VOCÊ PERDEU AS REUNIÕES DE CONSULTA PÚBLICA PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUSEOLÓGICO DO MAC?
Sem problemas, ainda dá para participar.
Basta acessar o Formulário de Consulta Pública:
https://forms.gle/2PmUsyR9c4azB2sC6
É só clicar neste link, responder as perguntas, deixar suas sugestões e opiniões, e ajudar a Secretaria das Culturas de Niterói a construir o plano!
Se você participou das reuniões virtuais de consulta também pode responder este formulário que ficará disponível até amanhã, dia 27/07, às 23h 59min!
A chamada pública para a elaboração do Plano Museológico do MAC
Que tal pensarmos juntos o futuro do MAC? O objetivo do Museu de Arte Contemporânea, ao adotar uma estratégia de ampla participação popular para o desenvolvimento do seu plano museológico, é levar Niterói a refletir sobre qual Museu quer para a cidade. Através da ação, o MAC vai debater junto com a população as diretrizes, ações e projetos que serão executados pelo museu nos próximos cinco anos.
“O MAC, além de símbolo da nossa cidade, tem um papel essencial para a Cultura a nível nacional e internacional. É fundamental que a população se aproprie e ocupe os espaços de discussão, para que possamos, juntos, pensar o que queremos do museu, enquanto agente de transformação social”, ressaltou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.
Patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, o MAC começou a promover as consultas públicas para ouvir a população.
“É fundamental ouvir e conhecer as expectativas. Por exemplo, professores que quiserem contribuir com propostas para o plano educativo, os artistas, estudantes, pesquisadores, todos e todas que queiram participar são bem-vindos para construir esse plano, de forma coletiva”, afirmou Giordano.
O que é o Plano Museológico?
O Plano Museológico é uma ferramenta básica de planejamento estratégico que contribui para o fortalecimento institucional e potencializa a gestão dos museus. É um documento pautado em um conjunto de programas e projetos, que tem sua estruturação orientada pelo Estatuto de Museus (Lei 11.904/09). O Plano Museológico é o principal instrumento para a compreensão das funções dos museus.
Para que serve o Plano Museológico?
Por meio do Plano Museológico é possível definir prioridades, indicar os caminhos a serem tomados, acompanhar as ações e avaliar o cumprimento dos objetivos por um período de até cinco anos. Após esse tempo, o Plano Museológico deverá ser revisado. É a partir dele que as ações administrativas, técnicas e políticas são sistematizadas, tanto no âmbito interno, quanto na sua atuação externa. Assim, o Plano Museológico permite que a instituição utilize todo o seu potencial para realizar seu trabalho e alcançar seus objetivos de forma mais organizada e eficaz.
Fonte: Secretaria das Culturas de Niterói.