Com a proposta de levar cultura de graça a todos e promover cidadania e arte, o “12º Carnaval das Culturas do Mundo” promete encantar o público com diferentes espetáculos. Com entrada franca, o evento acontece no Boulevard Olímpico, na Praça Mauá, dos dias 25 a 27 de agosto, de 12 às 21h, e conta com variadas atrações, oficinas e atividades que exaltam a diversidade cultural.
Similar ao ‘’Karneval Der Kulturen Der Welt’ , que existe há mais de 20 anos em Berlim, na Alemanha, aqui no Brasil o projeto é organizado pela ONG Pra fazer Cultura (PRAFAC). O objetivo é promover uma grande miscelânea cultural, reunindo culturas por etnias, comportamentos e classes sociais. Desde 2016, é Lei estadual, fazendo parte do calendário oficial do estado do Rio de Janeiro, e agora denominado Semana Carnaval das Culturas.
O público poderá acompanhar diversas atrações, como o Encontro de Corais, Festival de cultura cigana, de danças orientais e folclore árabe. No espaço acontece também o Varal de poesias e oficinas gratuitas, como de contação de histórias, samba de roda, ciranda, dança afro, folclore entre outras.
As pessoas vão ainda ajudar a eleger a Musa e o Muso do Carnaval das Culturas, através de um divertido concurso. E um grande Bailão a céu aberto acontecerá ao final de cada noite.
A cidadania e a inclusão também têm papel de destaque no evento, com a promoção de alguns desfiles de moda com modelos moradores de comunidades do Rio. Um deles será o Comunidade Fashion, que contará com jovens do Borel, Formiga, Providência e Gamboa. O Comunidade Fashion é iniciativa do músico e dançarino Rodrigo Braz, idealizador do famoso projeto Rainha das Favelas.
O outro desfile de moda será promovido pelas artesãs e modelos da comunidade Tavares Bastos, com apresentação de Glória Souza da Ação da Cidadania, irmã do Betinho e do famoso cartunista Henfil.
O evento também recebe uma bailarina cadeirante, que fará um duo de tango e flamenco, e a Banda Recupera SOM, formada por adictos (pessoas em tratamento do vício em drogas).
O público infanto-juvenil também terá vez com o Carnavalzinho, onde crianças e adolescentes de várias comunidades de risco social, como Cidade de Deus, Cantagalo, Rocinha, Vidigal, Gardênia Azul e até de São Paulo. Eles vão apresentar shows de dança, música e performances, tendo como ritmos o hip hop, rap, folclore brasileiro, jazz, afro, balé clássico, balé moderno e “stomp”.
Paralelo ao evento e no mesmo local, durante os três dias o público poderá visitar a feira de Art&Cultura, com artesanato, moda, gastronomia, acessórios, artes plásticas, decoração, literatura e cultura cigana.
E no domingo dia 27, das 11h às 13h, acontece o tradicional Desfile Multicultural do Carnaval das Culturas. A proposta é exaltar a diversidade dos diferentes grupos culturais, representada por alguns países e regiões do Brasil. A concentração será ao lado do Museu do Amanhã.
Serviço:
Carnaval das Culturas do Mundo
Quanto: 25, 26 e 27 de agosto
Quanto:Gratuito
Público: livre