agenda do Circuito Zona Oeste 2023
Este ano o Cine&Manas vai realizar uma circulação por diversos bairros da Zona Oeste.
Programação
. Casa Bosque/Campo Grande – dias 20/07 e 21/08 – 18h.
. Areninha Carioca Hermeto Pascoal (Bangu) – 21/08 – 18h
. Arena Carioca Gilberto Gil ( Realengo) – 25/10 – 17h
. Arena Carioca Abelardo Barbosa (Pedra de Guaratiba) – 18/11 – 17h
Ficha técnica do projeto
Produção executiva: Carolina Rodriguez
Coordenadora de produção: Helena Claro
Curadoria: Bruna Aguiar, Galba Gogóia e Helena Claro
Produtora técnica: Bruna Aguiar
Comunicação: Suburbana
Designer: Renée Lima
Realização: Manas Produtora
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Fomento: FOCA, Prefeitura do Rio de Janeiro
Apoio: Rio Filmes.
Serviço
Filme: Minha História é Outra
Documentário / 22′ / 2019 / Rio de Janeiro
Direção: Mariana Campos
Classificação: 16 anos
Sessão seguida de debate com tradução para libras
Doação de roupas e alimentos não perecíveis
Data: 20 de Julho, quinta-feira, a partir de 18h
Entrada gratuita
Local: Casa Bosque @casabosquecg
Estrada da Caroba, 449, Campo Grande / RJ
Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem