UM LUGAR SILENCIOSO – UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA ATRAVÉS DE SUA SONORIDADE

O ArteCult teve a oportunidade de conferir em primeira mão na Cabine de Imprensa a nova aposta da Paramount : Um Lugar Silencioso.

O diretor e ator  Jhon Krasinski é responsável por obras como: The Office (alguns episódios), The Hollars, 13 Horas: Os soldados secretos de Benghazi  e aqui traz neste novo filme sua obra mais imersiva, uma experiência que visa a arte do silêncio e a maestria através de uma excelente sonoridade. Sua capacidade de direção é mostrada de maneira efetiva, extremamente dinâmica e elegante.

A trama do filme se propõe em não seguir uma fórmula baseada em outros tipos do gênero, arrisca em  prender a atenção dos telespectadores a todo tempo de exibição. John Krasinski traz sua atuação e também seus dotes de direção com grande destaque, seus enquadramentos, movimentação da câmera e exploração dos cenários garantem uma composição como uma orquestra, onde cada item demonstrado tem uma determinada função e está lá para desempenhar uma ação no decorrer das cenas.

A arte do silêncio é o que impera e o diretor soube trabalhar isso de maneira dosada, garantindo uma experiência de imersão única e viva.

Você mergulha na ausência do som, a tensão predomina e atmosfera nos obriga a atentar para cada detalhe. A sonoplastia também garante bons sustos e tensão, que acredito ser o que o diretor estava buscando como produto final na sua obra. A demonstração do mal que atinge aquele local não é entregue de maneira total, escancarada, aqui o diretor tem a preocupação de demonstra-lo em “doses homeopáticas”, promovendo assim muita tensão no telespectador.

Vale salientar o excelente elenco e a química de interação entre eles: Emily Blunt como sempre grandiosa em suas atuações e consegue imprimir todos os sentimentos de uma mãe de família com espirito de proteção para com todos os seus filhos, John Krasinski (marido de Emily Blunt na vida real), traz um pai protetor, um marido cuidadoso e que visa fazer o possível para que todos da sua família consigam sobreviver, os jovens Millicent Simmonds e Noah Jupe fazem um casal de irmãos que demonstram que o amor e o cuidado entre os dois pode superar qualquer barreira. Todos eles estão muito bem encaixados na trama e seus potenciais de atuação ficam notórios nas cenas, o cast é um ponto positivo do filme.

O que faz de Um Lugar Silencioso um filme que merece destaque é sua arquitetura e sua composição a proposta de sustos desenfreados típicos deste tipo de filme, aqui não existe e tudo é feito de maneira muito bem ordenada traduzindo-se em uma essência de experiência daquele universo estarrecedor. A ferramenta de condução para despertar o público é o entendimento de sobrevivência daquela família diante daquele ambiente.

Por fim, com um som extremamente detalhado e imersivo e um visual muito bem trabalhado garante um filme com produto final através de um conjunto de pontos positivos propondo um grande aproveitamento do filme, para os amantes do gênero, quebrando paradigmas de fórmulas dos filmes de suspense. Um Lugar Silencioso é um filme que pode ser considerado talvez um dos novos clássicos do suspense/terror.

Ainda vamos ouvir falar muito dessa obra imersiva. O filme vale muito o ingresso!

E merece ser conferido em uma sala onde a experiência do som seja da melhor qualidade possível, garanto que vocês não vão se arrepender. Um Lugar Silencioso entra em cartaz em todos os cinemas do Brasil no dia 05/04.

Vejam o Trailer:

 

Então é isso pessoal! Um forte abraço! Bom filme! E até a próxima!

LUAN RIBEIRO

 

Author

Luan Ribeiro, natural de Mata de São João, Bahia, é como um "protagonista" que decidiu viver em meio aos grandes filmes. Especialista em comunicação, segue guiado pelo seu amor às histórias épicas e sagas cinematográficas, Luan é o criador do @CinemaeCompanhia no Instagram, que ganhou destaque como a editoria do Canal de mesmo nome no Portal ArteCult.com. Para ele, assistir a um filme é como entrar em um multiverso, uma oportunidade de se teletransportar para galáxias distantes ou enfrentar dragões, tudo enquanto escapa da rotina. Luan é um verdadeiro "rato de cinema", acompanhando as estreias como um Jedi em busca do equilíbrio entre a fantasia e a crítica afiada. A cada visita às telonas, ele analisa o enredo, as performances e, claro, traz aquele toque geek que só um verdadeiro fã de cultura pop pode oferecer. Pelo CINEMA & COMPANHIA, ele não só compartilha críticas e curiosidades como também realiza entrevistas dignas de tapete vermelho, sempre com um olhar atento para valorizar o Cinema Nacional e suas produções heroicas. Instagram.com/CinemaeCompanhia E-mail: luancribeiro@icloud.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *