Quem vive em Florianópolis, ou já visitou a cidade, certamente já contemplou, fotografou as fachadas e muros de edificações com pinturas impactantes das quais é muito difícil desviar o olhar. Desde que essa linguagem artística foi incentivada, através do projeto chamado Street Art Tour, as obras em pontos estratégicos têm agregado destaque e projeção para a cidade e também para o trabalho desses diversos artistas. Agora, com mais intervenções artísticas em andamento, a Capital de Santa Catarina segue uma tendência que já é uma realidade em várias partes do mundo, onde a arte é incorporada ao cotidiano da população.
Fomentar a produção de arte urbana e reforçar a importância dessa linguagem artística como expressão cultural. Este é um dos objetivos do Street Art Tour, que surgiu da parceria entre a Produtora Studio de Ideias, dos sócios Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com o artista urbano Rodrigo Rizo. O Festival Street Art Tour irá realizar, neste mês de novembro, diversas intervenções artísticas em pontos na região do Centro Leste de Florianópolis.
O diálogo entre o cenário de Florianópolis e a arte urbana não iniciou agora. A capital abriga um grande polo de artistas ligados à cultura da arte urbana. Neste mesmo movimento, surgem iniciativas que visam integrar os moradores da cidade ao espaço que elas ocupam.
Conexões artísticas
O Festival Street Art Tour 2022 propõe conexões entre as pessoas e o seu entorno, sendo via direta entre o fazer artístico e o seu propósito enquanto agente transformador. Diferentes públicos e olhares são contemplados pela arte urbana, que provoca questionamentos e sensações em indivíduos de diferentes idades, raças, gênero e classes sociais. Assim, o festival busca realizar o desenvolvimento de ações que contemplam intervenções artísticas como forma de valorizar a arte urbana e multiplicar o vínculo na valorização diária deste tipo de manifestação em espaços públicos e de circulação da nossa cidade. Ao todo, são cerca de 50 artistas envolvidos em 20 novas obras.
Neste formato, o festival será o ponto de partida para contribuir através de intervenções artísticas na requalificação do Centro Leste da cidade de Florianópolis, que passará a ser uma galeria a céu aberto. Outras cidades do mundo também possuem regiões que são referência pelo destaque à arte urbana, como o Beco do Batman, em São Paulo; Wynwood Walls, em Miami; Bristol Street Art, em Bristol e The Bushwick Collective, no Brooklyn, em NY. O evento irá produzir em toda a região intervenções simultâneas no formato muralista de pequeno e de grande formato, grafite, oficinas, experimentações artísticas, exibição de documentários, apresentações musicais e Batalha de Hip Hop e roteiros guiados Centro Histórico juntamente com o Guia Manezinho, Rodrigo Stupp.
Segundo Arturo Valle Junior, coordenador do evento “buscamos a valorização dos espaços públicos, e dentro de um público diverso, queremos conectar os que têm interesse pela arte urbana e os que não conhecem; os que têm acesso a espaços de arte e a museus e os que nunca se imaginaram dentro de um, os que sabem o que é arte e os que não fazem ideia de que estão diante de uma todos os dias nas ruas de sua cidade “.
O Festival Street Art Tour tem o Patrocínio da Coral Tintas, Prefeitura Municipal de Florianópolis – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. O apoio cultural é da APCEFSC, Brognoli Negócios Imobiliários, CDL Florianópolis, Elite Hotel, Cambirela Hotel, High Tech, Corporate Park, Fiori Empreendimentos, Hotel Valerim Florianópolis, Santa Rita Materiais Elétricos e Unicred Florianópolis. Apoio Colormar, CFL, Innbox Hotel & Hostel e Wanted. A coordenação é da produtora Studio de Ideias.
Programação:
Festival Street Art Tour
18/11 – SEXTA-FEIRA
Produção Mural BINHO
16h – Exposição Fotos Bruna Ferreira – Escola Antonieta de Barros
– Exibição Da Série Segredos ( Os Gêmeos) – Escola Aktoro
18h – DJ CRL – Palco Street Art
18h30 – 22h: As Minas do Som apresentam : BADERNA
18h30 – Pocket Show Negro Rudhy – Palco Street Art
19h – Batalha da Alfândega – Palco Street Art (até às 22h)
22h – 18 anos de Marelua – Palco Bugio
19/11 – SÁBADO
10h – Oficina de Customização / Nerd – Palco Street Art (até 12h)
– Espaço Street Art Kid’s – Saldanha Marinho (até 16h)
– Exibição Doc’s sobre Arte Urbana – Escola Aktoro (até 18h)
– Festa Ginga – Palco Groove (até 22h)
10h30 – Walking Tour Patrocinadores – Palco Street Art
12h30 – Oficina House com Bibi Vieira – Palco Street Art (até as 14h)
13h – Roda de Choro Mulheril – Palco Antonieta de Barros
14h30 – Oficina Hip Hop – Black Yuri e Bryan – Palco Street Art (até as 16h) – Walking Tour – Palco Street Art
15h30 – Samba da Antonieta – Palco Antonieta de Barros
16h – Hip Hop De Raiz – Palco Street Art (até às 22h)
Programação:DJ Glazer, DJ Mig, DJ Kapile, MIH7, BEAL, Mana Moa
Live Paint da Mandin e Dançarinos Deraiz: Black Iury, Bryan, Lay e Ana Luh.
22h – Baile Charme – Palco Bugio
20/11 – DOMINGO
Espaço Street Art Kid’s – Saldanha Marinho (até as 16h)
Festa Voodoo – Palco Groove (até às 22h)
10h30 – Walking Tour – Palco Street Art
10h30 – Batalha Open Styles – Inscrições
11h – Batalha Open Styles – Seletivas (Jurados: Miwa SP – Diego Tavares SC – Henry Camargo SP). Dj: Zion (RS) . Mc Berma (RS).
16h – Sound’s in da City – Palco Street Art (até às 20h).
12h – Programação Bugio – Palco Antonieta de Barros (até às 20h)
19h30 – Damas do Samba com Júlia Maria e Jandira Souza – Palco Bugio
22h – Baile de Quebrada com Dj Telinho e Dj Kassan – Palco Bugio.