OSBA : Orquestra celebra seus 10 anos sob a regência do maestro Carlos Prazeres

No último dia 21 de novembro, domingo, o Sarau da OSBA na Flipelo? (Feira Litera?ria do Pelourinho) marcou a volta das apresentac?o?es presenciais da orquestra. E amanhã dia 25/11 (quinta-feira) às 17h,  a orquestra se apresenta no Teatro Castro Alves num espetáculo com reperto?rio dedicado aos compositores franceses: OSBA na França.

A retomada acontece em tempo de celebrar os dez anos da direc?a?o arti?stica do maestro Carlos Prazeres.

Durante esses 10 anos houve um aumento de 200% no pu?blico da OSBA, que e? hoje a u?nica orquestra com um fa? clube organizado e apelidado de forma carinhosa e bem-humorada pelo maestro de “pu?blico crush”. Tornou-se frequente a lotac?a?o do teatro nos dias de concerto e a OSBA e? hoje uma das melhores e mais respeitadas orquestras do pai?s; conhecida como uma orquestra de vanguarda e cobic?ada por diversos mu?sicos que querem se apresentar com o grupo. Esses sa?o alguns dos principais resultados do trabalho que tem sido realizado nos bastidores pelo maestro e sua equipe de produc?a?o.

Carlos Prazeres. Foto: Gabrielle Guido.

Carlos tem sido incansa?vel no estudo e na criac?a?o de projetos que apresentam a mu?sica cla?ssica de uma forma inovadora. Sua linguagem arti?stica investe na formac?a?o de plateia e no dia?logo com as pautas atuais, com a mu?sica popular, com o audiovisual e com as mi?dias sociais. A orquestra, hoje, conseguiu conquistar o corac?a?o dos jovens, que se identificaram com o formato inovador e descontrai?do de eventos como os Saraus, o Cine Concerto, o Futuri?vel, ale?m da se?rie Ma?e Menininha do Gantois – o primeiro experimento sensorial da orquestra. Nos concertos da se?rie, foram utilizadas esse?ncias que ativaram o olfato do pu?blico e os programas foram feitos com material ecolo?gico e texturizado, o que ressaltou o tato e a sustentabilidade.

Os projetos apostam na mistura de linguagens arti?sticas no palco, no humor, no esti?mulo a? interac?a?o com a plateia e na valorizac?a?o de artistas e tradic?o?es culturais locais, tais como o grupo percussivo Rum Alagbe?, Ma?rcia Short, Lazzo Matumbi (terreiro de ma?e menininha do Gantois). Investem tambe?m em compositores cla?ssicos histo?ricos da Bahia, que va?o desde os imortais Domingos da Rocha Mussurunga ou Damia?o Barbosa de Arau?jo, ate? os dias de hoje, com Paulo Lima, Wellington Gomes, entre outros. Tudo isso gera um sentimento u?nico de identificac?a?o local. Alia?s, pela primeira vez as religio?es de matriz africana entram de forma simbo?lica no espac?o de apresentac?a?o de uma orquestra, o que mostra a busca pela inclusa?o e diversidade na mu?sica de concerto.

Outro ingrediente comum aos concertos mais populares da OSBA e? a presenc?a de poetas, bailarinas e grandes compositores da nossa mu?sica popular, como Caetano Veloso, Luiz Caldas, Gilberto Gil, entre outros. E? nota?vel tambe?m a presenc?a de novos artistas que despontam na cena cultural erudita, tais como o pianista Cristian Budu, que o pro?prio pianista Nelson Freire apontou como seu sucessor direto e que acaba de gravar com a orquestra uma aclamada versa?o do concerto no2 de S.Rachmaninoff.

Carlos Prazeres. Foto: Gabrielle Guido

Durante a pandemia, a orquestra enfrentou o desafio de se reinventar e produziu o Sarau Online, dois documenta?rios (Abrac?o do Tempo e Sola?rio), a criac?a?o do projeto Corrente Sinfo?nica (uma campanha solida?ria ao Movimento Nacional da Populac?a?o de Rua) e a irreverente O?pera da Vacina – paro?dia de uma a?ria ce?lebre da o?pera A Flauta Ma?gica (W.A.Mozart)- que reforc?a a importa?ncia da vacinac?a?o e foi parar no noticia?rio da TV. Todos esta?o disponi?veis no canal da OSBA no YouTube.

O maestro tambe?m recicla constantemente o seu reperto?rio regendo grandes orquestras em diversas cidades mundo afora, tais como Roma, Helsinborg, Nantes, Cidade do Me?xico, Buenos Aires, entre outras. O concerto mais recente regido por ele foi com a Filarmo?nica de Bogota?, em setembro deste ano. Por aqui, ale?m de reger constantemente todas as orquestras nacionais, Carlos desenvolve uma importante parceria com o gestor cultural Rafaello Ramundo, o que lhe permite ampliar consideravelmente os limites da mu?sica de concerto.

