O grupo de atores orientais surgiu da polêmica em agosto de 2016 quando a TV Globo dispensou o ator japonês Ken Kaneko e colocou Luis Melo em seu lugar para interpretar o personagem Kasuo na novela Sol Nascente. Indignados com escanteio, vários atores descendentes orientais se reuniram em torno da mesma bandeira – falta de representatividade no audiovisual – e criaram o Coletivo.
Uma forma de mostrar o trabalho dos atores foi a produção de vídeos postados em um canal próprio no Youtube que leva o nome do Coletivo – Coletivo Oriente-se – canal Youtube. São esses vídeos, agora, que serão apresentados na Biblioteca … do Memorial da América Latina durante o Festival. Ao todo, são vários sketches que mostram a crônica prosaica de moradores quaisquer de uma cidade como São Paulo. São episódios notadamente cômicos retratando a vida de brasileiros que têm origem oriental. Em um deles, por exemplo, critica o clichê de esportes numa academia: a atendente só oferece kung-fu e se espanta com a procura por capoeira. Outro, hilário, mostra a indecisão de um namorado em pedir a moça em casamento.
A mostra de vídeos veio com o convite da organização do evento e foi mais uma forma de divulgar o trabalho e o talento dos atores.
Se você estiver em São Paulo, não perca a oportunidade de conhecer mais um pouco sobre a cultura japonesa no Festival e, aproveitando a oportunidade, veja a Mostra de Vídeos. Você vai se divertir duplamente.
Fica a dica.
ANDREA ASSIS
SERVIÇO:
. onde: Memorial da América Latina – auditório da biblioteca (180 lugares) – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 Barra Funda, São Paulo (SP)
. quando: 07 e 08 de abril, das 09:00 às 18:00.
. quanto: 1kg de alimento não perecível
. sites:
- Mapa do Memorial: http://www.memorial.org.br/visite-o-memorial/
- Coletivo Oriente-se: http://www.orientese.com.br/
Pingback: Coletivo Oriente-se tem curta premiado no Independent Shorts Awards – ISA – em Hollywood | ARTECULT.COM