Primeiro foram o Instituto Moreira Salles e a Biblioteca Nacional que se uniram e colocaram no ar um portal dedicado a fotografias. Isso foi no ano de 2015. E agora, desde 27.10, mais duas outras instituições, a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural se juntam aos outros dois para disponibilizarem um site especializado em Arte, o BRASILIANA ICONOGRÁFICA (http://www.brasilianaiconografica.art.br). O conteúdo engloba mais de 2.500 obras e abrange a História do Brasil desde o Descobrimento até a segunda década do século passado. Lá são encontrados artistas bem conhecidos do público como é o caso de Debret, mas, também, poucos conhecidos, a exemplo de Franz Joseph Frühbeck, que veio na comitiva de notáveis da Princesa Leopoldina, no começo do séc. XIX.
Para testar o funcionamento do site, a curiosa que vos escreve, digitou, na página de pesquisa, “São Paulo”. Como resposta, vieram 53 itens, entre gravuras, pinturas e desenhos. Todos identificados com o título, o autor, data e editor (se aplicável). Você pode vê-los em http://www.brasilianaiconografica.art.br/obras/rel_content_id/17069. Funcionou ! Imagine se eu procurasse por “Rio de Janeiro” … Você pode, ainda, em Explore, procurar por autores, linha do tempo, assuntos e mapas. Na verdade, a pesquisa é bem intuitiva e o lay-out é quase de um aplicativo.
O investimento, segundo informações do Itaú Cultural, totalizou R$ 250 mil.
Entretanto, apesar deste louvável empenho das instituições, infelizmente, o usuário desta iniciativa não poderá baixar as obras deste acervo. Caso precise utilizar da imagem, a(o) usuária(o), deverá contatar uma das instituições detentoras do acervo e solicitá-la (http://www.brasilianaiconografica.art.br/contato).