Sistema que inicialmente esteve presente em poucas cidades do Rio grande do Sul, atualmente alcança municípios de 6 estados da federação.
Após 14 anos de disponibilização no Portal do Software Publico Brasileiro, o sistema e-Cidade permanece avançando pelas cidades brasileiras. Este crescimento reforça a importância estratégica da sua utilização pelos municípios e a qualidade das suas funcionalidades, que compõem um sistema integrado de gestão. Outro fator preponderante é a consistência do ecossistema colaborativo formado em torno dos softwares livres, que proporciona independência tecnológica para os usuários.
Neste ano, algumas empresas que prestam serviços para o e-Cidade, organizaram o primeiro mapeamento oficial do uso da solução em todo o Brasil. O esforço contou com 8 empresas, que atuam em diferentes Regiões e também com o apoio da Comunidade, que ajudou a mapear as prefeituras que adotam a solução com recursos próprios, como o caso de Arapiraca em Alagoas.
A solução, no ano de 2009, estava presente em algumas poucas cidades do estado do Rio Grande do Sul, como o caso de Bagé. Hoje alcançou mais 6 estados, com instalações em Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Norte. O sistema é utilizado por pequenos, médios e grandes municípios, o que demonstra um nível de adaptação e flexibilidade do e-Cidade.
Os dados apontam para o aumento do número de cidades que utilizam a ferramenta, crescimento da rede de prestadores de serviços e da organização da comunidade. Mais de 190 profissionais atuam diretamente nas empresas e a comunidade saltou de 85 membros em 2022 para mais de 200 participantes em 2023.
César Brod, especialista em tecnologias livres e abertas, destaca a dinâmica da comunidade:
“Uma dúvida é respondida no mesmo dia, as questões de interesse são discutidas coletivamente e a comunidade é muito bem organizada”, menciona o especialista.
Alguns veículos de comunicação apontaram no ano passado para o modelo de negócios do software público e o e-Cidade foi a solução que chamou atenção da mídia. O Monitor Mercantil deu destaque em 2022 para o modelo na matéria: “Software público e-Cidade gera benefícios para a sociedade“
O mapeamento encerrou no dia 13 de julho e a compilação dos dados será disponibilizado no início do mês de agosto. A diferença deste levantamento para os anteriores, foram os cuidados para que os dados fossem fidedignos.
De acordo com Igor Oliveira, diretor da empresa CONTASS Contabilidade de Minas Gerais:
“o levantamento demonstra como a solução cresce com a propaganda boca a boca”. “Um município influencia o vizinho a utilizar. Trata-se de um incentivo em rede”, completa Igor.
A solução foi desenvolvida originalmente pela empresa DBSeller e hoje existem mais de 10 empresas que prestam serviços para solução.
Evandro Schaulet, diretor de Operações da Dbseller Sistemas integrados, do Rio Grande do Sul, aponta que
“o ecossistema do e-Cidade conta com uma Comunidade forte e o sucesso desse crescimento acontece pela articulação de múltiplos atores da sociedade”.
O e-cidade é um sistema web integrado de gestão e atua na agregação das informações entre os entes municipais, como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias e Fundações.
Por ser estruturado como um software livre, sua implementação é simples, gratuita, com farta documentação e código-fonte compartilhado na internet para sua instalação. Também há uma gama de empresas que prestam serviços para implantação, uso e manutenção do sistema.
Participe da Comunidade e-Cidade!
Quer conhecer um pouco mais sobre o Artecult e o e-Cidade?
Portal ArteCult:
- site: www.artecult.com
- Instagram: @artecult
Mais sobre e-cidade:
- Portal SPB – site do Software Público Brasileiro do Governo Federal: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/software-publico
- Comunidade no Telegram: “Comunidade e – Cidade” (https://t.me/eCidadeCE)
- Fórum e-Cidade : https://ecidade.softwarepublico.org
Existem empresas que coordenam o processo de produção colaborativa e podem ajudar a sua cidade na utilização de sistemas integrados como base de informações para projetos de Cidades Inteligentes:
- DBSeller – www.dbseller.com.br (instagram @dbseller_)
- Contass Contabilidade – www.contassconsultoria.com.br (instagram @contass_contabilidade)
- CPD Municipal – www.cpd-municipal.com.br (instagram @cpdmunicipal)
- LibreCode – librecode.coop (instagram @librecodecoop)
- Navarro Tecnologia – www.navarrotecnologia.com.br (Facebook @navarrotecnologia)
Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !