A Gordura é a Vilã ou Mocinha?

Dieta Cetogênica. Foto: Roberto Freitas.

 

A Gordura é a Vilã ou Mocinha depende da gordura, e como você cria a abordagem da Dieta como forma terapêutica de manutenção da sua Saúde!

1) – As carnes, laticínios e vegetais orgânicos reduzem a exposição a toxinas como pesticidas e herbicidas, aliviando o fígado de desintoxicar esses produtos químicos nocivos. Disruptores Endócrinos google Acadêmico 6760 ocorrênciashttps://scholar.oogle.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=fitalatos+e+xenoestrogenso&btnG=
2) – As carnes alimentadas com capim, carnes de caça e peixes selvagens prosperam com uma dieta natural, resultando em melhor nutrição e maiores quantidades de gorduras saudáveis, como gorduras poli-insaturadas. https://www.essenciabrasileira.com.br/animais-alimentados-com-pasto-fornecem-carne-e-laticinios-mais-saudaveis-para-seu-cao/
3) – Os produtos não transgênicos evitam as possíveis implicações adversas à saúde de alimentos geneticamente modificados, como problemas gastrointestinais, problemas de fertilidade e impactos na saúde do fígado, entre dezenas de outras enfermidades. https://correiodoestado.com.br/tecnologia/pesquisa-diz-que-transgenicos-causam-tumores/160778/

  • Os disruptores endócrinos agem por mecanismos fisiológicos pelos quais substituem os hormônios do nosso corpo, ou bloqueiam a sua ação natural, ou ainda, aumentando ou diminuindo a quantidade original de hormônios, alterando as funções endócrinas (SANTAMARTA, 2001). https://bvsms.saude.gov.br/bvs/trabalhador/pdf/texto_disruptores.pdf

Faça agachamentos periodicamente durante o dia, pode ser pequenas sequências tipo 3 sequências de cinco. 4x por dia, ao acordar, antes de andar os 10 mil passos, depois + uma sequência antes de andar a noite e depois antes de dormir, total 3x5x4=60 agachamentos por dia, vai melhorar sua insulina, e suas articulações, a sua próstata e seu cansaço geral, vai melhorar, 10.000 passos por dia segundo a OMS, você deixa de ser sedentário, os 10.000 a noite faz sua Hemoglobina Glicada, abaixar e regula sua insulina, deixando sua diabetes tipo 3, 2 ou 1 controlada ou sob remissão, sua pressão arterial, sua gordura no fígado, sua hiperplasia prostática, você emagrece e sua imunidade aumenta e sua energia mitocondrial aumenta. Uma boa dieta, jejum intermitente, detox, vernifugação  e exercícios, faz milagres com a sua saúde, seja o “Autor da sua Saúde”, cada um de nós tem que pagar o preço da nossa saúde, senão você terá que parar tudo que faz e gastar tudo que tem para tratar de sua doença.

A dieta cetogênica é uma dieta pobre em carboidratos, moderada em proteínas e rica em gorduras que impulsiona seu metabolismo a queimar gordura em vez de carboidratos para obter energia. Esta lista de alimentos cetônicos é um guia útil para todos os interessados em seguir uma dieta cetônica saudável.

À medida que você quebra a gordura, seu fígado cria grandes quantidades de cetonas, um tipo de ácido e uma fonte de energia muito eficiente. As cetonas entram em sua circulação para abastecer seu corpo – esse estado é conhecido como cetose. Na verdade, seu coração, cérebro e músculos preferem as cetonas como fonte de energia em vez de depender de açúcares e carboidratos.

Os carboidratos aumentam rapidamente o açúcar no sangue e desencadeiam a liberação do hormônio insulina, um fator crítico no controle de como o metabolismo produz energia. Se a insulina estiver alta, ela bloqueia seu metabolismo de converter gorduras em energia. Para manter a cetose, não consuma mais do que 20 a 50 gramas de carboidratos líquidos diariamente.

A dieta cetogênica aumenta a perda de peso, melhora o humor, aumenta a energia, suporta a cognição e promove uma melhor memória.

Os cientistas inicialmente formularam a dieta cetogênica para tratar a epilepsia e outras condições neurológicas. Sendo principalmente um tratamento médico, faltava um foco em fornecer nutrição balanceada e adequada.

Estar em cetose é apenas um dos pilares de um estilo de vida saudável. Os seres humanos são complexos e sua saúde depende de muitos nutrientes e blocos de construção.

A gordura é sua principal fonte de energia (ATP), cetônica e ter a quantidade certa é essencial. Mas para tirar o máximo proveito de sua dieta e que ela seja saudável, você também deve entender quais gorduras saudáveis incluir e quais evitar.

Seu corpo depende da gordura para absorver nutrientes solúveis em gordura (vitaminas Lipossolúveis: A, D, K e E), controlar a inflamação e produzir hormônios como testosterona e estrogênio. Em poucas palavras, a gordura é essencial para a sua saúde.

Para uma nutrição ideal no ceto, você deve desfrutar de uma grande variedade de gorduras saudáveis. Inclua muitas gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração de azeitonas, abacates, nozes de macadâmia e banha.

Alguns Estudos e Evidências os porquês que determinadas substâncias naturais e orgânicas, combinadas e associadas em determinadas concentrações e por períodos determinados e até como dietas de manutenção de controle de enfermidades, fazem muito bem a Saúde, prevenindo e até diminuindo o eliminando a necessidade de remédios alopáticos.

Dieta Cetogênica

Estudos, Sobre as Evidências e a Correlação de substâncias e benefícios:

Além de fornecer energia, a gordura tem muitos outros benefícios para a saúde, do bioma corporal, porém a digestão é lenta e complexa, mas facilita a sua saciedade e será ótima para a perda de peso de força saudável e gradual. –  Estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2716748/

Apigenina: A apigenina é uma flavona presente em vegetais, como salsa, aipo, camomila e na planta egípcia Moringa peregrina.

Em um estudo publicado na Cell and Bioscience, foi relatado que a apigenina suprime vários cânceres humanos in vitro e in vivo por múltiplos efeitos biológicos, como desencadear apoptose celular e autofagia, induzir a parada do ciclo celular, suprimir a migração e invasão celular e estimular uma resposta imune.

Crocetina: A crocetina é um tipo de carotenoide natural diterpenóide encontrado em plantas, como o açafrão.

Um estudo publicado na Current Pharmaceutical Biotechnology descobriu que a crocetina afeta o crescimento de células cancerígenas inibindo a síntese de ácidos nucleicos, aumentando o sistema antioxidante, induzindo a apoptose e dificultando as vias de sinalização do crescimento. (Relacionado: 9 alimentos anticâncer que você não pode ignorar).

Curcumina: A curcumina (diferuloilmetano) é o principal componente da popular especiaria indiana açafrão. Seus efeitos anticancerígenos foram estudados para tumores cerebrais, câncer de mama, câncer de cólon e metástases pulmonares.

Um estudo publicado no BMC Câncer descobriu que a curcumina inibe a angiogênese em alguns tumores, suprimindo as citosinas angiogênicas. Devido à forte relação entre inflamação e câncer, os efeitos anti-inflamatórios da curcumina resultariam em seus efeitos antitumorais.

Cianidinas: A cianidina é um extrato de pigmento de frutas vermelhas, como maçãs, amoras, amoras, uvas, ameixas, framboesas, repolho roxo e cebola roxa.

Um estudo publicado na Chemical Biology & Drug Design descobriu que a cianidina produz seus efeitos contra o câncer inibindo [RAS (sistema de ativação reticular) e MAPK (proteína quinase ativada por mitogênio) e ativando (caspases-3 e P-38) vias moleculares inovadoras. Pode causar parada do ciclo celular, processos de diferenciação celular e alterações no estado redox, que desencadeiam os efeitos quimioterápicos citotóxicos.

Diindolilmetano (DIM)/Indol-3-carbinol (I3C): O I3C é encontrado em vegetais Brassica, como brócolis, couve-flor e couve. O DIM é um derivado da digestão do I3C através da condensação formada no ambiente ácido do estômago.

Em um estudo publicado na F1000 Research , os pesquisadores implicaram o I3C e o DIM na indução de enzimas de desintoxicação de fase 1, que podem resultar na quebra de outros carcinógenos dietéticos. Estudos in situ e in vivo apontam para um papel do I3C como um agente quimioprotetor no câncer de mama e próstata.

Galato de Epigalocatequina (EGCG): EGCG é o composto de catequina mais abundante no chá verde.

