Os supridores: um retrato bastante didático dos efeitos da desigualdade social nas grandes capitais

 

Os supridores” conta a história de dois amigos, Pedro e Marques, que trabalham em uma grande rede de supermercados como estoquistas (ou supridores).

A história toda se passa em Porto Alegre. Pedro e Marques moram em uma região pobre e periférica da cidade. Pedro é um rapaz, extremamente inteligente e muito consciente da sua condição de trabalhador explorado pelo sistema. E essa consciência, somada a uma crescente raiva e inquietação diante da miséria em que vive, leva Pedro a decidir que precisa ficar rico.

Esse resumo simplifica demais uma história super construída pelo gaúcho José Falero, mas é o que dá para contar sem estragar a experiência do leitor. O que é mais impactante nesse livro é a capacidade de provocar o leitor a pensar em como a pobreza extrema afeta todos os aspectos da vida das pessoas.

A decisão que Pedro toma – de que era necessário ser rico – passa pela percepção de que apenas o dinheiro traz a pessoa alguma dignidade. E isso é tudo que Pedro deseja para si e para os seus: viver com dignidade.

O texto privilegia a oralidade em sua narrativa. Como pessoa do Rio de Janeiro foi interessante lidar com o palavreado e as gírias de Porto Alegre. Apesar de desconhecer uma ou outra palavra, essa opção do autor conseguiu me aproximar de seus personagens.  Livro excelente e que merece todos os elogios e prêmios que recebeu.

 

SERVIÇO

Título: Os supridores

  • Autor: José Falero
  • Editora: Todavia (2020)
  • Páginas: 304

 

Tais Brito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Author

Eu me chamo Tais Brito, sou professora de história e tenho um doutorado nessa mesma área. Sendo uma pessoa inquieta e extremamente curiosa, os livros me permitem ir a todos os lugares e conhecer todo o tipo de coisas. Nas horas vagas, eu gosto de falar sobre esporte, viagens e, claro, literatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *