O mais novo longa do cinema nacional “Querência” chegou enfim aos cinemas. A história se passa no interior de Minas Gerais e traz em sua essência a regionalidade e a questão política como pauta. Na trama vemos um peão chamado Marcelo que resolve ir embora do lugar onde nasceu após ter sido vítima de um dos maiores assaltos de gado daquela região. A partir daí, descortinam-se todas as dificuldades e os sonhos do homem do campo. Confira a nossa crítica, sem spoilers é claro, abaixo.
O filme traz a historia de Marcelo, um cowboy de uma fazenda que usa seu tempo livre para executar sua verdadeira vocação: ser um locutor de rodeio. Um dia, ao voltar para casa, ele se depara com um homem armado que quer roubar seu gado e seu cavalo Appaloosa. Traumatizado, recorre à irmã Márcia, que mora no Rio de Janeiro, para ajudá-lo a superar este fato.
Há momentos muito relevantes durante a trama, principalmente no que se refere ao seu arco narrativo. O público é apresentado àquela história e devido ao ótimo desenvolvimento do personagem principal nos apegamos a ele, queremos saber mais sobre os fatos, medos e anseios pelo qual o mesmo passa. A medida que essa história é desenvolvida, percebemos a relevância do protagonista àquela trama.
Várias questões são apresentadas, como por exemplo, como é afinal a vida do homem do campo? E como esse aprenderia a lidar com os percalços de uma megalópole ? A medida que o personagem “Marcelo” transita nestes ambientes, culturas completamente diferentes, percebemos o seu grau de amadurecimento, suas descobertas, além de reafirmar aquilo que ele mais ama.
Os cortes para o local da zona rural são alinhados com ótimas fotografia e paleta de cores que retratam bem o ar interiorano. A medida que a cidade grande surge, esses elementos são readequados. Outro ponto positivo que vale ressaltar seria a boa trilha sonora.
A trama do filme consegue ir além quando demonstra a desconstrução do homem do campo e reafirma a sua luta e força de vontade, alinhadas à sua simplicidade de correr atrás do seu sonho. Muitos sertanejos do nosso país irão ver suas vidas retratadas através do personagem Marcelo.
CONFIRA O TRAILER:
Querência é a prova que o cinema nacional possui histórias fantásticas que merecem ser contadas e reafirmadas. Sendo elas plural em muitos aspectos. Principalmente no que se refere à vida de um homem do campo em uma cidade grande para concretizar seus maiores sonhos.
“A simplicidade ecoa…”
ArteCult – Cinema & Companhia
Siga nosso canal e nossos parceiros no Instagram para ficar sempre ligado nas nossas críticas, últimas novidades sobre Cinema e Séries, participar de sorteios de convites e produtos, saber nossas promoções e muito mais!
@artecult , @cinemaecompanhia , @cabinesete ,
@cinestimado , @cineelaw e @hospicionerdoficialp
#VamosParaOCinemaJuntos