Por meio de projetos como o Prudential Concerts e Mu?sica em Movimento (EMS), o pu?blico pode assistir a? mu?sica de Gilberto Gil, Daniela Mercury, Maria Rita, Frejat, Rogerio Flausino, Alceu Valenc?a, Vanessa da Mata, grupo Melim, entre outros, dividindo um espac?o democra?tico e fluido com as obras de grandes cla?ssicos como Bach, Brahms e Villa-Lobos, por exemplo. Sa?o misturas inusitadas e criativas que conseguem ampliar muito o pu?blico da mu?sica de concerto.

 

ENTREVISTA

Conversamos com o maestro Carlos Prazeres para saber um pouco mais sobre sua visão artística e seus próximos passos:

1) ArteCult: Você tem realizado um trabalho importante de renovação da música clássica com a OSBA que reverbera além da Bahia. Quais são as suas inspirações e referências que te ajudam a criar todos esses projetos de vanguarda?

Carlos Prazeres: Posso dizer que tive na minha família grandes referências, cada uma para um lado. Com o meu pai, o maestro Armando Prazeres, aprendi a popularizar a música clássica, ou seja, despí-la dos estereótipos que a mantém como exclusividade única de um segmento da elite.
Com meu tio Perfeito Fortuna, agitador cultural responsável pela criação do Circo Voador e da Fundição Progresso, no Rio, eu aprendi a transgredir pela mistura de propostas artísticas vanguardistas. Acho que no fim o casamento deu certo!

2. AC: Fora música clássica, o que tem na sua playlist? 

CP: Tem de tudo! Desde a Mpb de Chico, Caetano, Gil, Milton e cia, até o pop de Coldplay e Direstraits, passando pelo forró de Luís Gonzaga e toda a música nordestina, que eu amo.

3. AC: Seu pai também era um grande maestro. Qual ensinamento mais importante ele te deixou?

CP: A luta para que a arte chegue a todos sem distinção.

4. AC: Quem são os compositores brasileiros esquecidos mas que vale a pena conhecer?

Paulo Lima, Mário Ferraro, Wellington Gomes, Edino Krieger, por exemplo. Apesar de super conhecidos, deveriam estar no mainstream pela excelência de suas obras.
Mas isso depende mais das orquestras e da forma como elas apresentam o conteúdo dos compositores do que do conteúdo deles em si.

5. AC: Após tantas conquistas nesses 10 anos, qual é o próximo passo da OSBA? 

CP: São alguns. A incursão no mundo da ópera, ampliação do repertório, criação de um coro sinfônico, turnês pelo BRASIL e exterior, e mais gravações.

6. AC: Se pudesse alterar alguma coisa no cenário da música clássica do Brasil atual, o que seria?

CP: A descentralização dos patrocínios. Que o nordeste, assim como o sudeste, obtenha uma quantidade significativa de apoio cultural.

 

Sobre o Maestro Carlos Prazeres:

Carlos Prazeres. foto: Gabrielle Guido

Como maestro convidado, Prazeres tem dirigido importantes conjuntos sinfo?nicos tais como a Orchestre National des Pays de la Loire, Sinfo?nica de Roma, Orquestra da Arena de Verona, Sinfo?nica Siciliana, Sinfo?nica de Helsingborg, Orquestra Cherubini, Orquestra Internacional do Festival de Riva del Garda, Youth Orchestra of the Americas, Junge Philharmonie Salzburg, Filarmo?nica de Montevideo, Filarmo?nica de Bogota?, Filarmo?nica de Buenos Aires do Teatro Colo?n, Filarmo?nica de Mendoza, Orquestra do Instituto Polite?cnico do Me?xico, OSESP, Filarmo?nica de Minas Gerais, Orquestra Petrobras Sinfo?nica, Orquestra do Theatro Municipal do RJ, Filarmo?nica de Goia?s, Orquestra Amazonas Filarmo?nica, Sinfo?nica de Porto Alegre (OSPA), OSUSP, Sinfo?nica de Campinas, Jazz Sinfo?nica de Sa?o Paulo, Orquestra do Teatro Sa?o Pedro (RS), entre outras. Prazeres estudou rege?ncia com Isaac Karabtchevsky, graduou-se em oboe? na UNI-Rio sob a orientac?a?o de Luis Carlos Justi e foi bolsista da Fundac?a?o VITAE durante seus estudos de po?s-graduac?a?o na Academia da Orquestra Filarmo?nica de Berlim/Fundac?a?o Karajan, sob a orientac?a?o de Andreas Wittmann.

SERVIÇO

OSBA na Franc?a:

  • Dia: 25 de Novembro (5a feira)
  • Hora?rio: 20h
  • Local: Teatro Castro Alves
  • Solista: Francisco Roa (Violino)

 

ArteCult – Música

 

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Redação do Portal ArteCult.com.   Expediente: de Seg a Sex - Horário Comercial.   E-mail para Divulgação Artística: divulgacao@artecult.com.   Fundador e Editor Geral: Raphael Gomide.  

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