SISTEMAS WEB: Sistemas desenvolvidos para a internet com software livre proporcionam a modernização da gestão das cidades

O e-Cidade é um sistema web desenvolvido em software livre que proporciona a transformação digital da gestão municipal.

 

O desenvolvimento da tecnologia levou as empresas e o governo a viabilizarem a transformação digital dos produtos e serviços demandados pela sociedade.

Para descentralizar os sistemas legados existentes e proporcionar novas soluções e serviços em tempo real foi preciso criar uma arquitetura de sistemas que contemple as características inerentes ao movimento de transformação digital, que inclusive foi acelerado pela pandemia.

Muitas empresas e entes públicos encontraram dificuldades para se manterem sustentavelmente ativas devido a sistemas arcaicos, máquinas e equipamentos defeituosos, métodos e ferramentas inadequadas de gestão e inúmeros outros fatores.

Até recentemente, os softwares só podiam ser utilizados em hardware local com o software instalado, de forma que todos os arquivos e documentos produzidos dentro do sistema eram armazenados localmente ou em algum diretório de rede.

Isso tornava o compartilhamento de arquivos muito menos eficiente e mais complexo, onde só era possível realizá-lo através de ferramentas especiais, que exigiam instalação na estação de trabalho ou no dispositivo móvel.

 

Sinais de necessidade de mudança urgente

Processos manuais que geram uma quantidade excessiva de papéis sinalizaram a hora de modernizar as organizações. Investir em softwares de gestão e outras ferramentas de gerenciamento de tarefas tornou-se a oportunidade para se livrar de uma vez por todas dos papéis.

Ainda é comum gestores manterem controles manuais de processos, pessoas e tarefas por meio de planilhas ou mesmo métodos defasados de gestão.

Desta forma, torna-se difícil saber com exatidão quais os processos necessitam de maiores investimentos ou estão consumindo recursos e um tempo excedente sem necessidade.

Além de colaborar com a sustentabilidade, sistemas online permitem o acesso a dados e informações em nuvem, o que gera uma maior economia de tempo, dinheiro e espaço e elimina o risco de perder algo pelo caminho.

Daiane Alves. Foto: Divulgação.

De acordo com Daiane Alves, da Cooperativa LibreCode , “com o avanço da tecnologia, muitas empresas optaram por sistemas que são acessíveis de qualquer lugar do mundo, possibilitando o trabalho remoto, o acesso por qualquer dispositivo e uso de qualquer navegador. Essa decisão aumenta a satisfação dos clientes e usuários.”

Automatizar a gestão do negócio moderniza a empresa e detecta gargalos que impedem uma maior produtividade. Elimina também possíveis erros decorrentes de processos manuais e oferece a oportunidade de ganhar mais vantagem competitiva e produtividade.

Comunicação frágil

Quando empresas utilizam sistemas descentralizados, cujas informações e dados são dispersos em inúmeros sistemas e planilhas, fica difícil manter qualquer tipo de controle.

Toda a comunicação passa a ser falha, já que fica impossível compartilhar informações, documentos e tantos outros dados. Torna-se necessário investir em mecanismos de armazenamento, recuperação e tratamento de documentos que muitas vezes têm altos custos.

Ao investir na implementação de um software de gestão, é possível integrar todo o fluxo de informações produzidas em todos os setores da empresa, o que significa melhorar a gestão do negócio e levar a um maior controle de cada etapa produtiva. Tudo em tempo real, em poucos cliques e de qualquer dispositivo.

 

O que é um sistema web

Um sistema web é apenas um software hospedado na internet. O conceito é muito simples, porém traz inúmeros benefícios para a gestão, sendo o principal deles a possibilidade de acesso em qualquer lugar através de qualquer dispositivo com navegador e conexão à internet.

Este benefício por si só já facilita o cotidiano da organização e impacta diretamente nos resultados, em função dos processos automatizados serem executados a qualquer momento e por qualquer usuário.

Um software web também elimina qualquer necessidade de instalações e download de recursos ou atualizações adicionais.

 

Como funciona

Para que um sistema web exista, é necessário que o software seja hospedado em um servidor, que será responsável por executar todos os processamentos e consultas ao banco de dados através de uma linguagem específica

Assim é possível o acesso remoto, onde qualquer usuário cadastrado pode acessar o software hospedado e visualizar, tratar e enviar dados a serem processados pelo servidor.

Atualmente, os softwares web se tornaram uma boa escolha para atender necessidades de gestão e processos de qualquer segmento do mercado.

Vantagens de se utilizar um sistema web:

  • Maior produtividade.

  • Custo-benefício.

  • Atualizações e melhorias.

  • Segurança.

  • Personalização.

 

A solução para a gestão de municípios

O e-Cidade é um sistema de gestão municipal disponível como software livre no Portal do Software Público, com apoio do Ministério da Economia do Governo Federal.

Elson Tessarolo. Foto: Divulgação.

É um sistema completo de gestão de municípios. Usado em mais de 100 municípios brasileiros, atua na integração das informações entre os entes municipais, como Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias e Fundações.

Elson Tessarolo, sócio-administrador da CPD Municipal, considera que o sistema de gestão público e-cidade traz os seguintes benefícios para quem adota a solução:

“O cliente elimina o custo com licença de uso; reduz os gastos com suporte; obtém a Independência de fornecedor; Incentiva a formação de novas empresas e gera emprego para novos profissionais. Além dessas vantagens, a solução por ser pública, pertence também aos clientes.”

A economia de recursos financeiros é uma enorme vantagem, assim como a liberdade na escolha de fornecedores, o que possibilita que o cliente não dependa de uma única empresa. Além disto alguns serviços obrigatórios, como o caso do e-Social, encontram-se integrados ao e-Cidade.

 

 

O uso do e-cidade como ferramenta de consultoria trouxe para a Contass um maior controle na evolução dos nossos serviços, já que temos o acesso aos dados e ao código”, comenta Igor Oliveira diretor de tecnologia da empresa. “Nós podemos fazer as nossas adequações no e-Cidade para atender a legislação sem depender de ninguém e modificamos o sistema de acordo com a necessidade do cliente”, completa o diretor.

 

 

 

Plataforma de gestão municipal em software livre

O e-Cidade é um sistema web e integrado, o que possibilita que os municípios tenham à mão os requisitos completos da gestão municipal.

A implementação é simples, pois existe farta documentação na internet para instalação do sistema. A solução funciona com base no sistema operacional Linux e no banco de dados Postgresql, ou seja, todo ambiente estruturado em software livre.

 

A entrada do e-Cidade no mercado gerou uma grande mudança no modelo de negócios, contratação e desenvolvimento dos sistemas de gestão municipal.

Na visão do gerente comercial da empresa DBSeller, Douglas Nunes da Silva, “a decisão pioneira da empresa, trouxe maior liberdade de escolha para os clientes”. O gerente considera “que o aumento crescente de clientes do e-Cidade acontece justamente pelo modelo diferenciado que o sistema proporciona. O cliente pode adequar o sistema à sua realidade e ao mesmo tempo se tornar o ‘dono do sistema’, o que gera maior autonomia para os gestores e flexibilidade na contratação”, afirma Douglas.

 

Veja algumas vantagens e características:

  • Cadastro único de contribuintes: um mesmo dado não é armazenado em várias tabelas no banco de dados do software, evitando duplicidade.

  • Diferentes instituições trabalham em um único sistema, com todas as informações em uma única base de dados.

  • Integração entre os módulos com aproveitamento das informações em tempo real, o que possibilita a interligação entre as diversas áreas do software.

  • Integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros.

  • Atende a Lei Complementar nº 101/2000 (PCASP).

  • Oferece liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério da Economia.

O gerenciamento integrado envolve áreas patrimonial, financeira, tributária, recursos humanos, educação, saúde, Publiq – BI, Portal da Transparência, Portal do Contribuinte, Portal do Servidor Municipal, Nota Fiscal Eletrônica e Portal do Professor e Aluno.

Muitas cidades ainda utilizam soluções antiquadas ou planilhas eletrônicas para fazer a sua gestão. A escolha por sistemas web geram um salto tecnológico imediato e pode ser acelerado com o uso de ferramentas como o e-Cidade, um sistema web integrado que ajuda na solução de problemas que afetam os gestores públicos e a sociedade. A Transformação Digital está ao alcance de todos.

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o Artecult e o e-Cidade?

Portal ArteCult:

Mais sobre e-cidade:

Existem empresas que que coordenam o processo de produção colaborativa e podem ajudar a sua cidade na utilização de sistemas integrados como base de informações para projetos de Cidades Inteligentes:

 

Clique AQUI para ver mais artigos da Comunidade e-Cidade em parceria com o ArteCult !

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *