Nesta terça-feira, dia 21, a conversa de Pedro Bial é com a coreógrafa Deborah Colker sobre o novo espetáculo de sua cia de dança.
Chamada ‘Cura’, a apresentação trata de ciência, fé, da luta para superar e aceitar os nossos limites, e do enfrentamento da discriminação e do preconceito. A motivação principal da escolha pela temática é a luta da família para encontrar a cura para a doença genética de seu neto. No papo com a coreógrafa, está também o rabino Nilton Bonder, que criou a dramaturgia da obra, cuja trilha sonora é original de Carlinhos Brown. Ao longo da entrevista, eles contam sobre o processo criativo do espetáculo e Deborah revela que Stephen Hawking foi uma de suas grandes inspirações.
Apesar das dores, Deborah procurou preservar a alegria necessária para viver. E foi durante a preparação, em Moçambique, que encontrou esse ingrediente. Ela incorporou ao espetáculo referências das três religiões monoteístas e elementos de culturas africanas, indígenas e orientais.
“O que a Deborah queria era a união de toda a civilização: do extremo maior da fronteira da engenharia genética, junto com todas as histórias e os mitos que possam oferecer alguma atadura, algum tipo de auxílio no momento em que você precisa”, observa Bonder.
No dia 25 de setembro, às 20h, o Globoplay transmite – ao vivo e com sinal aberto para não assinantes do mundo inteiro – ‘Cura’, da Cia de Dança Deborah Colker. Com criação, direção e coreografia de Deborah Colker, o espetáculo inédito conta com dramaturgia do rabino Nilton Bonder e trilha original de Carlinhos Brown. A transmissão do primeiro espetáculo de dança ao vivo na plataforma será realizada diretamente da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e conta com direção artística de LP Simonetti, direção geral de Angélica Campos e direção de gênero de Boninho. Após a live, o espetáculo ficará disponível na plataforma até o dia 2 de outubro.
“Esse espetáculo é uma democratização da dança, da arte nesse momento tão importante (…) Me dá uma alegria pensar que todo mundo vai poder ver”, celebra Deborah.
Com direção artística de Mônica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, após o ‘Jornal da Globo’.