Um estudo publicado no Scientific Reports sugeriu que o EGCG pode gerar fortemente apoptose e inibir o crescimento em vários tipos de câncer, incluindo câncer de cérebro, mama, cólon e rim, bem como leucemia, conforme demonstrado por pesquisas in vivo e in vitro.

Fisetina: A fisetina é uma flavona encontrada em várias plantas, como maçã, Acácia berlandieri, Acácia greggii , pepino, fumeiro da Eurásia, uva, cebola, papagaio, caqui e morangos.

Em um estudo publicado na Food Science & Nutrition, descobriu-se que a fisetina como um polifenol com propriedades farmacológicas pleiotrópicas previne a progressão no ciclo celular e o crescimento celular e induz a apoptose.

Genisteína: A genisteína é uma isoflavona que se origina de várias plantas, como café, favas, Flamingo vestita, kudzu, tremoço, psoralea, soja.

Um estudo publicado na Advances in Nutrition indicou que a genisteína atua como agente quimioterápico contra diferentes tipos de câncer, principalmente por alterar a apoptose, o ciclo celular e a angiogênese e inibir a metástase.

Gingerol: Gingerol é o componente ativo do gengibre fresco com um sabor picante característico. As atividades anticancerígenas do gengibre contra o câncer colorretal foram bem documentadas com seu componente ativo gingerol inibindo o crescimento e a proliferação de células de câncer colorretal.

Em um estudo publicado na Gastroenterology Research and Practice, o 6-gingerol inibiu o crescimento de células HCT116 de câncer de cólon.

Kaempferol: Kaempferol é um flavonol natural isolado de maçãs, brócolis, couve de Bruxelas, toranja, chá, Witchhazel e outros.

Um estudo publicado na Molecules indicou que o kaempferol exerce sua atividade anticancerígena impedindo a migração e invasão celular, inibindo a proteína MMP-3, regulando negativamente a fosforilação de AKT e aumentando a atividade da quinase de adesão focal (FAK).

Licopeno: O licopeno é um pigmento vermelho brilhante e fitoquímico de cenouras vermelhas, mamões vermelhos, tomates e melancias.

Um estudo publicado no Journal of Pharmacy & BioAllied Sciences indicou que o licopeno extingue o oxigênio singlete, elimina os radicais livres e previne o dano oxidativo do DNA – impedindo a potencial transformação de células normais em células cancerígenas.

Fenetil isotiocianato (PEITC): O PEITC, junto com o sulforafano de vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, agrião e outros, tem sido estudado para indução de apoptose (morte) em linhagens celulares.

Um estudo publicado na Medicina Complementar e Alternativa baseada em evidências relatou que o PEITC é um agente anticâncer e quimiopreventivo eficaz que inibe o crescimento de células cancerígenas por meio da parada do ciclo celular e indução de eventos apoptóticos em vários modelos de células cancerígenas humanas.

5-ALA:  A Universidade de Nagasaki publicou um estudo com o título “Ácido Aminolevulínico inibe o novo coronavírus” no mês de fevereiro (08). Ácido Aminolevulínico, mais conhecido como 5-ALA, é um aminoácido natural. O grupo de pesquisas, conduzido pelo professor Kiyoshi Kita, registrou que doses concentradas da substância consegue inibir totalmente o coronavírus. “Eu tinha uma vaga ideia de que funcionaria. Mas não imaginava que realmente conseguiria inibir a multiplicação (do vírus) totalmente em doses concentradas”, disse o professor Kiyoshi Kita, em nota publicada no Estudo: http://www.caarapoonline.com.br/m/noticia/12213/japao-universidade-descobre-substancia-que-%E2%80%98mata%E2%80%99-100-do-coronavirus

O ácido 5-amino levulínico inibe a infecção por SARS-CoV-2 in vitro. –  Estudo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7846235/

Resveratrol: O resveratrol é um fenol natural e pode ser encontrado no amendoim, na casca da uva vermelha e em outras frutas.

De acordo com o Câncer Council, além dos efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e cardioprotetores, o resveratrol também demonstrou ter propriedades anticancerígenas. Pesquisas em laboratório e em animais mostraram que o resveratrol pode agir contra as células cancerígenas, ativando ou desativando as vias moleculares.

Ácido rosmarínico (RA): RA é um antioxidante natural encontrado em especiarias culinárias e ervas medicinais, como erva-cidreira, orégano, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia e tomilho, que podem tratar inúmeras doenças.

Um estudo publicado na Biomolecules indicou que o RA exibe atividade anticancerígena ao regular o estresse oxidativo, a inflamação crônica, o ciclo celular, a apoptose e a metástase. Esses dados sugerem que o uso diário de suplementos dietéticos enriquecidos com AR pode contribuir para a prevenção e tratamento de tumores.

Sulforafano: O sulforafano é um composto organossulfurado obtido de vegetais crucíferos, como brócolis, couve de Bruxelas e repolho. A enzima mirosinase no trato gastrointestinal transforma a glucorafanina em sulforafano após danos à planta, como a mastigação.

De acordo com o MD Anderson Câncer Center, estudos mostraram que o sulforafano bloqueia mutações no DNA que levam ao câncer. Pode retardar o crescimento do tumor. O sulforafano também demonstrou reduzir a capacidade de multiplicação das células cancerígenas – retardando o crescimento do tumor ou reduzindo sua capacidade de se espalhar para outras partes do corpo.

Triterpenoides: Os triterpenóides são biosintetizados nas plantas pela ciclização do esqualeno, um hidrocarboneto triterpeno e precursor de todos os esteroides.

Applanatum triterpenóides e policetídeos têm efeitos anticancerígenos em modelos animais in vitro e in vivo . Esses compostos triterpenóides são anti-inflamatórios, antioxidantes e têm efeitos citotóxicos gerais via regulação positiva da caspase-3 e aumento da expressão do gene supressor de tumor P53.

Vitamina D: Um estudo publicado na revista Oncology indicou que a vitamina D pode diminuir a capacidade de invasão do tumor e a propensão à metástase, levando à redução da mortalidade por câncer. Níveis séricos mais elevados de 25-hidroxivitamina D ou 25(OH)D no momento do diagnóstico têm sido associados a uma sobrevida mais longa em pacientes com câncer.

Vitamina E: A vitamina E representa uma família de compostos compreendendo tocoferóis e tocotrienóis e é um antioxidante solúvel em gordura que existe em muitos alimentos, incluindo óleo de cártamo, óleo de girassol e óleo de gérmen de trigo.

Há relatos de que tanto os tocoferóis quanto os tocotrienóis têm efeitos antitumorais devido às suas propriedades antioxidantes. Os tocotrienóis apresentam bioatividade mais forte e ambos apresentam efeitos antiproliferativos, pró-apoptóticos e inibidores de COX-2 em estudos in vitro. A COX-2 é uma enzima que acelera a formação de substâncias que causam inflamação e dor. Também pode causar o crescimento de células tumorais.

Em um estudo publicado na revista Science Signaling, os pesquisadores mostraram que uma forma de vitamina E inibe a ativação de uma enzima essencial para a sobrevivência das células do câncer de próstata. A perda da enzima, chamada AKT, levou à morte do tumor.

NOTA:Em Breve estarei Postando novos artigos sobre diversos temas, e estudos e cruzamentos de dezenas de estudos, e conclusões e dicas baseadas em evidências científicas e práticas, nestes estudos, “A terapia do Dr, Max Gerson”, Dr. Lair Ribeiro, Dr, Gabriel de Carvalho, Dr. Roberto Pimentel, Estudos de Greg Braden, HeartMath Institute, sobre “As Terapias Funcionais’, como foco em Homeopatia, Ervas Medicinais, Epigenética, Nutri Genômica, Nutri Genética, Ginástica Hipopressiva, Jejum Intermitente, Detox, e Vernifugação, Respiração Paranayna, e a Meditação. A Medicina Quântica, a hiper frequência com impulsos bioquímicos em relação as nossas emoções e a nossa biocorrentes eletromagnéticas (-20mv a -25mv).

“Há um pequeno cérebro em seu coração”, garante cientista Gregg Braden! Neurites Sensorias? https://socientifica.com.br/cientistas-mapeiam-um-cerebro-no-coracao/

 

 

 

4 comments

  • Sou a Aline Gomes, achei seu artigo excelente! Ele contém
    um conteúdo extremamente valioso. Parabéns pelo
    trabalho incrível! Nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Reply
  • Aqui é a Beatriz Correia, achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Reply
  • Sou a Livia Barbosa , achei seu artigo excelente! Ele
    contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
    pelo trabalho incrível! Nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *