Documentário “Nosso Sagrado” (2017), de Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana, estreia segunda-feira, 08/02, às 18h40, no Canal Brasil. O filme investiga a perseguição e os ataques racistas contra o Candomblé e a Umbanda, religiões de matriz africana criminalizadas na Primeira República e na Era Vargas.
A história é contada a partir dos mais de 500 objetos sagrados apreendidos entre 1890 e 1946, com base na legislação da época, que proibia a prática dessas religiões. Os objetos foram expostos como “Museu de Magia Negra” e permaneceram por cerca de cem anos sob a posse do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DO DOCUMENTÁRIO:
O documentário busca dar voz a religiosos, pesquisadores e militantes a fim de entender a importância do acervo sagrado e impulsionar sua liberação. Além disso, o filme chama atenção para ataques de intolerância religiosa ainda presentes no Brasil. Das vítimas desse tipo de discriminação, as mais atingidas são praticantes de religiões de matriz africana.
CONFIRA O TRAILER:
SERVIÇO:
Nosso Sagrado (2017) (31’)
Estreia
Horário: segunda, dia 08/02, às 18h40
Classificação: 12 anos
Direção: Fernando Sousa, Gabriel Barbosa e Jorge Santana
Reapresentações: sexta, dia 12/02, às 13h40; e quinta, dia 18/02, às 8h.
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw e @hospicionerdoficialp
#VamosParaOCinemaJuntos