Gustavo Speridião : Neste sábado Palestra de lançamento do e-book e exibição de filme na exposição no Centro Cultural Justiça Federal

 

Neste sábado, dia 28 de janeiro, às 17h, será exibido na exposição “Gustavo Speridião – Manifestação contra a viagem no tempo”, no Centro Cultural Justiça Federal, o filme “Estudos Superficiais”, produzido pelo artista em 2013, e ganhador do prêmio Funarte de Arte Contemporânea, em 2014. Logo após a exibição do filme, às 18h, será realizada uma palestra com o artista Gustavo Speridião e o curador Evandro Salles e será lançado o e-book da exposição, editado pela AREA27, com visualização gratuita, mais de 100 páginas, bilíngue, texto de Evandro Salles e imagens das obras da exposição.

O média-metragem “Estudos Superficiais” registra lugares, imagens urbanas, momentos e pessoas que cruzaram o caminho do artista. Também haverá exibições gratuitas na exposição nos dias 4 e 11 de fevereiro de 2023, no cinema do CCJF.

Com curadoria de Evandro Salles,  “Gustavo Speridião  – Manifestação contra a viagem no tempo” pode ser vista até o dia 12 de fevereiro de 2023 no Centro Cultural Justiça Federal. A mostra apresenta um panorama da obra recente do artista, com cerca de 150 obras, entre pinturas, desenhos, colagens, fotografias, filmes, objetos e faixa-poema, produzidos entre 2006 e 2022, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Paris. A mostra tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

“É uma mostra antológica, que revela um artista denso e profícuo, que se inscreve fortemente nas raízes construtivas da arte”, afirma o curador Evandro Salles.

Tendo todo o seu trabalho perpassado pela palavra e pelo poema, Speridião apresenta obras impactantes, sejam pelo seu tamanho, por suas formas ou por suas frases-poemas, em trabalhos que mostram o amplo campo de linguagens exploradas pelo artista.  Cerca de 50 pinturas em grandes dimensões, com tamanhos que chegam a 6 metros de comprimento, estão na exposição ao lado de mais de 80 desenhos de menor formato e pequenos objetos em gesso. Faixas-poemas, que participaram de manifestações nas ruas do Rio de Janeiro, fotografias e dois filmes produzidos pelo artista completam a exposição.

Os trabalhos trazem em sua temática questões políticas, existenciais, filosóficas e em defesa da liberdade de expressão, mas sempre dentro de uma narrativa poética.

SOBRE O ARTISTA

Gustavo Speridião trabalha em uma grande variedade de mídias, incluindo fotografia, filmes, colagens e desenhos. De simples piadas visuais a esboços que convidam a interpretações complexas. Em sua obra, Gustavo Speridião não tem medo de parafrasear e citar coisas que o cercam, desde os discursos de trabalhadores até assuntos políticos globais ou filmes de vanguarda modernistas à história da arte. Há uma espécie de energia crítica que consegue mostrar uma atitude em relação ao que ele considera que deve ser discutido, reavaliado e recriado. O mundo inteiro pode ser o tema de seu trabalho. Tudo o que existe no mundo contemporâneo constitui sua gramática visual. O artista assimila a velocidade do mundo contemporâneo, mas recusa todos os discursos oficiais que tentam nos convencer de que a luta de classes já está completamente perdida. Speridião examina os problemas universais enfrentados pelo homem e os transforma em arte visual. Com sua criação e interpretação de imagens e a forma de editá-las, sua poesia reivindica o direito de ter voz contra o capitalismo.

SOBRE O CURADOR

Artista e curador. Notório Saber em Arte reconhecido pela Universidade de Brasília –UnB. Mestre em Arte e Tecnologia pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília – UnB.

Profissionalmente, atuou dirigindo diversas instituições culturais: Criador e Diretor Executivo da Fundação Athos Bulcão – Brasília; Secretário Adjunto de Cultura do Distrito Federal (1997-1998); Diretor Cultural do Museu de Arte do Rio – MAR (2016-2019). Um dos fundadores no Rio de Janeiro do Instituto CASA – Convergências da Arte, Sociedade e Arquitetura. Diretor da empresa cultural Lumen Argo Arte e Projeto.

Idealizou e realizou nos últimos anos inúmeras exposições de artes visuais em museus e centros culturais, das quais destacam-se: O Rio do Samba – Resistência e Reinvenção – Museu de Arte do Rio-MAR, 2018.; Tunga, o rigor da distração, 2017, Museu de Arte do Rio-MAR; Claudio Paiva – O colecionador de Linhas, MAR, 2018; O Poema Infinito de Wlademir Dias-Pino – Museu de Arte do Rio-MAR, 2016; Casa • Cidade • Mundo – sobre arte e arquitetura – Centro Cultural Hélio Oiticica. Rio de Janeiro. 2015.; A Experiência da Arte – com obras de Cildo Meireles, Eduardo Coimbra, Ernesto Neto, Paula Trope, Vik Muniz, Waltercio Caldas e Wlademir Dias Pino – CCBB-Brasília – 2014. SESC Santo André – São Paulo 2015; Amilcar de Castro – Repetição e Síntese – panorama da obra do artista mineiro – CCBB-Belo Horizonte 2014; Arte para Crianças –  Museu da Vale, Vila Velha – ES; Museu de Arte Moderna do RJ; Casa das Onze Janelas, Belém; CCBB Brasília; SESC Pompéia, São Paulo; Itinerância de 2006 a 2010; Curador Geral do Espaço Brasil no Carreau du Temple, Paris – Ano do Brasil na França; 2005.

Serviço:

Exibição do Filme “Estudos Superficiais”, palestra e lançamento do e-book

  • Dia 28 de janeiro de 2023, às 17h
  • Exposição: até 12 de fevereiro de 2023
  • Centro Cultural Justiça Federal [Galerias Térreo e 1º Andar]
  • De terça a domingo, das 11h às 19h.
  • Endereço: Avenida Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone: (21) 3261.2550
  • Entrada franca.

 

Author

Redação do Portal ArteCult.com - Rio de Janeiro. Expediente: de Seg a Sex - Horário Comerciall. e-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com. Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *