Longa chega a 27 estados do Brasil, em 448 cinemas e 727 salas
A maior produção infanto-juvenil do cinema brasileiro estreia em todo o país nas férias de julho de 2022, nesta quinta-feira, dia 21. Pluft, o Fantasminha, dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa, invade as telonas com o título de primeiro filme infantil brasileiro de live-action em 3D, além do pioneirismo com filmagens subaquáticas para dar vida ao universo fantástico do mundo dos fantasmas. Com elenco estrelado por Juliano Cazarré, Fabiula Nascimento, Arthur Aguiar, Lucas Salles, Hugo Germano, participações especiais de Orã Figueiredo, Gregório Duvivier, Simone Mazzer, Ariane Souza, Thaís Souza e Ricardo Kosovski, o filme apresenta os jovens atores Lola Belli e Nicolas Cruz – que interpretam Maribel e Pluft. Com produção da Raccord Filmes, coprodução da Globo Filmes e do Gloob e distribuição da Downtown Filmes, o longa é a adaptação para o cinema da clássica peça de teatro escrita por Maria Clara Machado e encenada pela primeira vez em 1955.
Pluft, o Fantasminha tem investimento do BNDES, Librelato, RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. O filme foi desenvolvido com recursos do Programa de Editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro 2011/2012. A obra contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema — ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE.
Com roteiro assinado por Cacá Mourthé, sobrinha de Maria Clara Machado, e José Lavigne, que trabalharam por muitos anos com a autora no Teatro Tablado, Pluft, o Fantasminha tem trilha sonora original de Tim Rescala e conta com interpretações de Frejat, Simone Mazzer, do Coral da Gente com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e do coro infantil da UFRJ, acompanhados de piano, violinos, flautas, contrabaixos, percussão, bateria e trompete.
Escrito para crianças, o texto atravessa diversas gerações e provoca – além dos sentimentos nostálgicos e afetuosos – a reflexão sobre enfrentar o desconhecido, como o afeto pode ajudar a lidar com o medo e conquistar a liberdade.
Na história, a menina Maribel (Lola Belli) é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau (Juliano Cazarré), que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o capitão morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Juliano (Hugo Germano), muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo o fantasminha Pluft (Nicolas Cruz), que morre de medo de gente, Mãe Fantasma (Fabiula Nascimento) e Tio Gerúndio (José Lavigne).
Ao conhecer Maribel, o fantasminha dá seu primeiro passo para enfrentar o seu medo de gente. Uma grande amizade surge desse encontro e também planos para enfrentar o Perna-de-Pau e assim libertar a garota! Orgulhosa de cada passo de seu filho, a Mãe Fantasma divide a evolução do garoto e pede conselhos sempre para a Prima Bolha (Daniela Cecato Barbyeri), além de contar com o apoio do sábio Tio Gerúndio. O vilão, só não mais atrapalhado que os marinheiros, não dá o braço a torcer enquanto não encontrar o tal do tesouro. Para relaxar, ele costuma ir a uma taberna onde piratas, marinheiros e boêmios vivem às turras e de maneira peculiar. Mal sabe ele que sua invencibilidade está próxima do fim e que vai ser enfrentado por duas crianças, sendo uma delas o Pluft.
SINOPSE
Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasminha que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o capitão morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo Pluft e sua família fantasma.
PERSONAGENS | ELENCO
Pluft – Nicolas Cruz
Maribel – Lola Belli
Mãe Fantasma – Fabiula Nascimento
Pirata Perna-de-Pau – Juliano Cazarré
João – Lucas Salles
Sebastião – Arthur Aguiar
Julião – Hugo Germano
Tio Gerúndio – José Lavigne
Prima Bolha – Daniela Cecato Barbyeri
Participações Especiais: Gregório Duvivier, Orã Figueiredo, Simone Mazzer, Ariane Souza, Thaís Belchior e Ricardo Kosovski
FICHA TÉCNICA
Direção – Rosane Svartman
Produção – Clélia Bessa
Roteiro – Cacá Mourthé e José Lavigne
Produção Executiva – Diogo Dahl
Produtores Associados – José Alvarenga Jr., Bruno Wainer e Marcos Pieri
Direção de Fotografia – Dudu Miranda
Direção de Arte – Fabiana Egrejas
Supervisão de Efeitos – Sandro Di Segni
Produção de Elenco – Cibele Santa Cruz
Direção Musical e Trilha Sonora Original – Tim Rescala, MBr
Montagem – Natara Ney e Welington Dutra
Figurino – Márcia Tacsir
Maquiagem – Mari Figueiredo e Cacá Zech
Som Direto – Alvaro Correia
Edição de Som – Waldir Xavier
Mixagem – Armando Torres Jr., ABC, e Caio Guerin
Supervisor de Finalização – Juca Díaz
Supervisão de Estereografia – José Francisco Neto, ABC
Supervisão de Tecnologia – José Dias
Direção de Fotografia Subaquática – Roberto Faissal, ABC
Coprodução – Globo Filmes e Gloob
CURIOSIDADES E INOVAÇÃO
Filmagens subaquáticas
Rosane Svartman e Clélia Bessa tinham um grande desafio antes mesmo do roteiro: dar veracidade à magia de Pluft do teatro nas telas de cinema. Inspiradas pelo ilusionista francês Marie-Georges-Jean Méliès, que foi um dos precursores do cinema e dos efeitos especiais, no início do século 20, e a partir de diversos testes feitos depois da indicação do clipe subaquático de “Only You”, do Portishead, surgiu a ideia de usar uma piscina como possibilidade para dar vida aos fantasmas. Dito e feito. O “piloto”, feito numa piscina de natação para crianças no clube do Flamengo, com Rosa, filha de Rosane, e mais cinco amigos, foi aprovado por Cacá Mourthé. Então iniciaram a busca pela piscina, equipe e formatos ideais.
A piscina que deu formato e vida aos fantasmas de Pluft foi encontrada no corpo de bombeiros de Franco da Rocha, cidade do interior de São Paulo. Por duas semanas, equipe e elenco se prepararam e filmaram no local, com tecnologia, preparadores e profissionais especializados em filmagens subaquáticas com equipamentos, inclusive, desenvolvimentos a partir do briefing da produção.
Tecnologia 100% Brasileira
Encontrada a fórmula para levar a magia do universo de Pluft para o cinema, o novo desafio era casar o orçamento com a tecnologia. Rosane e Clélia escutaram diversas vezes que deveriam buscar profissionais e equipamentos no exterior. Mas preferiram buscar dentro do audiovisual brasileiro as pessoas que poderiam abraçar a proposta da obra. Nessa pesquisa, tornaram o filme 100% brasileiro e ainda contam com nomes que já participaram de superproduções internacionais, como Sandro Di Segni, da O2 Pós, responsável pela supervisão de efeitos e que assumiu a mesma função em “Aladdin” e “Jurassic World”. Assim como Roberto Faissal, com a inteligência da direção de fotografia subaquática, e o coordenador subaquático, Rodrigo Figueiredo.
Figurino do Senhor Flatus
O casaco do Senhor Flatus foi desenhado por Bill Morgan, estilista que fez a clássica jaqueta de Jimi Hendrix e que morou por muitos anos no Brasil. Atualmente, a cópia original está com o José Lavigne.
Barco Maria Clara
O último plano filmado em Sibaúma foi com os marinheiros remando no mar no nascer do sol. Um barquinho isolado entrou em quadro e tiveram que mudar o posicionamento da câmera. Terminada a filmagem, o elenco notou que por coincidência – ou não – o nome do barco era Maria Clara.
Homenagem a Hugo Carvana
O Capitão Bonança Arco-íris é Hugo Carvana, que aparece em diversas cenas representado por uma pintura. Trata-se de uma homenagem póstuma de toda equipe e elenco ao ator, retratado em um quadro no sótão da casa de Pluft. “Parecia que eu estava dirigindo com ele de olho”, conta Rosane Svartman.
#PluftOFantasminha
RACCORD PRODUÇÕES – PRODUTORA
A Raccord Produções é uma produtora existente há 29 anos e que continua atuante no mercado audiovisual brasileiro, tendo em seu currículo mais de 20 filmes entre curtas, médias e longas-metragens, além de mais de 1.000 horas de conteúdo para televisão. A produtora mantém em seu perfil a dedicação para a produção audiovisual em todas as plataformas, sempre trabalhando com produções convergentes e que tragam também inovações criativas. Sua atuação na área de capacitação é crescente, principalmente tendo em vista as diversas participações de seus sócios no setor educacional: Clélia Bessa, Rosane Svartman e Marcos Pieri.
GLOBO FILMES – COPRODUTORA
A Globo Filmes atua como produtora e coprodutora de filmes brasileiros com foco na qualidade artística e na diversidade de conteúdos que valorizam a nossa cultura, maximizando a audiência no cinema e demais janelas. Desde 1998, participou de mais de 400 filmes, levando ao público o que há de melhor do cinema brasileiro; comédias, romances, documentários, infantis, dramas e aventuras. Fazem parte de sua filmografia recordistas de bilheteria, como ‘Tropa de Elite 2’ e ‘Minha Mãe é uma Peça 3’ — ambos com mais de 11 milhões de espectadores –, sucessos de crítica e público como ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’ e ‘Carandiru’, longas premiados no Brasil e no exterior, como ‘Cidade de Deus’ — com quatro indicações ao Oscar — e ‘Bacurau’, que recebeu o prêmio do Júri no Festival de Cannes, além de títulos infanto juvenis como ‘Os Saltimbancos Trapalhões — Rumo a Hollywood’, ‘Tainá — A Origem, Tainá 2 — A Aventura Continua’, ‘Tudo por um Pop Star’ e as franquias Detetives do Prédio Azul e Turma da Mônica.
GLOOB – COPRODUTOR
Um mundo de diversão para crianças, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esse é o Gloob, mais do que um canal de TV por assinatura, uma marca multiplataforma de entretenimento que oferece conteúdo infantil de alta qualidade nas mais diversas plataformas – TV, VOD, redes sociais, games, aplicativos, streamings de música, eventos e produtos licenciados. Disponível também no Globoplay + Canais Ao Vivo – plataforma digital de streaming da Globo -, o canal infantil tem DNA 100% brasileiro, investe e acredita em boas histórias e em produções nacionais e internacionais de alta qualidade, nas quais a criança se reconheça como protagonista. Os canais Gloob e Gloobinho compõem a Unidade Infantil da Globo.
DOWNTOWN FILMES — DISTRIBUIDORA
Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até junho de 2022, a Downtown Filmes lançou 160 longas nacionais, que acumularam mais de 158 milhões de ingressos vendidos e contando… Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2” e “Eduardo & Monica”.